Ajude seu pet a ser mais feliz

E acompanhando o tema do post do super Projeto Bem Estar é Muito Mais, do qual participo com muita alegria…!

Para refletirmos…

Existem diversas maneiras, das mais simples e baratas até as mais engenhosas, de oferecermos mais controle aos animais. O momento da alimentação, por exemplo, é o momento perfeito para enriquecer a vida dos animais. Mas existem muitos outros momentos em que podemos rearranjar o manejo, o ambiente, oferecendo então mais oportunidades para nossos queridos terem mais controle sobre suas vidas!

Uma das leis do comportamento, descoberta por pesquisas científicas já há algumas décadas e válida para qualquer espécie (inclusive para o homem) afirma que eu uma situação, se o animal tiver duas opções de como agir, ele escolherá a opção que lhe oferece maior controle sobre o resultado. Ou seja, preferirá a opção em que precisa fazer algo para então alcançar a consequência desejada. Se eu tenho controle sobre o resultado da minha ação, eu sei que, no dia que precisar novamente daquele resultado, se eu fizer aquela ação, alcançarei o resultado desejado. Já se nõa existe nada que eu possa fazer para alcançar aquele resultado, ou seja, estou à mercê da ação de outras pessoas ou do ambiente (incontrolabilidade do sujeito), no dia em que eu precisar daquele resultado, não haverá nada que eu possa fazer para alcançar o resultado desejado! A falta de controle é um fator extremamente importante para o estresse, para a supressão comportamental, frustração, a tão conhecida depressão, etc.

Vamos refletir com um exemplo prático?
Para um animal doméstico, receber alimento em um pote não oferece qualquer oportunidade de controle sobre o resultado. Não há nada que o animal possa fazer naquela situação para obter controle. Vulnerabilidade, impotência…? Já um animal que precisa girar uma bola, apertar um botão, puxar o alimento com a pata, etc, para alcançar o alimento… Este animal sim, terá muito mais controle sobre o resultado de sua ação. Sensação de controle, poder, confiança, motivação -> segurança e conforto! Bem estar!

E o que mais podemos fazer para aumentar o controle dos nossos queridos animais sobre os resultados de suas ações? Quero ler o que vocês sugerem!

Peço que compartilhem o post para que mais e mais pessoas possam aprender maneiras de melhorar a vida dos peludos!

Beijos a tod@s,
Carol Rocha
Dra. Carolina Rocha – Especialista em Comportamento Animal
www.carolinarocha.com.br


Temos uma equipe pronta para te ajudar, nos conte mais sobre o seu pet 🐶🐱

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone

 Dog Walker (Passeio) Pet Sitter (Visita) Hospedagem familiar

Nos conte mais sobre seu peludo

Comente com Facebook
0 Comments

Leave a Comment