Como escolher nome de cachorro
Quem nunca viu um vídeo de uma criancinha eufórica ganhando um filhotinho de presente? Mas assim que passa toda essa euforia de dividir o lar com um peludo, muitas pessoas ficam em dúvida sobre como escolher nome de cachorro.
Algumas pessoas podem não dar muita importância para a escolha do nome do mais novo membro da família. Mas escolher o nome do seu mais novo melhor amigo é uma decisão importantíssima e deve ser tomada com cuidado.
Escolher nome de cachorro: nomes Curtos
A primeira dica para você escolher um bom nome para seu novo melhor amigo é simples: use nomes curtos.
Evite nomes muito longos. Quanto mais longo for o nome, mais tempo ele vai demorar para aprender que este é o nome dele e ele demorará mais para aprender os comandos que você ensinar.
Então, se você estava pensando em um nome longo ou composto, talvez valha a pena pensar mais um pouquinho.
Consoantes Fortes
Os cães tem uma espécie de “antena parabólica” nas orelhas. Eles conseguem ouvir frequências diferentes das que nós, humanos, conseguimos.
Usar consoantes fortes, que chamem atenção (como C, CH, K) é uma ótima dica para você ajudar para que ele te entenda mais rapidamente. Alguns bons exemplos são Teka, Cacau, etc.
Nomes que terminem com vogal
Nomes que terminam com vogais bem curtinhas ou longas são o ideal pelo simples fato de que é fácil de se lembrar e decorar.
Alguns exemplos: Madá, Nala, Luly, Simba, Billy, Dolly, etc.
Evitar nomes que parecem comandos
Evite nomes que pareçam com qualquer comando que você irá usar para educar seu pequeno, como “fica”, “não”, “senta”.
Se você estava pensando em chamar seu peludo de Tião, Tica, pense melhor e facilite a educação do seu pequeno evitando esses nomes.
Evite nomes de animais e pessoas próximas
Evite apelidos e abreviações de nomes, de pessoas ou pets que irão conviver com seu novo amiguinho. Imagine a confusão que seria na cabeça de sua cachorrinha se, por exemplo, se você tiver uma irmã que se chama Julia, e colocar o nome da sua pequena de Juju.
Escolher nome de cachorro: evitar nomes comuns
Se você escolher um nome muuito comum para seu cãozinho, ele poderá, muitas vezes, se confundir ao ouvir seu nome. Mesmo que não estejam chamando ele.
É a mesma coisa que acontece com a gente. Quem nunca ouviu alguém chamar seu nome em algum lugar e quando olhou, estavam chamando outra pessoa?
Então, para evitar essa confusão na cabeça dos nossos pequenos, use sua criatividade e pense em um nome diferente dos mais comuns.
Leve em consideração a personalidade do pet
Escolha um nome que combine com o jeitão dele. Por exemplo, se seu peludo for um Spitz Alemão, talvez Montanha não combine tanto com ele rs.
Pense no diminutivo do nome
Quando você já tiver algum nome em mente, pense em todas as milhares de variações e apelidos que você e toda família vai criar.
Use uma palavra que você goste
De acordo com a pesquisadora Alexandra Horowitz, você deve escolher uma palavra que você goste de falar, que seja gostoso de falar.
Nomes de gente em cachorro: usar ou não?
É natural do ser humano antropomorfizar tudo que nós temos carinho e afeto. Por isso, muitas pessoas gostam de dar nome de humanos para os pets.
Mas, ao contrário do que muitos podem pensar, dar para seu pet um nome de pessoa não é algo negativo. Para ele não existe diferença nenhuma se ele se chamar Cleber ou Leco.
O nome é apenas uma palavra que ele aprenderá que sempre que ouvir, estão se referindo a ele. A escolha do nome é pensando muito mais na gente, do que no próprio pet.
Agora que você já sabe como escolher um nome para seu pequeno, use sua criatividade e escolha um nome que seja fácil para seu pet, e divertido pra você.