Como acalmar um cachorro muito agitado – Parte 2

Esse post é uma continuação do post Como acalmar um cachorro muito agitado – Parte 1.

Faça o treinamento parecer um jogo.

Um passo muito importante para atingir o controle dos seus impulsos é fazer com que o cachorro se acalme e permaneça calmo, mesmo bem em frente ao que o estimula. Um bom exercício para ajudar o seu cachorro a acalmar rapidamente é brincar de “pega”. No começo pode ser um pouco trabalhoso, mas vocês (você e seu cachorro) logo acostumam e o jogo flui. Para o bom funcionamento, ele precisa aprender comandos como “solta”, “senta” e um gatilho para dizer que o jogo acabou. Algo como “ok” ou “muito bem”.

Quando estiver treinando pela primeira vez, faça devagar, em um ritmo que mantenha seu cachorro calmo. Comece o jogo lançando um brinquedo e dando o pedido “pegue!”. Logo após, use o pedido “solta”. Assim que ele soltar, diga a palavra final “ok” e recomece o jogo. Repita esse primeiro passo quantas vezes achar necessário, até que o seu cachorro entenda que responder aos pedidos e soltar o brinquedo é o que faz o jogo fluir.

Para ajudar cachorros muito agitados, principalmente filhotes, a melhor coisa é tratar o treinamento como uma brincadeira.filhote muito agitado

Próximo passo

Adicione o pedido “deita”. Repita os primeiros pedidos de “pega”e “solta” e assim que ele soltar o brinquedo, fale o “deita”. Quando ele deitar por completo, fale a palavra final “ok” e comece o jogo novamente. Assim como no passo anterior, você deve repetir este quantas vezes forem necessárias até o cachorro entender e responder aos pedidos.

Depois de ele ter aprendido e realizado os passos certinho, comece o jogo e, assim que ele atender ao pedido para soltar o brinquedo, não fale o “deita”. Ao invés disso, espere para que ele deite sozinho – ele pode não entender no começo e tentar chamar a sua atenção de alguma forma, continue esperando até que ele experimente deitar e imediatamente recomece o jogo.

Quando o seu cachorro já estiver entendendo o pedido de deitar, você poderá tentar aumentar o tempo que ele fica deitado. No começo dois ou três segundos são suficientes, mas aos poucos vá esperando cada vez mais para falar “ok” até que ele mostre-se calmo.cachorro nao para quieto

Dica:

Se o seu cachorro se mostrar muito agitado com esse jogo, você pode adaptá-lo para uma versão mais calma. E também, se o seu cachorro não tem costume ou não gosta de brincar de pegar, você pode usar outro gatilho para a brincadeira, pode tentar correr junto e parar nos pedidos (o que é um ótimo exercício).

Atenção no que é certo

Esse passo consiste em tirar a atenção do seu cachorro daquilo que ele quer (latir, se jogar, rosnar) e fazer com que ele preste atenção naquilo que você quer que ele preste.  Ou seja, fique calmo, focando no que importa.
Nesse passo, seu cachorro pode levar bastante tempo até associar o ato de desistir do petisco da mão esticada e se acalmar, a ganhar um petisco muito bom. Portanto, paciência em alta!dog walkers proximos
Você pode começar esse exercício tendo as suas duas mãos cheias de petiscos, uma delas com os petiscos favoritos do seu cachorro e outra com um petisco que ele não tenha tanto interesse. Para começar, estenda a mão fechada com o petisco não tão interessante para frente e deixe o petisco favorito dele para trás. Deixe que o cachorro cheire, lamba e tente pegar o petisco.

Assim que seu cachorro se acalmar e se afastar da sua mão, dê-lhe um dos petiscos que ele gosta e marque o momento com uma palavra gostosa, como “boa!” ou “isso mesmo!”. Lembre-se de ser paciente, nas primeiras tentativas podem demorar alguns minutos para que seu cachorro desista de tirar o petisco da sua mão.filhote nao para quieto

Quando que ele entender o jogo e já se afastar rapidamente da sua mão, troque os petiscos de mão, mas continue deixando os não tão interessantes para frente. Quando ele entender mais esse truque, comece a esperar uns segundinhos antes de dar o petisco bom. Preste atenção a ele. Quase sempre, depois de um tempo sem receber a recompensa, ele te olhará com uma carinha de confuso, tentando entender o porque de não ter recebido a recompensa pelo comportamento. Assim que ele te olhar dessa maneira, fale o reforçador “boa!” e dê-lhe o petisco.

Dica:

Seja paciente com seu amigo, deixe que ele descubra o que o faz ganhar a recompensa.

Truques e mais truques.

A maioria dos cachorros ama correr, brincar e pegar. Assim como no passo “esperar vale a pena”, você pode ensinar seu cachorro a fazer qualquer tipo de comportamento antes de começar uma brincadeira que ele adore.

Dessa vez, ao invés de pedir para o cachorro sentar antes de ter o que gosta, peça para que o cachorro tenha um comportamento ativo  Algo que o faça se mexer antes de jogar um brinquedo ou de soltá-lo da guia para correr. Você pode experimentar pedidos “dá a pata”, “gira”, e pedir para que ele corra até você em uma distância relativamente pequena. Ensinar o seu cachorro a fazer atividades como essas e ainda prestar atenção em você é um ótimo exercício para treinar a atenção dele mesmo com a adrenalina lá em cima.
Seu cachorro pode gostar muito desse método! Afinal, cachorros agitados gostam é de se mexer, só que agora, ele faz os truques ensinados e ainda ganha petisco! Um jeito gostoso de aprender.acalmar golden retriever

Dica:

Não espere que seu cachorro acerte de primeira, colabore com o aprendizado dele. Primeiro, peça comandos que você já tenha ensinado antes.  Alguns cachorros podem amar esse exercício e considerar os truques ainda mais legais. Outros não gostarão muito por que não entenderão o por que  de ter que fazer tantos truques para poder correr no campo. Para manter seu cachorro ativo, experimente pedir algo fácil por vez e sempre  recompensá-lo muito bem.

Colabore com seu cachorro!

Construir um controle sobre os comportamentos de um cachorro muito agitado pode tomar tempo e muita paciência. Mas pense pelo lado bom, você está passando um tempo muito gostoso com o seu fiel companheiro.
Não é por que eles são muito agitados que não podem ter mais agitação! Entre um exercício e outro, é fundamental que você encaixe momentos de descontração.cocker agitado

Manter o controle dos impulsos pode ser uma atividade realmente desafiadora para cachorros muito agitados. Por isso é importante que você balanceie todas os exercícios de controle com momentos de brincadeira livre, onde seu cachorro pode correr e realmente ser livre. Lembre-se disso, para manter um cachorro focado e, entusiasmado com os exercícios, você deve balancear cada atividade controlada com muitas outras livres.

Fazer com que seu cachorro consiga controlar sua agitação pode levar tempo. Alguns cachorros podem pegar rapidamente o intuito de cada exercício, outros podem demorar bastante tempo. Mas não se preocupe e, principalmente, não se estresse! Experimentar, comparar e, principalmente, se divertir junto do seu cachorro são as chaves para treinar um cachorro muito agitado.

Agora que você já sabe como ajudar seu cachorro agitado a ficar mais calmo, conheça os Dog Walkers próximos à você que podem te ajudar nessa missão!

Dog Walker
A partir de R$15
Por passeio
  • Encontre o Anjo pessoalmente antes de contratar
  • Seguro Veterinário VIP de até R$5.000,00
  • Suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana
  • Relatório após todo passeio
Comente com Facebook