Dog Walker ajuda cachorro que arrasta no passeio

Às vezes, nós, como donos de cães, passamos por muitos problemas quando o assunto é passeio com os peludos. Nosso cão preso à coleira pode acabar por dar trabalho. Seja te arrastando para lá e para cá ou latindo para tudo, essas coisas se tornam um problemão. A pergunta é: como fazer o cachorro parar de nos arrastar no passeio? Sabia que o dog walker pode te ajudar?

Esses diversas formas de um cão andar na coleira. E muitas delas são aceitáveis, o que não pode acontecer é o cão ficar puxando muito e atrapalhar o passeio.

dog walker cachorro puxando a guia

A coleira é uma ferramenta muito importante na hora do passeio

No artigo de hoje veremos como treinar um cão de maneira positiva para incentivá-lo a parar de arrastar na hora do passeio. Para isso, você pode contar com a ajuda de um passeador de cachorros ou pet sitter.

Dog walker: comportamento canino

Muitos acreditam que o cão arrasta na hora do passeio para conseguir controle sobre o dono. Essa crença está errada. Existem muitos fatores que podem influenciar um cão na hora de arrastar seu dono para lá e para cá. Muitos pensam que o cachorro tem um comportamento de supremacia e quer dominar a situação, por isso acabam por ter esse comportamento.

Os cães amam passear, sair, se divertir e acabar com o estresse por ter a energia acumulada passando muito tempo dentro de casa. Por esse motivo, é importante levar o cão para passeios. E o como fazer isso quando o cachorro não para de puxar a coleira no passeio?

É para isso que serve o treinamento.

dog walker ensina cachorro a andar de coleira

Conte com a ajuda de um dog walker!

Um cão anda muito mais rápido que o ser humano, então, nós de fato não fazemos um bom parceiro na caminhada. Cães gostam de correr, brincar e cheirar coisas por aí. Para eles, se eles precisam te arrastar para isso, eles vão.

O que o dono precisa fazer para o cão parar de arrastar é ensina-lo através de treinamentos sem dor ou castigo. Assim, a caminhada e o passeio se tornam agradáveis para todos.

Dog walker: treinando seu cachorro

Se você tem medo de treinar seu cão para ele parar de arrastar talvez você precise dos equipamentos certos. Uma coleira no pescoço talvez não seja adequada para um cachorro que gosta de andar. Compre uma guia de peito para que o cachorro se sinta mais confortável ao caminhar.

Um dogwalker pode ajudar nesse treinamento, ajustando a guia de peito de forma correta e auxiliando o cão no que precisar.

dog walker encontre

Clique e encontre um dog walker

Uma boa maneira de fazer o cão parar de agir dessa forma é ficando completamente parado quando ele puxar. Não se mova até que o comportamento dele mude e a coleira ou guia de peito relaxe. Assim, o cachorro irá perceber que suas ações têm consequências.

Outra maneira de fazer o cão perceber e parar de arrastar é virar para outro lado imediatamente após ele puxar. Caminhe em outra direção e chame a atenção dele, assim ele vai parar de tentar ir para outro lado. Repita essas duas ações até sentir que o treinamento deu uma evoluída.

Você pode também motivar seu cão para te seguir com uma voz amigável para chamar a atenção dele. Quando a coleira relaxar, vire para outro lado e siga para o caminho que deseja. Pode demorar um pouco até o cão entender sua linguagem corporal e voz. Só que isso isto fará com o que ele te siga calmamente ao seu lado. Assim ele perceberá que caminhar ao seu lado ou um pouco a sua frente, até a onde a coleira ou guia de peito permitir, o fará chegar onde deseja.

Além de todas essas técnicas, você pode motivar seu cão a continuar do seu lado dando-o uma recompensa quando ele não te arrastar para os lados.

dog walker material educativo manual de enriquecimento ambiental

Clique e baixe o material “Manual de Enriquecimento Ambiental”

Quando o cachorro já estiver seguindo melhor sua voz, você pode tentar essas variações: tornar seus movimentos imprevisíveis. Ao invés de virar para o outro lado ou ficar parado quando ele puxar tome variações diferentes. Ande em círculos ou faça a figura de um oito entre outras variações. Assim o cão se esforçará mais para seguir-te. Não se esqueça de sempre chama-lo com uma voz amigável e calma. Assim o cão perceberá que deve parar de te arrastar e sim seguir você pelo caminho.  Quanto mais você demonstrar estar confortável ao andar ao lado do cão, mais ele se sentirá bem em andar ao seu lado.

Não se esqueça de sempre dar recompensas por seguir o comportamento correto. Quando ele andar ao seu lado, faça carinho atrás de suas orelhas, ou brinque com ele, demonstre estar satisfeito com seu comportamento. Assim, o amigo de quatro patas se sentirá cada vez mais confortável para andar ao seu lado.

Esses treinamentos devem ser seguidos aos poucos. Por exemplo, de cinco a dez minutos por dia. Assim nem você nem seu amigo peludo irá cansar da atividade.

Agora você já sabe como fazer com que seu cão te siga e pare de arrastar a guia com você junto. Para melhores resultados, procure um dog walker para que ele possa aplicar o treinamento de forma correta!

dog walker encontre um anjo

 

 

Comente com Facebook