10 passos para ensinar o seu cachorro a sentar

ensinar o seu cachorro a sentar capa

Quando adotamos um cachorro, adotamos junto com ele, uma responsabilidade que durará para o resto de nossas vidas. Por isso, devemos estar conscientes do tempo que requer ensinar a ele alguns comandos necessários para um convívio saudável. Um dos comandos mais difíceis de ensinar, é com certeza, ensinar o seu cachorro a sentar, mas não é impossível. Por isso, arregace as mangas, paciência em alta, petiscos em mão e vamos trabalhar!

 

1. Comece desde cedo.

Dependendo da idade do seu pet, o aprendizado dele poderá ser mais rápido ou mais lento. Apesar de ser recomendável ensinar o seu cachorro a sentar quando ele ainda é filhote, nunca é tarde demais para começar. Treine, treine, treine e NUNCA desista.

Ah, e como os filhotinhos tendem a ser mais desatentos e dispersos, recomendamos que use seus petiscos favoritos para te ajudar nessa missão.

ensinar o seu cachorro a sentar 2

2. Condicionamento positivo.

Esse passo é vital para a aprendizagem do seu cachorro, por isso está permitido usar e abusar dos petiscos e guloseimas (mas com parcimônia, nada de empanturrar seu pet censinar o seu cachorro a sentar 3om bifinhos).

O primeiro passo para ensinar o seu cachorro a sentar é associar o movimento de sentar e o fato de ganhar a guloseima, a uma palavra. De primeira mão, procure usar palavras monossilábicas para dar as ordens. Os cachorros não entendem o que a palavra significa, e sim o tom dela, por isso é bem mais fácil que gravem o tom que você pronuncia uma palavra curta do que uma frase enorme. Não precisa inventar muito, usar a palavra “senta” já está ótimo.

3. Condicionamento positivo 2. 

Esse passo é mais uma dica Pet Anjo, do que um passo obrigatório.

Tente segurar a guloseima com os dedos polegar e indicador e dobre o resto dos dedos para dentro da mão. Fale o comando bem claro e pausadamente. Faça contato visual e seja paciente, seu cachorro pode demorar a entender o comando, mas assim que ele entender, recompense-o.

 

4. Treinando a atenção.

Comece aproximando o petisco do focinho do cachorro a mais ou menos 1 centímetro de distância. Para ensinar o seu cachorro a sentar, tente chamar sua atenção movendo um pouco o petisco de cima para baixo, bem delicadamente. Quando o cachorro estiver com toda a sua atenção em você e, principalmente, no petisco, é hora de ir para o passo 5.

ensinar o seu cachorro a sentar 4

5. Treinando a atenção 2.

Muito bem, agora você deve levantar suavemente o petisco para cima, alguns centímetros por cima da cabeça do cachorro são suficientes. Obviamente, o cachorro seguirá o petisco com seu olhar, assim, levantará a cabeça e automaticamente começará a sentar-se.

Quando você perceber que isso está acontecendo, é muito importante dizer o comando escolhido, nesse caso o “senta”, para que o seu pet faça as associações comando – movimento – petisco. Quando o cachorro estiver completamente sentado, dê o petisco como prêmio. Repita este processo vááárias vezes até que seu cachorro associe completamente o comando com o movimento de se sentar. Então, poderá começar a dar a ordem sem ter uma guloseima na mão.

Ah, é importante lembrar: não dê o petisco se o seu cachorro só encostar o bumbum no chão e rapidamente levanta-se. Isso é quase como trapacear.

ensinar o seu cachorro a sentar 5

6. Uma mãozinha é válida!

Se, mesmo depois de diversas tentativas, seu cachorro não senta de forma automática ou depois do comando, você pode ajudá-lo dando uma pressionada para baixo no seu traseiro. A pressão deve ser extremamente leve para que o cachorro acabe de sentar sozinho. Ao mesmo tempo que você induz o cachorro a sentar, deve dizer o comando “senta” e, depois que ele terminar de sentar sozinho, dê-lhe o petisco – assim ele também associa!

ensinar o seu cachorro a sentar 6

7. Nada de castigos ou punições: reforce o que é bom.

Lembre-se de premiar o seu cachorro sempre que ele fizer algo certo.

