5 Problemas mais comuns em cães

5 Problemas mais comuns em cães

Saiba quais são os 5 problemas mais comuns em cães.

Assim como nós temos alguns problemas comuns, como rinite, gripe, sinusite e etc, os peludos também tem alguns probleminhas que são comuns ao longo de sua vida.

Os 5 problemas mais comuns dos cachorros:

1 – Alergias alimentares

Alimentos alérgicos para cães

Assim como acontece conosco, a alergia alimentar ocorre quando o sistema imunológico percebe um alimento como prejudicial. Muitos sintomas aparentemente aleatórios podem ser sinais de uma alergia alimentar. Inflamação crônica do ouvido, coceira na pele, vômito, diarréia, problemas intestinais e lamber excessivamente as patas são alguns dos sinais.

O alimentos mais relacionados à alergia em cães são carnes, farinha de trigo, laticínios, ovos e soja. Mas é importante saber exatamente quais são os alimentos que podem ser prejudiciais. Para isso consulte sempre um médico veterinário.

2 – Depressão

Depressão em cães

A depressão também pode afetar os cachorros? Segundo muitos pesquisadores, sim. E depressão em cães não é tão diferente de depressão em pessoas. Normalmente, os sintomas são inatividade, pouca vontade de comer e mudança nos hábitos de sono. Além disso, é notável que eles não se sintam felizes em atividades que antes se sentiam entusiasmados.

É difícil saber quando nossos cachorrinhos estão deprimidos pois não conseguimos falar com eles. Conseguimos, porém, identificar pela mudança no comportamento, e normalmente são causadas por uma perda grande (por exemplo de uma companhia ou distanciamento do tutor). A depressão acaba se tornando um problema sério pela dificuldade de se diagnosticar, mas também pode encadear uma série de problemas como crises de ansiedade e outras mudanças de comportamento.

3 – Obesidade

obesidade canina

Como comentamos no post Porque seu cachorro está acima do peso, a obesidade se tornou um sério problema para nossos pets nos últimos anos, assim como para os humanos. Infelizmente, o excesso de peso nos animais faz com que eles fiquem muito mais vulneráveis à problemas cardíacos, diabetes e problemas locomotores.

Por mais que doenças subjacentes ou metabolismo lento possa ser um fator importante, na maioria das vezes o sobrepeso é causado pelo excesso de alimento e falta de exercício físico regular. Não existe uma maneira rápida de resolver essa questão, e assim como com uma dieta humana, é necessário visitar com um veterinário com um veterinário nutricionista para obter orientações de alimentação e constância de exercícios físicos.

Pode parecer exagero, mas a obesidade é um problema muito sério e pode levar nossos animais à morte.

4 – Comportamentos Indesejados

problemas mais comuns em cães

Os comportamentos indesejados mais comuns são os pulos excessivos, não saber cumprimentar as pessoas, puxar a guia no passeio, latir muito para tudo, destruir as coisas em casa, etc.  São geralmente causados pelo tédio, falta de atividades para o cachorro, excesso de energia acumulada, falta de socialização e de educação básica. Os comportamentos indesejados precisam ser trabalhados com acompanhamento de um profissional para não serem agravados.

É normal os tutores lidarem com comportamentos indesejados apenas com a metodologia de punição (adição de algo ruim, como puxões, borrifos de água, sustos, barulhos e etc), mas esse método já foi completamente desmistificado nos últimos tempos. Pesquisadores já provaram que além de não ser efetiva, essa metodologia até piora os problemas.

Por isso, aqui na Pet Anjo, nossos profissionais usam apenas técnicas de Reforço Positivo (saiba o que é Reforço Positivo)

5 – Medo e Agressividade

agressividade e medo em cães

São problemas que os tutores mais identificam e se incomodam em seus cachorrinhos. Esses dois são muito relacionados: a maioria dos animais que mostram sinais de agressividade, na verdade estão com medo, se defendendo. O tratamento deve ser cuidadosamente acompanhado por um especialista que trabalhe com base em métodos modernos e científicos pois cada cachorrinho pode ter um histórico e tratamento diferente. Podem ser recomendados exercícios de modificação comportamental e, em alguns casos, medicamentos.


Agora que você já sabe os 5 problemas mais comuns, já pode ir pensando em como lidar com cada um deles. Nossos Anjos (saiba Quem são os Anjos) estão sempre à disposição para te ajudar a evitar estes problemas.

Encontre o Anjo mais próximo a você clicando aqui

Quer receber mais informações como esse post? Se inscreva no nosso mini curso gratuito por email neste link


Temos uma equipe pronta para te ajudar, nos conte mais sobre o seu pet 🐶🐱

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone

 Dog Walker (Passeio) Pet Sitter (Visita) Hospedagem familiar

Nos conte mais sobre seu peludo

Comente com Facebook
0 Comments

Leave a Comment