Porque o dog walker faz com que seu cachorro não destrua a casa

Captura de Tela 2015-02-18 às 18.17.47

Você também acha péssimo quando levanta da cama domingo de manhã, após uma bela noite de sono e se depara com o seu cachorro roendo o pé da cadeira? Cansou de ter que pegar um chinelo correndo para ir buscar a pizza na portaria e viu que só tem um pé de cada par de chinelos? Pois é, você precisa urgente de dicas que te ajudem a fazer com que seu cachorro não destrua a casa mais…

 

como acalmar um cachorro muito agitado2

O motivo mais comum é o tédio 

A não ser que o problema destrutivo faça parte de um quadro comportamental, como ansiedade de separação, medos e fobias. Ou que você esteja, mesmo que sem querer, dando atenção para o animal apenas quando ele faz bagunça (dando bronca, olhando para ele, o reforçando), o problema do seu cachorro provavelmente é causado pelo tédio.

 

A maioria dos cachorros destrói e morde tudo por causa da falta de exercícios e atividades. Sim, o tédio! Pense só, se ele estivesse livre na natureza, ele estaria correndo, se exercitando, se estimulando, se divertindo muuuuito mais do que ele estaria em casa. Não que ele não seja feliz com você, ele é – e muito! Mas ele PRECISA de uma profissão, de atividades e exercício.

 

E, ao contrário do que muito tutores pensam, não é nada comum cães serem hiperativos. Muitos cachorros são rotulados como hiperativos pelos seus tutores, mas o estado de hiperatividade real é muito raro. Compare com as crianças de hoje em dia, mais da metade que é diagnosticada com hiperatividade só está, na verdade, sendo a única coisa que ela saber ser: criança. O seu cachorro só está sendo um cachorro.

 

Mesmo o tédio sendo o motivo principal do seu cachorro deixar sua casa parecendo um pós guerra, ele pode ocorrer em combinação com algum outro motivo. Pensando nisso, a gente escreveu um outro artigo sobre os principais motivos do seu cachorro estar destruindo absolutamente tudo na sua casa.

 

De amante de pets para amante de cachorros: deixá-los sozinhos NUNCA é a melhor opção

De amante de pets para amante de cachorros: deixá-los sozinhos NUNCA é a melhor opção

Combine forças

Os cachorros que estão confinados em casa, sem nada pra fazer, são mais propensos a desenvolver problemas de comportamento. Eles ficam entediados e começam a desenvolver comportamentos destrutivos (latidos,  mastigação, escavação…), geralmente incômodos para os humanos. Mas tudo isso somente para extravazar a energia acumulada, se divertir e passar o tempo (que ele poderia estar usando para se exercitar na natureza).

 

Uma parte indispensável da solução desse problema é a prática de exercícios físicos frequentes e de média a longa duração. Passeios ou corridas são muito recomendados. Mas não adianta fazer passeios de 20 minutos para um xixizinho, uma vez por dia e acreditar que isso auxiliará o cachorro a extravasar. Ele precisa de passeios de pelo menos um 45 minutos 3 vezes por semana. E é claro, que essa frequência de passeios dependerá do indivíduo. Para cães mais jovens e com mais energia, passeios diários são indispensáveis. Já para cães idosos, passeios 2 ou 3 vezes por semana devem ser suficientes.

Mas apenas os exercícios não são suficientes. Compare com uma criança: você não manda seu filho fazer o dever assim que ele chega em casa com o argumento de que a matéria ainda está “fresquinha” na cabeça? Pois com o cachorro é quase a mesma coisa, não adianta ele ter vários estímulos na rua, passear, correr, se divertir e quando chegar em casa pelo meio da tarde ficar parado e sem absolutamente nada para fazer. Todo o bem estar que ele obteve na rua com o seu dog walker poderá ir para o lixo se em casa ele não tiver nenhum brinquedo ou estimulação mental.

 

Para que isso não ocorra é necessário que você invista também em enriquecimento ambiental. Enriquecimento ambiental nada mais é do que introduzir elementos de fácil interação na área onde o cão passa a maior parte do seu tempo, oferecendo possibilidades para que ele expresse seu comportamento natural e, principalmente, tenha oportunidades de escolha e desafios mentais (funcionando, principalmente para melhorar o seu bem-estar dentro de casa).

 

Eles trabalham em conjunto. Exercício físico regular não funciona sem enriquecimento ambiental em casa. E enriquecimento ambiental não funciona sem exercício físico regular.

 

Cachorro sem atividades dentro e fora de casa é um cachorro entediado. E cachorro entediado = destruição.

