Tom focado, calmo e alegre

Tom ao falar com cachorro

Muitas vezes o segredo para o sucesso de uma mudança comportamental é o planejamento e a motivação, e não o exercício específico ou a experiência do treinador. Nos cursos que fiz nos Estados Unidos, costuma-se usar um termo específico para isso: “set the tone”, em português, dar o tom.

Criar um ambiente focado, calmo e paciente a você e ao animal antes mesmo de iniciar qualquer exercício, treino e até mesmo brincadeira é o que favorecerá a calma, clareza e observação perspicaz do professor, e o entendimento e motivação do aluno.

O canal de comunicação fica aberto e muito mais eficaz. Esse cuidado vai desde o local em que vai ocorrer a atividade e a duração do treino, até o estado de espírito do ser humano responsável, o professor.

O tom que os cães darão, por exemplo, no início de um passeio, é um tom excitado, agitado e sem foco. Essa é a natureza deles, ainda mais se estavam sem atividades dentro da casa. Aprender algo nesse estado, porém, é realmente um desafio.

Imagina ensinar o foco no passeador quando o cão não pára de puxar a guia, e nem olha para você? A nova visão do estresse, segundo os estudos científicos das últimas décadas deixa isso claro: nada se aprende nem com muito baixo, nem com muito alto estresse.

Como na maioria das coisas na vida, a regra do sucesso é o equilíbrio. Nem muito, nem pouco estresse, esse é o ideal.

E isso vale também para nós, humanos. Eu, por exemplo, para iniciar bem a semana, e conseguir lidar com as mil pressões do dia-a-dia da minha empresa, Pet Anjo, e carreira, faço yoga e meditação todo o domingo à noite. Com isso, mesmo antes de iniciar a semana eu dou o tom calmo, paciente e focado aos meus próximos dias.

Boa semana para todos nós!

PS: agora também estou no Twitter, me segue lá! @DraCarolRocha 😉


Temos uma equipe pronta para te ajudar, nos conte mais sobre o seu pet 🐶🐱

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone

 Dog Walker (Passeio) Pet Sitter (Visita) Hospedagem familiar

Nos conte mais sobre seu peludo

Comente com Facebook
0 Comments

Leave a Comment