Cachorro com cara de culpa – Mito ou fato?

Afinal, os cães sabem diferenciar o que é certo do que é errado? Será que aquela cara que todo mundo diz que seu cachorro faz quando fez algo errado é realmente “cara de culpa”? Bom, pra responder isso, primeiro ele precisa saber diferenciar o que é certo do que é errado. Afinal só sente culpa quem sabe que fez algo errado, certo?

E a resposta para essa pergunta é NÃO! Os cães não sabem diferenciar o certo do errado. Assim como os bebês não sabem que colocar o dedo em uma tomada não é uma decisão sábia, os cães também não sabem que fazer cocô no tapete é errado. O conceito de certo e errado é algo que nós, humanos, construímos. Os animais não compartilham dessa visão ética conosco.

cachorro-com-cara-de-culpa

Então, se nossos dogs não tem essa capacidade de diferenciar o que é certo do que é errado, como eles vão sentir culpa por algo que eles nem sequem sabem que é errado?


Pensando em viajar e não sabe o que fazer com seu dog? Leia nosso Ebook “O que fazer com seu pet antes de viajar


O que a “cara de culpa” quer dizer então?

Aquela feição que nós, humanos, consideramos “cara de culpa”, com as orelhas para trás, olhando pra cima quer dizer outra coisa. Esse conjunto de expressões é na verdade um sinal de apaziguamento.
Ele faz isso pois não sabe lidar com a situação de ver você, tutor dele, bravo, punindo-o ou dando uma bronca. E como os cães, infelizmente, não falam, eles usam a linguagem corporal – entenda o que é Linguagem Corporal – para se comunicar com a gente. Então ele, através dessa linguagem corporal, “pede” distância, para que você se afaste pois ele não está sabendo como lidar com essa situação.

cachorro-sente-culpa

“Eu fiz isso quando a mamãe e o papai estavam no trabalho”

Você pode estar pensando “Ah, mas sempre que chego em casa e meu cachorro destruiu alguma coisa ele já me olha com aquela cara de culpa, ele sabe que está fazendo algo errado”. Mas na verdade, ele não sabe que comer seu chinelo ou destruir alguma coisa é errado. Ele faz essa cara porque ele associou que sempre que você chega em casa, ele vai receber uma punição ou uma bronca. Então ele já vem com essa linguagem corporal para evitar essa punição.

 

cuidador de cachorro

Comente com Facebook