Hamster doente? Aprenda a identificar os sinais
Os hamsters são ótimos animais de estimação, e possuem uma personalidade discreta, por este motivo se tona uma tarefa complexa entender os sinais de um hamster doente.
Pensando nisso elaboramos algumas dicas que vão te auxiliar neste processo. Continue a leitura e descubra!
Como saber que seu hamster está doente?
Certamente um hamster doente vai expressar mudanças em seu comportamento, fique atento aos principais.
Perda de apetite
Os hamsters são muito comilões, mas, quando algo não vai bem, um dos primeiros sintomas é a perda de seu apetite.
Além disso, outro sintoma em relação a alimentação é a dificuldade para comer, deixando a comida cair da boca, por exemplo.
Contudo, ao notar que o seu roedor não consegue se alimentar, leve-o ao médico-veterinário para descartar qualquer hipótese de um hamster doente.
Perda de pelo
O excesso de pelo é um dos traços marcantes dos roedores. Por isso, ao notar que o seu hamster está perdendo pelo além do comum considerado para a espécie, fique atento e busque a ajuda de um profissional.
Hamster doente: pet apático
A espécie é muito conhecia por sua personalidade divertida, alegre e independente. Entretanto, quando se tem um hamster doente essa personalidade muda, uma vez que o animal pode estar sentindo dor ou algum desconforto.
Por isso, conheça e observe bem a rotina do seu roedor, pois a falta de animo e energia é um forte indício de que algo não vai bem.
Roedor com muito sono
Fique atento se o seu animal que não dormia tanto passou a ter mais horas de sono. Apesar dos hamsters mais velhos dormirem bastante, se essa não for a rotina comum do seu pet, leve-o ao veterinário.
Problemas intestinais
Se você notar algo diferente nas fezes do animal, como por exemplo fezes líquidas ou em excesso, busque ajuda profissional.
Aparência suja e descuidada
É comum vermos um hamster limpinho e com sua gaiola organizada. Isso porque os hamsters são independentes e isso reflete também na sua auto higiene e cuidados com a sua gaiola.
Portanto, ao notar que o animal está com a sua aparecia descuidada, fique atento.
O que fazer quando o hamster fica doente?
Se você notar algum dos sintomas acima, é recomendável levá-lo ao veterinário. Dessa forma, os profissionais poderão apontar as melhores práticas para o cuidado seguro do animal.
Que remédio posso dar para meu hamster?
Qualquer medicamento administrado a um animal deve ser prescrito por um profissional veterinário, pois as características individuais do pet precisam ser consideradas para evitar intoxicações.
Além disso, a quantidade de medicamento indicada é calculada com base no peso do animal em questão.
Agora que você sabe como identificar um hamster doente, visite o blog da Pet Anjo e confira outras dicas e novidades sobre o ecossistema pet.