Cachorro sem atividades dentro e fora de casa é um cachorro entediado. E cachorro entediado = destruição.

O que o dog walker tem a ver a destruição?

 

Muitos cachorros não são estimulados o suficiente pois não têm canais de escape. Eles não conseguem dar vazão aos comportamentos normais, como caminhar, correr, cheirar, ver coisas novas. Vão, então, partir para comportamentos menos desejáveis para preencher esse vazio. As vezes até levando a quadros compulsivos. Você, obviamente, quer que seu cachorro não destrua a casa. Por isso, lembre-se de sempre manter seu cachorro ocupado!

 

Você pode até pensar que seu cão faz muito exercício e tem muitos brinquedos. Mas você está vendo do seu ponto de vista humano. Ver do ponto de vista do animal é muito diferente:

– Um passeio de 30 minutos diários não é o suficiente, os cães estariam caminhando quase 80% do dia na natureza.

– Um quintal grande do ponto de vista humano é um cubículo para um cachorro, que teria territórios de poucos milhares de metros quadrados.

– Passeios de final de semana não são diversão e exercício o suficiente, muito menos escape para sua energia – ainda mais por que de final de semana todos os parques enchem.

 

Sabemos, porém, que você não tem tempo para passear com seu cachorro por 1 hora todos os dias. Logo, a melhor saída é contratar um dog walker profissional e de confiança. E muito importante: um dog walker que não utilize aversivos como puxões, enforcadores, termos como “ser o líder”, “mostrar quem manda”, e etc.

 

Nossos cachorros não têm culpa que não temos tempo nem para tomar banho, quem dirá passear com eles durante 50-60 minutos

Nossos cachorros não têm culpa que não temos tempo nem para tomar banho, quem dirá passear com eles durante 50-60 minutos

 

Porque e como exatamente o dog walker vai poder te ajudar a fazer com que o seu cachorro não destrua a casa?

O Dog Walker é um profissional contratado para passear com seu cachorro e garantir que ele tenha sua dose diária de exercício e enriquecimento. 

Com a correria do dia a dia dos tutores, talvez não sobre tempo suficiente para levar o cachorro para dar uma passeada. Quer entender melhor porque o seu cachorro realmente precisa de um dog walker? A gente te conta!

 

  1. Porque o corpo do seu cachorro precisa de uma rotina de passeios regulares: você provavelmente não vai ter tempo todos os dias. Estabelecer uma rotina de passeios é extremamente importante para que seu cachorro não destrua a casa. Se você já conseguiu montar uma rotina de passeios regulares e diários, ótimo! Mas caso não tenha conseguido ou não tenha pensado nisso ainda, faça: é realmente importante! E se você não tem disponibilidade para andar com seu cachorro sempre, não quer ou não pode, ache alguém que faça isso para você (sempre pensando na segurança e qualidade do passeio).
  2. Porque seu cachorro precisa de passeios intensos e de longa duração, nada de 20 minutos pelo bairro só para fazer xixi e cocô.
  3. Porque seu cachorro precisa de previsibilidade e controle durante o passeio, se você não souber guiar o cachorro ou contratar um dog walker que só por que ganha uns trocos para levar o cachorro até a esquina em 15 minutos e não souber o que está fazendo, o cachorro pode acabar se machucando ou até fugindo.
  4. E porque não escolher qualquer um para passear com o seu cachorro? Pelo simples fato de que você não escolheria qualquer um para cuidar dos seus filhos, não é? Pois então, nada de contratar qualquer um para passear com o seu cachorro! Eles precisam de cuidado e segurança, tanto quanto nós e nossos filhos. Além de ajudar tutores sem tempo a manter seus cães saudáveis, os dog walkers também devem atender a uma série de requisitos especiais para poderem exercer a função da maneira mais segura. Você deve estar se perguntando quais requisitos são esses, né?
Um dog walker vai garantir que seu cachorro tenha exercício suficiente para não por sua casa de pernas pro ar

Um dog walker vai garantir que seu cachorro tenha exercício suficiente para não por sua casa de pernas pro ar

4.1 O passeador deve saber como proceder casos de emergência – evitando brigas dos cães na rua ou comportamentos inapropriados por parte do pet e ter  conhecimento ou curso de primeiros socorros.

4.2 O dog walker deve seguir atentamente as instruções dos tutores de cada cachorro que atende. Evitando todo tipo de ação indicado pelo seu contratante  (como a ingestão de comidas da rua, o  contato com outros animais ou o contato com muitas pessoas).

