Cachorro tem sentimentos? Saiba o que a neurociência diz
Será que o cachorro tem sentimentos da mesma forma que os seres humanos?
Todos conhecemos a expressão “um cão é o melhor amigo do homem”, mas o quanto disso é apenas um estereótipo?
Se você é tutor de um peludo, tenho certeza de que você não tem dúvidas sobre a existência dos sentimentos do seu cachorro. Afinal, são muitos os momentos marcantes onde essas emoções ficam em evidência.
Devido à importância dos animais na vida das pessoas, a ciência começou a estudar esse mistério. E, por meio de pesquisas, foi possível chegar a algumas conclusões.
Dentre elas, existe um estudo que afirma que cachorros tem sentimentos, isso evidencia o fato nos sentirmos tão ligados aos nossos animais de estimação. Confira mais detalhes sobre o estudo.
Quais são os sentimentos de um cachorro?
É muito comum os tutores tratarem seus cachorros como verdadeiras crianças. De acordo com um estudo publicado no The New York Times, os donos de cães podem estar certos em tratar seus animais como bebês.
Isso porque, as pesquisas indicam que o nível de emoção de um cachorro é comparável ao de uma criança.
Além disso, foi comprovado que os cães possuem uma estrutura cerebral muito parecida com a dos seres humanos. Por isso, é possível afirmar que um cachorro tem sentimentos bem semelhantes aos nossos.
Para conseguir essa resposta, Gregory Berns, professor de neuro-economia da Emory University (Estados Unidos), e autor do livro “Como os cachorros nos amam: um neurocientista e seu cão adotado decodificam o cérebro canino”, dedicou dois anos de estudos para alcançar resultados assertivos.
Sendo que a principal ferramenta da pesquisa, foi uma máquina de ressonância magnética, a mesma máquina que pode analisar o cérebro humano.
No entanto, este tipo de procedimento exige um esforço físico do paciente. Pois é necessário que corpo fique imóvel por um longo período.
Cachorro tem sentimentos: saiba como foi realizado o estudo
O cientista afirmou que: “A prática veterinária convencional afirma que é necessário anestesiar os animais para que eles não se movam durante a ressonância. Mas você não pode estudar funções cerebrais em um animal anestesiado. Pelo menos não pode estudar nada interessante como percepção ou emoção.”.
Por isso, Gregory contou com a ajuda do treinador de cães Mark Spivak, que ensinou Callie. O primeiro animal voluntário, a permanecer imóvel ao exame de ressonância magnética.
Para essa parte do procedimento foram utilizados apenas métodos positivos de treinamento, ou seja, sem qualquer sedação ou contenção.
Após o sucesso no treinamento e todos os experimentos realizados, Gregory concluiu que os mapas cerebrais captaram que os cachorros usam a mesma parte do cérebro humano para sentir e para prever situações agradáveis.
Além disso, o pesquisador Gregory Berns, atestou que: “A habilidade de experienciar emoções positivas, como amor e apego, significa que cachorros têm um nível de consciência comparável à uma criança humana. E essa habilidade sugere um questionamento à maneira como tratamos os cães.”
Como os cachorros sentem nosso amor?
Outra questão que os tutores não têm dúvidas é a respeito da sensibilidade dos cachorros. Assim como a capacidade que eles têm de entender nossos sentimentos e emoções.
Com essa pesquisa também foi possível afirmar isso.
“Apesar de estarmos apenas começando a responder questões básicas acerca do cérebro canino, nós não podemos ignorar a impressionante similaridade entre cães e humanos, tanto na estrutura quanto na função de uma região chave do cérebro: o núcleo caudado. Rico em receptores de dopamina, o núcleo caudado fica entre o tronco cerebral e o cortex. Em humanos, o núcleo caudado tem um papel importante na antecipação de coisas que gostamos, como comida, amor e dinheiro.”
Por sua vez, a pesquisa apontou que foi essa a região estimulada pela cadela quando simularam que ela receberia um petisco ou quando o seu dono reapareceu após ficar alguns minutos fora de sua visão.
Entretanto, apesar de termos similaridades com os cães, nossas respostas aos estímulos são diferentes.
Basta observar: apensar de ser fofo, certamente você não reage da mesma maneira que o seu cachorro quando encontra alguém que gosta muito, certo?
O que os cães sentem por seus donos?
Agora que você já sabe tudo a respeito dos sentimentos do seu amigo de quatro patas, vamos responder outra dúvida muito frequente na cabeça dos tutores: será que cachorro tem sentimentos pelo dono?
Como vimos, assim como os seres humanos, os cachorros possuem uma ampla gama de emoções. Eles podem ser felizes, tristes, ciumentos e até mesmo deprimidos. Mas será que eles também podem sentir amor por seus donos?
Um dos sinais de que o seu pet é loucamente apaixonado por você vem de um estudo feito também pela Emory University, nos Estados Unidos.
Os cachorros voluntários que participaram desse estudo foram todos criados perto de pessoas. No entanto, eram de raças e idades diferentes, revelando que esse comportamento não é específico de uma única raça.
Esse estudo foi realizado por meio do olfato do cachorro. Isso porque, o olfato é considerado o seu sentido mais poderoso e mais importante, para revelar o que trazia mais prazer aos cães.
O objetivo era apresentar ao animal diversos cheiros e avaliar a reação na parte do cérebro relacionado a experiências positivas para cada cheiro apresentado.
Como resultado, o estudo revelou que sim, os cachorros conseguem distinguir entre o cheiro de uma pessoa desconhecida e o cheiro do seu dono. Além disso, ele fica feliz ao sentir o cheiro de seu dono, mesmo quando ele não está presente.
Agora que você já sabe que os cachorros têm sentimentos, e aliás, eles são muito parecidos com os nossos. Que tal dar ao seu pet todo carinho e diversão que ele merece?
Entre no site da Pet Anjo e verifique os diversos serviços de cuidados para o seu cachorro. E que além disso, são oferecidos por Profissionais Parceiros que assim como você, amam animais.