Bulldog Francês – Tudo sobre a raça

Saiba tudo sobre essa que é uma das raças mais populares do mundo e veja como ela se tornou a queridinha dos brasileiros.

Origem do Bulldog Francês

Existem duas teorias sobre a origem do Bulldog Francês. A primeira, seguindo a lógica de seu nome, defende a ideia de que a origem desse peludo é a França. Já a segunda, e mais aceitável pelos estudiosos é um pouco mais complexa.

Onde se defende que apesar do nome, o Bulldog Francês teve suas origens na Inglaterra. Onde cães de pequeno porte eram populares, fazendo companhia para rendeiras dentro de casa. E ainda quebravam o galho caçando os ratos que entrassem em casa.

Depois da Revolução Industrial, o trabalho das rendeiras passou a ser substituído por máquinas. O que fez com que muitas dessas profissionais se mudassem para França para fugir do desemprego. Que claro, levaram seus amados cãezinhos juntos. E então, foi uma questão de tempo para que os franceses “adotassem” esses pequenos. E assim foi-se definido o nome da raça.

Nos últimos 10 anos a popularidade do bulldog francês teve um boom no mundo todo. Fazendo com que ele subisse 50 posições no ranking de raças mais populares dos Estados Unidos. Se firmando como a 21 raça mais popular segundo a AKC.

Temperamento do Bulldog Francês

Se você conhece alguém que tem um bulldog francês, pergunte quais são suas principais qualidades. Certamente você vai ouvir algo relacionado a sua fácil adaptabilidade e ao seu, inegável, charme. É um cão super sociável e com certeza vai correr atrás de qualquer um que estiver disposto a brincar e lhe fazer um carinho.

Mas fique tranquilo, os frenchies são super calminhos. Não se assuste se ele passar boa parte do dia dormindo ou tirando algumas sonecas. Esses pequeninos adoram um bom cochilo. E eles com certeza vão te avisar quando estão cansados de dormir e precisam de um passeio para gastar energia.

Os bulldog franceses são cães super alertas. Por isso, algumas vezes ele pode latir mais do que você gostaria. Nós fizemos um post bem legal aqui no nosso blog falando sobre o assunto. Clique aqui e saiba mais.

Apesar de poderem parecer um pouco teimosos, são cães inteligentes e vão aprender os comandos básicos sem muitos esforços. Utilize técnicas de reforço positivo para garantir que o aprendizado seja mais efetivo.

Vale lembrar que qualquer cão, independente de raça ou tamanho, certamente desenvolverá hábitos destrutivos se não forem estimulados da maneira correta. Por isso, muitas vezes é válido contar com apoio de um profissional para te ajudar a educar seu pequeno. Dog Walkers e Pet Sitters são uma excelente solução para esses casos. Aqui na Pet Anjo oferecemos esses serviços a partir de R$15.

Para evitar problemas maiores no futuro, treine-o desde filhote. Assim que ele chegar em sua casa, comece com treinamentos baseados em reforço positivo. Assim ele aprenderá comandos mais complexos quando for adulto.

Embora essas sejam as principais características comportamentais de um Bulldog Francês, é sempre importante conversar com mais de um criador e explicar o que você procura no seu futuro peludo, caso você pretenda ter a companhia desse peludo.

Características do Bulldog Francês

caracteristicas bulldog frances

O Bulldog Francês é considerado um cão de pequeno porte, porém “troncudo”. Não deve passar dos 35cm de cernelha e 14,5kg. É um excelente cão para quem mora em apartamento e quer fugir um pouco das raças com pelagem mais longa.

De acordo com a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia):

O Bulldog Francês é um molossóide de pequeno porte, compacto em todas as suas proporções, de pelo curto e com uma cauda naturalmente curta.

Ele deve ter a aparência de um cão ativo, inteligente, muito musculoso, de estrutura compacta com uma sólida ossatura. Nenhum ponto é exagerado comparado aos outros, o que poderia destruir a harmonia geral ou dar ao cão uma aparência disforme de gênero ou de movimento 

Cores do Bulldog Francês

As principais cores dos frenchies são fulvo, tigrado, branco com manchas pretas e azul (cinza).

Saúde do Bulldog Francês

Todo e qualquer cachorro pode desenvolver uma doença ou problema relacionados a sua saúde. Assim como nós, humanos. Por isso, você deve escolher MUITO bem o criador antes de tomar qualquer decisão. Um criador sério e de confiança vai ser honesto e te dizer quais doenças são mais comuns à raça e mostrará sua linhagem.

Os principais problemas de saúde dos frenchies são relacionados à sua respiração. Assim como todos os bulldogs, os frenchies são cães braquicefálicos. Ou seja, tem focinho curto/achatado. Esses cães não devem fazer exercícios físicos intensos por um longo período de tempo. Outra limitação característica dos cães braquicefálicos são as viagens aéreas.

Raças parecidas com Bulldog Francês

Comente com Facebook