É muito importante que o cachorro associe os comandos com coisas positivas para ele: os petiscos. Desta maneira, ele aprenderá bem mais rápido e será muito mais fácil adestrá-lo dessa maneira. O condicionamento positivo é, sempre foi e sempre será mais eficiente do que castigar o seu pet – além de ser horrível e cruel.

ensinar o cachorro a sentar 8

8. Tom é importante.

Para que ensinar o seu cachorro a sentar fique mais fácil e rápido, procure usar sempre o mesmo tom para dizer o comando que você escolheu. Como dissemos antes, no passo 2, os cachorros aprendem o tom e o som da palavra, não o significado. Então repita o comando durante o dia, várias vezes, sempre com o mesmo olhar, mesmo tom e mesmos gestos – ah mas vá com calma, nada de ficar repetindo “senta” “senta” “senta” “senta” 400 vezes por dia. É possível que seu cachorro precise de mais de um dia para absorver o tom e associá-lo com o movimento, portanto é muito importante não entediá-lo, nem pressionar com este passo.

ensinar o seu cachorro a sentar 7

9.Não fique preso a só um lugar.

É importante repetir o comando em vários lugares e situações diferentes, assim o seu cachorro não associa ele só com a cozinha da sua casa, por exemplo. Assim, seu cachorro vai sentar sempre que você mandar, independentemente do lugar e da situação.

ensinar o cachorro a sentar'

 

10. Conte com pessoas capacitadas para te ajudar.

Entendemos que a correria hoje em dia está enorme. Tem que pegar o filho na escola, a filha no teatro, pagar conta no banco… realmente, nossa vida não para.

Mas quem disse que nosso cachorro tem que sofrer com isso? Não não não! Pets são parte da nossa família e, muitas vezes, a maior alegria do nosso dia – quem não gosta de chegar em casa cansado e ver aquele rabinho pra lá e pra cá, com aqueles olhinhos brilhantes dizendo “Ai que bom que você chegou, morri de saudades o dia todo! Amo muito você, vamos brincar?” O amor que eles sentem por nós tem que ser retribuído de alguma forma, isso é fato.

ensinar o seu cachorro a sentar 8

E nós sabemos que amor e cuidado andam lado a lado. Por isso, a nossa fundadora, Dra. Carolina Rocha, que é especialista em comportamento animal pela USP, trouxe certificados internacionais de Dog Walker e Pet Sitter para o Brasil, tornando assim, a Pet Anjo a única empresa pet care brasileira com serviços certificados internacionalmente.

Além disso, a fim de evitar que tutores que trabalham o dia todo escolham pessoas nada qualificadas e totalmente despreparadas, tomamos todo o cuidado na seleção de sua equipe: todos os nossos Anjos são treinados com cursos baseados nesses certificados internacionais – inclusive em primeiros socorros, para poder oferecer o serviço que você e seu pet querem e merecem. Para garantirmos que tudo está saindo perfeito e para termos uma transparência ainda maior com a equipe e com você, nosso cliente, fazemos encontros mensais presenciais com os Anjos – confessamos que eles são muito legais, nunca parece trabalho, é sempre um encontro de petlovers.

Quer sabe mais do por que a Pet Anjo é a escolha mais confiável para te ajudar a cuidar do seu pet? Entre no nosso site e confira o nosso mundo!


Temos uma equipe pronta para te ajudar, nos conte mais sobre o seu pet 🐶🐱

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone

 Dog Walker (Passeio) Pet Sitter (Visita) Hospedagem familiar

Nos conte mais sobre seu peludo

Comente com Facebook
0 Comments

Leave a Comment