FILHOTES DE PET-SHOP: ESTUDO APONTA MAIOR TENDÊNCIA PARA PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS.

Em um estudo publicado em maio de 2013 no Journal of the American Veterinary Association, efetuado com 6000 filhotes, os pesquisadores notaram problemas comportamentais em cães obtidos em pet-shop. Os cães analisados foram divididos em dois grupos, um de animais provenientes de pet-shop e outro de animais provenientes de criadores não comerciais, e todos tiveram seu comportamento avaliado através de um questionário padronizado e validado para levantamento de traços de temperamento e problemas comportamentais. Os cães comprados em lojas pet apresentaram desvantagens em várias quesitos comportamentais em relação aos animais do outro grupo.

O comportamento indesejado notado com maior frequência foi o de agressividade; os cães comprados em lojas pet apresentaram maior incidência de agressividade contra seus próprios donos, pessoas estranhas e outros animais. Além disso, os cães comprados em pet shops apresentaram maior medo de outros cães e estímulos não sociais (trovões, fogos de artifício, etc), eliminação inadequada (xixi e coco em local indesejado), sensibilidade ao toque, dificuldade de aprendizagem (treinamento) e problemas relacionados a separação com o tutor (ansiedade de separação).

Os autores, então, recomendam não adquiram-se filhotes de quatro patas em lojas pet até que as causas destes problemas comportamentais sejam identificadas por estudos científicos (já que neste estudo indicaram apenas as correlações, não as causas). Alegam que, com base nas análises estatísticas desta pesquisa há um amplo fator de risco ao comprar-se um cão em pet shop.

Compartilhem com amigos para evitarmos o sofrimento de tantos animais que são comprados em pet shop!

ARTIGO ESCRITO PELA EQUIPE Dra. Carolina Rocha – Especialista em Comportamento Animal

www.carolinarocha.com.br


Temos uma equipe pronta para te ajudar, nos conte mais sobre o seu pet 🐶🐱

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone

 Dog Walker (Passeio) Pet Sitter (Visita) Hospedagem familiar

Nos conte mais sobre seu peludo

Comente com Facebook
0 Comments

Leave a Comment