Coelhos como presente

A Páscoa está chegando e é parte da tradição, como uma forma de carinho, presentear pessoas queridas com doces e chocolates e outros símbolos da data. Desta forma, muita gente acredita que dar coelhos como presente é um gesto fofo.

De fato coelhos são lindos e fofinhos, mas são animais sociáveis que necessitam muito cuidado e carinho. Por isso, antes de adquirir ou dar coelhos com presente (ou qualquer outro animal) se informe sobre os cuidados e responsabilidades inerentes à tutela do pet. A pessoa que vai ganhar o bichinho também deve ser envolvida na escolha, concordando e se informando sobre a forma de criação do animal.

Coelhos são animais inteligentes e sociáveis, que precisam de afeição, e podem se tornar uma ótima companhia se tiverem a chance de interagir com os familiares humanos. Fizemos aqui uma pequena lista de cuidados básicos na criação de um coelho. Lembrando que estes não substituem a visita a um médico veterinário para a avaliação clínica do seu animal.

Alimentação

É comum vermos imagens de coelhos comendo cenouras, este é um alimento rico em cálcio e por isso deve ser ofertado com moderação. Assim como nós, os coelhos apreciam uma boa refeição, sua alimentação deve ser bem variada e balanceada. No Brasil existe uma grande diversidade de folhas e vegetais que podem ser ofertadas junto com a ração própria para coelhos. Desta forma é possível garantir as vitaminas e nutrientes necessários para a vida de seu coelho.
O crescimento dos dentes dos coelhos ocorre de forma contínua durante toda sua vida. Para evitar que os dentes fiquem muito grandes e dificultem a alimentação do bichinho ofereça sempre alimentos que o coelho possa roer, ricos em fibras. Gramíneas são ricas em abrasivos essenciais para o desgaste dos dentes destes animais. (mais informações sobre dentes de coelhos: http://goo.gl/26dTZ0) Fique sempre atento aos dentes de seu roedor. Além disso, deve sempre haver água limpa e fresca ao alcance de seu amigo. (Mais informações sobre alimentação de coelhos: http://goo.gl/rCEDWI)

Educação em casa

Para garantir o bem estar de seu coelho, permita que ele tenha um tempo de passeio pela casa. Garanta que ele tenha uma gaiola grande o suficiente para proporcionar bem estar nos momentos em que ele estiver enclausurado. De forma geral, roedores fazem muito xixi e coco. Ao adotar um coelho é preciso estar ciente de que haverá muito manejo de dejetos. Deixe uma caixa de areia no canto em que ele costumar fazer necessidades para que ele possa aprender o lugar certo de faze-las (dicas em inglês sobre o uso da caixa de areia para coelhos:http://goo.gl/HG7zp9).
Coelhos também precisam de momentos de socialização e enriquecimento ambiental adequado, não deixe de dar carinho e proporcionar objetos e situações que estimulem o animal.

Casa de Coelho

Quando você recebe um novo membro em sua família, é necessário adaptar a casa ao novo morador, seja ele um bebê humano, cãozinho, gatinho ou qualquer outro ser vivo. Com os coelhos não é diferente. Estes peludos costumam mastigar móveis, tapetes, cortinas e, o mais perigoso de todos: fios elétricos. Portanto, fios elétricos, bem como outros objetos que não quer que sejam mastigados, devem ser tirados do alcance do bichinho.
Dê bastante atenção ao seu coelho, oferte objetos mastigáveis e brinquedos para que ele se distraia e não pense em mastigar o que não deve. Uma caixa de papelão com capim dentro (ou outra verdura) é uma forma barata de entreter seu amigo. Assim como filhotes de outras espécies, coelhos jovens (com menos de um ano) costumam ser mais travessos e precisam de mais atenção e confinamento do que um coelho mais velho.

Saúde do Coelho

Assim como com qualquer outro animal, é preciso estar sempre atento aos sinais de saúde de seu bichinho para buscar ajuda quando necessário. Os problemas de saúde de coelhos mais comuns são obstrução intestinal, desequilíbrio no balanço de bactérias do aparelho digestivo e infecções por bactéria. Se informe sobre possíveis doenças e sintomas. Se você adotou um coelho, procure um veterinário especializado em quem você confie antes de haver uma emergência. Não são todos os veterinários que cuidam de coelhos, sendo interessante já possuir um contato antes de haver um problema ou emergência.

Benefício da castração

Embora a maioria dos coelhos possa aprender a usar a caixa de areia, os hormônios podem influenciar animais não castrados a marcar território. Castrando seu coelho, é comum ocorrer a diminuição do hábito de mastigar objetos, facilitar o uso da caixa de areia, amenizar a agressividade por espaço e proporcionar uma vida longa e feliz. Consulte um veterinário especializado.

Coelhos e outros animais

Coelhos que frequentam a casa podem conviver bem com gatos, assim como com cães bem educados. O cão deve ser treinado e responder comandos antes de ser exposto à um coelho livre. Supervisão é necessária para garantir o controle dos impulsos brincalhões do cachorro.


Temos uma equipe pronta para te ajudar, nos conte mais sobre o seu pet 🐶🐱

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone

 Dog Walker (Passeio) Pet Sitter (Visita) Hospedagem familiar

Nos conte mais sobre seu peludo

Comente com Facebook
0 Comments

Leave a Comment