Tártaro em gatos: saiba as causas, tratamentos e medidas preventivas
O tártaro em gatos é um problema bucal frequente e é ocasionado por causa dos resíduos de comida que se acumulam entre os dentes do felino.
Entretanto é necessário manter a higiene bucal dos gatos pois os dentes precisam estar sempre saudáveis para o pet brincar, comer e morder.
Para te ajudar a cuidar dos dentes do seu gato e mantê-los sempre saudáveis, longe dos tártaros, explicamos tudo sobre quais são as causas, tratamentos e tipos de prevenção para tártaro em gatos. Confira a seguir!
O que é tártaro em gatos?
O tártaro em gatos acontece quando há uma formação de placas bacterianas nos dentes do felino. Ou seja, esse cálculo dentário surge, aos poucos, com o acúmulo de resíduos alimentares entre os dentes do pet.
Além disso o tártaro se desenvolve com o passar do tempo quando não se tem uma higienização bucal adequada.
O que causa tártaro em gatos?
O tártaro dentário em gatos acontece quando se tem uma proliferação de bactérias decorrente de uma má higienização nos dentes do felino.
O que o tártaro pode causar no gato?
O excesso de bactérias acumuladas na boca do animal acarretar doenças sérias como periodontal e à gengivite. Além de causar dor e dificuldade de mastigação.
Quando se pensa nos grandes riscos que o tártaro pode gerar à saúde do gato, o médico-veterinário consultor Pet Anjo, Dr. Daniel Svevo afirma:
“Essas bactérias têm atração por tecido inflamado, ou seja, se o animal tiver alguma inflamação pelo seu corpo, as bactérias que estão na boca caem na corrente sanguínea e se direcionam para essa inflamação podendo agravar ainda mais o caso, por isso é muito importante manter a boca do seu gato saudável e livre de tártaro.”
Como saber se meu gato está com tártaro?
Um dos primeiros sintomas das placas bacterianas é o mau hálito em gatos. Além disso, ao observar os dentes do felino é possível notar alguns sintomas de tártaro:
– Dentes amarelados como se estivessem manchados;
– Sangramento da gengiva do animal;
– Inchaço na região da gengiva;
– Dificuldade em se alimentar;
– Em casos graves, os dentes podem cair.
Como evitar acúmulo de tártaro?
É muito importante que os tutores estejam atentos aos cuidados com a saúde dental dos gatos. Isso porque, seus dentes são parte importante dos cuidados com gatos para manter sua saúde e bem-estar.
Por isso, o tutor precisa criar alguns hábitos, para evitar o tártaro em gatos, sendo eles:
– Escove os dentes do gato todos os dias, ou pelo menos 3x na semana;
– Utilize creme dental indicado para gatos;
– Oferecer alimentação de qualidade e permitida para felinos;
– Prefira oferecer petiscos específicos para cuidar da saúde bucal, pois ajudam a retirar restos de alimentos entre os dentes;
– Fique atento a qualquer mudança na boca do pet;
– Leve-o ao médico-veterinário anualmente para um check-up.
Como tirar o tártaro dos dentes dos gatos?
Caso note qualquer mudança ou algum sintoma citado acima, seja na boca, na alimentação ou na rotina do felino, leve-o rapidamente ao médico-veterinário.
Isso porque, apenas o profissional consegue examinar a situação e indicar o melhor tratamento para o seu animal de estimação.
Além disso, a retirada do tártaro deve ser feita apenas por um profissional, de modo seguro e com equipamentos corretos, pois será necessário que o gato seja anestesiado para realizar o procedimento em segurança.
Contudo, é importante destacar que a visita ao médico-veterinário é primordial para a saúde e bem-estar do gato, seja de maneira preventiva ou para o tratamento.