4.3 O dog walker jamais deve usar qualquer tipo de violência ou punição para tentar controlar um cachorro – cursos de formação baseados em reforço positivo e técnicas científicas são imprescindíveis!

4.4 Seu cachorro está passeando para se divertir e aprender, qual a necessidade de machucá-lo e traumatizá-lo com enforcadores e puxões? Nenhuma!! Procure um dog walker que não seja adepto de práticas de punição, pois elas, além de não funcionarem para nada, machucam MUITO  os cães.

Vantagens de contratar um dog walker para seu cachorro e como isso faz com que ele não destrua a casa?

Para muitos de nós, senão todos, nossos cães são os membros favoritos da família! Eles estão sempre felizes em nos ver, eles nunca discordam de nós, e, a melhor parte: eles nos amam incondicionalmente. E assim como qualquer membro da família, os cachorros também precisam de exercícios. Isso pode parecer um fardo e, muitas vezes, impossível de conciliar com a rotina corrida de hoje em dia, mas se você ao menos soubesse metade dos benefícios escondidos por trás de um bom dog walker… Ah você contrataria um agorinha mesmo!

  • As vantagens de contratar um dog walker para seu cachorro são muuuitas!

    As vantagens de contratar um dog walker para seu cachorro são muuuitas!

    Ajuda a manter seu cachorro saudável: assim como as pessoas, os cães precisam de exercício para serem saudáveis. O exercício ajudam a construir músculos e ossos fortes, que ajudam o seu cachorro a viver mais tempo, e ficar mais saudável conforme vai envelhecendo.

  • Ajuda com o comportamento destrutivo: seu cão não é necessariamente ruim só por que ele roeu seu chinelo favorito ou por que ele destruiu o pé da mesa, o sofá, o jornal, a cortina, o tapete, suas cartas debaixo d porta… Eles não fazem por mal não. Eles estão apenas extremamente entediados! Se um cachorro não faz a quantidade de exercícios físicos adequada (45-60 minutos de caminhada ou corrida por dia) ele não pode gastar sua energia, e, portanto, não pode relaxar. Raças mais ativas são especialmente problemáticas quando não estão recebendo o a quantidade de exercícios necessária. Depois de vários dias de caminhada, você vai ver que esse comportamento destrutivo diminuiu bem ou, quem sabe, parou completamente.

Falando nisso, nós da Pet Anjo temos um outro artigo super completo sobre as medidas para fazer o seu cachorro parar de destruir tudo. Lá falamos mais sobre o dog walker e sua importância quase que vital na prevenção e descontinuação desse problema. É esse artigo aqui, você não vai se arrepender 😉

  • Cães precisam da natureza, tanto quanto nós precisar de férias no final do ano: eles esperam o tempo todo por isso! Uma boa caminhada permite que o cão aguce seus sentidos e trabalhe seu instinto selvagem na rua (e não na sua sapatilha). Isso ajuda o seu cachorro a fazer o que ele mais sabe fazer: simplesmente ser um cachorro.
  • Ajuda com o comportamento “me dá atenção!”: os cães podem ser muito irritantes quando eles estão latindo e choramingando. É tão bom estar em casa, com os pés para cima e assistindo o jornal, não é mesmo? Mas e aí, e quando o seu cão fica tentando chamar sua atenção com choramingos, rosnadinhas, mordidinhas? O exercício ajuda a resolver este problema! Quando você chegar em casa, seu cachorro estará te esperando para fazer, adivinha o que? Isso mesmo, se aconchegar e descansar, pois ele também ocupou seu dia com passeios e exercícios!
  • Ajuda a tranquilizar o cachorro: cachorros selvagens que vivem com outros cachorros, sempre elegem um líder do grupo, cachorros IMPLORAM por liderança, é o jeito de eles se comportarem e se guiarem. Um dog walker será o líder de passeio do seu cachorro, assim ele saberá que não pode sair correndo, latindo para tudo e todos que passarem, passear sem puxar e até ficar mais tranquilo em casa. – e de bônus, quando você quiser passear com o seu cachorro, ele saberá que, durante os passeios, o humano é o líder e, desde que você também demonstre confiança e liderança, ele passeará tão bem com você, quanto ele passeia com o seu dog walker.
  • Ajuda a construir a confiança: Se você tem um cão ansioso, a caminhada é uma excelente ferramenta para mostrar que você está no comando, e que você pode cuidar de qualquer situação.
  • Passeios regulares criam uma confiança entre o dog walker o seu cachorro. Essa confiança é muito importante para ajudar o seu cachorro a se socializar mais fácil.
  • Ajuda na digestão: o exercício ajuda o fluxo sanguíneo e promove uma digestão saudável e mais fácil.  – isso funciona para as pessoas também!
  • Ajuda a controlar o peso: seu cão está acima do peso? Entendemos, muitos petiscos e poucos passeios – pode parecer um agrado, e, de fato é, porém muito momentâneo. Dar um petisco hoje e não levar o seu cachorro para passear pode parecer um escorregão ou não parecer nada mesmo, mas pense nas consequências para a saúde do seu cachorro se isso se repetir todos os dias!  Caminhadas diárias com o dog walker ajudam, e muito, a controlar e abaixar o peso do seu cachorro – mantendo ele saudável e fora do risco de obesidade.
  • Ajuda a controlar hiperatividade: pode parecer fofo quando você chega em casa e seu cachorro vem pulando em você, fazendo a maior festa, latindo e choramingando, mas opa opa, repense! Isso significa que ele ficou parado e sozinho o dia inteiro, sem estímulo ou exercício algum! Cães que recebem exercícios e enriquecimento adequados são muito mais calmos e contidos – e não se preocupe, ele vai continuar te enchendo de lambeijos quando chegar em casa, ele só estará mais calmo e menos elétrico.

