Dicas para uma melhor comunicação com seu gato

article-2349770-1A89D9DC000005DC-814_634x420

Gatos, eles são incapazes de falar, gritar, chamar ou se expressar verbalmente, mas quem disse que isso os impede de se comunicarem conosco? Os tutores  de gatos (até mesmo os mais desatentos) sabem que eles vão tentar nos dizer como se sentem, tudo em sua própria maneira . O segredo para ter uma melhor comunicação com seu gato, é saber interpretar todos os sutis (ou nada sutis rs) sinais que eles nos dão para indicar seu humor, sentimentos e preferências.

Você e seu gato podem até falar línguas diferentes, mas você já parou para pensar que vocês ainda conseguem se comunicar? Pois é! Gatos nos deixam sinais claros e importantes para que você, juntamente com conhecimento da personalidade do seu pet, saiba seus sentimentos e intenções. Sinais comuns como o olhar, o tom de vocalização, a posição das orelhas e até o movimento de sua cauda podem revelar seu humor. Aprendendo a ler e a responder a tais sinais, você está um passo a frente para uma melhor comunicação com seu gato. Ao tentar ensinar alguns comandos simples, como não” e “senta” para seu gato, ele associará que você está tentando o ensinar truques para uma melhor convivência vai fazê-la um animal de estimação melhor, enquanto comandos como “jantar”e “petisco” vão ajudá-lo a associar a sua presença e dominância como algo prazeroso. Gatos dificilmente irão vocalizar com outros gatos (exceto quando se trata de um gato invasor). Eles reservam a sua voz e seu esforço para exercer a comunicação verbal com seus humanos.

Dicas para melhorar a comunicação com seu gato:

– O “Eu te amo” felino

Primeiro, olhe para seu gato, olhe carinhosamente, deixe que ele se sinta calmo (essa diferença de olhares é muito importante, olhar carinhosamente é diferente de encarar). Depois, basta associar as piscadas e olhares do sue gato com a frase “eu te amo”, assim: a. olhos abertos: eu b. olhos fechando devagar: te c.olhos abrem novamente: amo

shutterstock_135228173

– Gatinho novo na área? Tente o aperto de mão 3 em 1

1. Use a técnica acima, pisque calmamente enquanto olha para o gato com um olhar meigo e respeitoso. 2.ma boa técnica é tirar seus óculos (caso use) e mostrar a pontinha da haste para ele cheirar, pode significar que você está se “despindo” de coisas que poderiam ser uma ameaça para ele, deixe-o cheirar, lamber e quem sabe, roçar a bochecha..Se você não usar óculos, deixe uma caneta ou um lápis atrás da orelha e tente os mesmo passos. 3. Estique o dedo, deixe que ele cheire como ele fez no passo 2., depois disso, coloque o dedo na testa dele bem no meio dos olhos, ele vai empurrar a cabeça para frente e você deslizará o dedo para cima, até o meio das orelhas dele. Isso formará um laço, mesmo que pequeno, entre vocês.

shutterstock_148919075 – Apresentação

Quando dois gatos que já se conheceram, se separam por um longo espaço de tempo, o melhor jeito de apresentá-los novamente é usando algo positivo – ou seja, comida. Comece dando comida para eles com uma distância pequena, como por exemplo uma porta, eles começarão a pensar que quando estão por perto nada de ruim lhes acontece, pelo contrário, eles ganham comida. Gradativamente vá colocando as tigelas de comida mais perto uma da outra, até que haja uma surpresa por parte dos gatinhos, essa é a deixa para eles começarem sua amizade novamente.

shutterstock_144170017

Lembre-se de que vocalizar  não é a maneira preferida do seu gato de se comunicar. A “língua mãe” de um gato é feita por meio de cheiros, expressão facial e linguagem corporal. Gatos logo perceberam que nós não éramos capazes de compreender os sinais felinos que eles mantêm um com outro, então para que eles pudesse tentar se comunicar a nossa maneira, eles vocalizam somente quando estão com humanos de sua extrema segurança. Gatos estão sempre descobrindo novas formas de se expressarem conosco, basta observar ao seu redor, somos fonte de inspiração e amor para eles – e também de petiscos, mas deixa para lá…


Temos uma equipe pronta para te ajudar, nos conte mais sobre o seu pet 🐶🐱

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone

 Dog Walker (Passeio) Pet Sitter (Visita) Hospedagem familiar

Nos conte mais sobre seu peludo

 

Comente com Facebook
0 Comments

Leave a Comment