Problemas para passear com seu cachorro?

problemas para passear com cachorro

Não consegue fazer um passeio tranquilo com seu cachorro?

Um passeio com seu melhor amigo pode não ser tão simples e tranquilo quanto parece. Muitas pessoas tem dificuldade em levar seu peludo para passear. E os motivos dessas dificuldades vão desde o cão não gostar de passear até agressividade com outros cães ou pessoas.

Muitas vezes nos esforçamos para levá-los para um passeio, com a expectativa de que será tranquilo e saudável, porém a realidade é que você volta para casa mais frustado e desanimado. Passeando cada vez menos com seu cãozinho.

Então, vamos explicar aqui o porquê dos principais motivos de seu cachorro não aproveitar o passeio tão bem quanto ele poderia.

 

1) Porque seu cachorro puxa guia

porque meu cachorro puxa guia

Porque seu cachorro puxa a guia durante os passeios.

Cães que puxam a guia durante o passeio é o motivo mais comum pelo qual os tutores tem problemas em conduzir um passeio tranquilo. Sobretudo quando se trata de um cachorro de porte médio ou grande, podendo inclusive levar o tutor para o chão se o “tranco” for muito forte.

Alguns tutores acham que a solução para esse tipo de comportamento é trocar a coleira tradicional ou peitoral por um enforcador. Se você pensa da mesma maneira, recomendo que você leia este post bem curtinho que mostra, através de uma pesquisa científica, os resultados a curto e longo prazo de usar um colar enforcador no seu peludo.

Em contrapartida, muitos tutores de cães de porte pequeno tem esse problema, porém não se incomodam pelo fato de eles não terem tanta força assim. Mas ao permitir esse comportamento, você está “abrindo portas” para outros comportamentos que podem e vão te incomodar muito mais no futuro.

Mas por que seu cachorro puxa a guia durante os passeios? 

Seu peludo provavelmente adora sair para passear, e só de ouvir a palavra “passeio” ou ver você se aproximando da guia já começa a pular e latir de tanta felicidade. Quando você coloca a guia, a excitação toma conta dele e ele só dá atenção para o que está na sua frente, e acha que ao forçar a guia ele chegará onde ele quer mais rápido.

2) Porque seu cachorro late para tudo

porque seu cachorro late durante o passeio

Porque seu cachorro late tanto durante os passeios

Casos de cachorros que latem para estímulos sem necessidade também são bastante comuns, principalmente em cães agitados – Se seu cachorro é agitado não só durante o passeio, mas também dentro de casa, leia a série de 3 posts que nós fizemos sobre cães agitados, no primeiro post explicamos Porque seu cachorro não para quieto.

A razão de seu pequeno ter esse tipo de comportamento pode estar relacionada a diversos fatores, porém os motivos mais prováveis são:

1 – Porque ele não consegue se aproximar desse estímulo devido a limitação da guia

2 – Porque a pessoa, cachorro ou qualquer outro estímulo o incomoda e está se aproximando. Acontece bastante quando alguma pessoa está se aproximando de bicicleta ou skate

É importante lembrar que punir seu peludo, só irá agravar ainda mais o comportamento indesejado. Pois ele já associa tal estímulo a algo negativo, se você o punir, será ainda pior. Ele vai pensar que sempre que alguém aparece de bicicleta, por exemplo, ele é punido. Então ele vai latir para evitar que o estímulo se aproxime.

3) Porque seu cachorro é agressivo durante os passeios

Porque seu cachorro é agressivo durante os passeio

Porque seu cachorro é agressivo durante os passeio

Outro fator que desanima qualquer tutor a levar seu peludo para um passeio é agressividade. Além de ser incômodo para você, pode ser perigoso para as pessoas ao redor. Casos de agressividade em geral, são mais delicados e é sempre recomendado contar com o apoio de um profissional.

O principal motivo de seu cachorro ser agressivo durante os passeios, é a falta de socialização. Cães que não foram acostumados com a companhia de outras pessoas e/ou animais, podem reagir de maneira agressiva.

Por isso é importante que você comece a socialização de seu peludo quando ele ainda é filhote. Veja Como criar um filhote de cachorro socializando-o desde filhote pode trazer benefícios a curto e longo prazo.

4) Porque seu cachorro tem não gosta de passear

cães que nao gostam de passear

Porque seu cachorro não gosta de passear

Enquanto alguns cães puxam a guia e não conseguem conter sua emoção de tão animados e felizes que estão ao perceberem que estão prestes a passear, existem cães que não se mostram tão animados assim ou até mesmo parecem não gostar de passear. Apesar de ser menos comum, estes casos podem ser delicados.

Se seu peludo estiver parecendo não gostar muito de passeios, fique atento, esse desinteresse pode ser um sinal de alguma doença que o deixa menos disposto. Leve-o ao veterinário para garantir que esteja tudo certo com a saúde dele.

Caso o veterinário não encontre nenhum problema de saúde, é provável que o motivo esteja ligado questões comportamentais. Procure por um veterinário especialista em comportamento animal para que vocês possam aproveitar o passeio felizes e juntos 😀 !

5) Porque seu cachorro não faz suas necessidades durante o passeio.

Porque seu cachorro não faz cocô durante os passeios

Porque seu cachorro não faz suas necessidades durante os passeios

Outro problema recorrente com alguns cães é o fato de eles não fazerem xixi ou cocô durante os passeios. Ele não fazer suas necessidades na rua pode não significar que ele tenha algum problema, ele pode simplesmente não estar com vontade.

Porém se ele não fizer suas necessidades em nenhum passeio, pode significar que ele não se sente confortável. Os cães geralmente fazem suas necessidades quando se sentem a vontade, se ele não faz as necessidades na sua frente, pode significar que ele não está se sentindo tão confortável ao seu lado.

Ao perceber esse comportamento, é uma ótima oportunidade de você estreitar os laços com seu peludo.

Como ajudar seu peludo

Se algumas dessas situações fazem parte da rotina do seu pet, veja  Como resolver esses problemas e aqui 5 Dicas para ter um passeio tranquilo.


Temos uma equipe pronta para te ajudar, nos conte mais sobre o seu pet 🐶🐱

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone

 Dog Walker (Passeio) Pet Sitter (Visita) Hospedagem familiar

Nos conte mais sobre seu peludo

Comente com Facebook
1 Comments

Leave a Comment