Que tal uma mãozinha, ops, patinha?

Sabemos que ter um chinelo destruído, o jornal dessa manhã todo roído e espalhado pela casa, os fios dos eletrônicos todos mordidos, o tapete desfiado e o sofá sem recheio é muuito chato e desgastante. E principalmente: ver o nosso cachorro sofrer é a pior coisa do mundo! Você deve ser uma pessoa ocupada, que trabalha muito, afinal, a ração não se compra sozinha, o dinheiro para mandar a filha para um intercâmbio não cai do céu e a chuteira nova do filho que não para de crescer custa um pouco mais caro do que você pretendia pagar…nós entendemos isso, mas sabe quem não entende e pensa que já que não tem nenhum exercício ou estímulo, tudo bem roer tudo pela frente? Isso mesmo, o seu cachorro.

Pra te ajudar a manter o seu melhor amiguinho (ou amigão) sempre ocupado, estimulado, saudável e longe das suas coisas, a Pet Anjo oferece o serviço de qualidade excepcional de passeio (dog walker). Mas não é qualquer dog walker, não é igual porteiro que passeia com cachorros nos intervalos, nem igual ao filho do vizinho que quer ganhar uns trocos por uma olhada rápida de rabo de olho no cachorro e levá-lo até a esquina e voltar. Nada contra eles, mas… estamos falando de algo diferente! De qualidade de vida e treinamento superior. Na Pet Anjo você encontra os  profissionais do ramo, os melhores, até com certificado internacional de dog walkers (eu juro que existe isso, e nós somos a única empresa brasileira que tem o certificado! Além de ser uma empresa fundada por uma renomada médica veterinária brasileira, a Dra Carolina Rocha, que é especialista em comportamento animal).

O passeio (dog walker) da Pet Anjo não é só para seu cachorro sair na rua, fazer cocô e voltar, e também não usa punição (que, além de ser horrível, hoje em dia não está com nada…). O dog walker serve pro seu cachorro se exercitar, ser estimulado, ter enriquecimento ambiental e social e alcançar diversos benefícios para sua saúde física e mental – especialmente ajudar para que seu cachorro não destrua a casa mais.

Gostou de como te ajudamos a fazer com que o cachorro não destrua a casa? Dá uma passada no nosso site e se cadastre, ou fale com a gente pelo chat ou por telefone!

 

Nós amamos o que fazemos e, por isso, e por saber que você e seu cachorro só merecem o melhor, nosso serviço de dog walker não é um serviço comum.

Nós amamos o que fazemos e, por isso, e por saber que você e seu cachorro só merecem o melhor, nosso serviço de dog walker não é um serviço comum.

Atualmente atendemos São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis.
Se quiser, pode entrar em contato pelos telefones:

(11) 999-539-409 (TIM) – SP
(11) 976-035-085 (CLARO) – SP
(11) 997-571-110 (VIVO) – SP
 (51) 9509-6196 (VIVO) – RS
(48) 9166-3791 – SC

Você acabou de ler: Cachorro destrói tudo: porque o dog walker faz com seu cachorro não destrua a casa


Temos uma equipe pronta para te ajudar, nos conte mais sobre o seu pet 🐶🐱

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone

 Dog Walker (Passeio) Pet Sitter (Visita) Hospedagem familiar

Nos conte mais sobre seu peludo

Comente com Facebook
1 Comments

Leave a Comment