Raças de cães hipoalergênicas

A alergia a cães acomete muitas vítimas e, ao contrário do que algumas pessoas pensam, a causa da alergia não está nos pelos, mas sim nos fragmentos de pele morta e saliva liberados no ambiente. Muitos acreditam que este problema pode ser resolvido ao adquirir um cão de uma das raças consideradas “hipoalergênicas”, como o BichonFrisé, o cão de crista chinês e o cão sem pelo mexicano, devido à menor produção de saliva e menor taxa de renovação de pelos (associada a menor liberação de células mortas da pele).

Esta crença foi desmitificada por um estudo efetuado por pesquisadores do Hospital Henry Ford no estado de Michigan, e publicado no American Journal of Rhinology and Allergy. O objetivo do estudo foi mensurar a quantidade de alérgenos liberados no ambiente por cães de 60 raças diferentes, sendo 11 delas consideradas “hipoalergênicas”. Os cientistas mediram os níveis de antígenos presentes em 173 casas que continham um cão normal ou um cão considerado “hipoalergênico”. Ao contrário do que se acreditava, as casas que continham cães “hipoalergênicos” não apresentaram menor quantidade de antígenos do que as casas que abrigavam cães de outras raças, consideradas não “hipoalergênicas”.

Uma das cientistas responsáveis pela pesquisa, a PhD. Christine Cole Johnson afirma: “Nós não encontramos bases científicas que aleguem que cães hipoalergênicos têm menos alérgenos”. A pesquisadora ainda acrescenta que, de acordo com estudos prévios feitos no hospital, expor uma criança ao cão logo no início da vida previne o desenvolvimento de alergia.

Veja o trabalho na íntegra clicando no link:
http://europepmc.org/articles/PMC3680143

Dra. Carolina Rocha – Especialista em Comportamento Animal e equipe.
www.carolinarocha.com.br


Temos uma equipe pronta para te ajudar, nos conte mais sobre o seu pet 🐶🐱

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone

 Dog Walker (Passeio) Pet Sitter (Visita) Hospedagem familiar

Nos conte mais sobre seu peludo

Comente com Facebook
0 Comments

Leave a Comment