Cachorro com depressão: sintomas, causas e tratamento
Prostração, falta de apetite e outros sintomas podem indicar um caso de cachorro com depressão.
Assim como nós, cachorro tem depressão. Os cães são seres sencientes, ou seja, possuem emoções e, consequentemente, também podem desenvolver problemas psicológicos. Aliás, a depressão em cães está cada vez mais comum e a gente te explica o porquê.
O estado depressivo de cachorros pode ser desencadeado por uma série de motivos diferentes: desde ficar muito tempo sem o que fazer ou sozinho, até a perda de um outro morador da casa.
Sendo assim, é fundamental que você conheça bem o temperamento do seu cachorro e a depressão canina em si. Dessa forma, conseguirá identificar qualquer mudança e buscar o tratamento adequado.
Se você deseja entender quais os sintomas, causas, tratamentos e como evitar a doença, continue a leitura.
Como saber se meu cão tem depressão?
O diagnóstico da depressão em cães não é uma tarefa tão simples e requer avaliações feitas exclusivamente por um médico-veterinário.
Vários dos sintomas são semelhantes aos de outras doenças e o tratamento exige acompanhamento profissional e dedicação do tutor.
O papel do tutor é fundamental para o mapeamento dos sintomas que se dividem em mudanças comportamentais e problemas físicos.
Ao notar qualquer alteração, é importante levar o pet ao médico-veterinário e dividir com ele a rotina do animal, o comportamento e o que mais for necessário. Esses são elementos importantes para o diagnóstico da depressão em cachorro e de outras doenças.
Após o veterinário diagnosticar que o pet está com depressão, o tratamento será desenvolvido a partir das causas da doença. Isso pode envolver a utilização de medicamento, bem como mudanças na rotina do animal.
Hoje contamos com veterinários especialistas em comportamento animal e outros profissionais, como adestradores, que podem dar apoio no cuidado com a saúde e o bem-estar do seu cãozinho.
Quais são as causas do cachorro com depressão
A perda é uma das causas mais comuns, por exemplo de uma companhia ou distanciamento do tutor. Além disso, outro motivo comum da depressão em cachorro é a mudança.
Pode ser mudança de ambiente, na rotina ou então um novo membro na família, como uma criança ou um outro pet. Conheça outras causas:
-Mudança de ambiente;
-Maus-tratos;
-Chegada de uma criança na família;
-Adoção de um novo animal de estimação;
-Morte de um membro da família ou de outro pet;
-Adestramento inadequado, por meio de punição;
-Ausência de alguém que o pet possa interagir;
-Sentimento de abandono.
São inúmeras as causas que podem levar um cachorro a um quadro de problemas psicológicos, e esses podem ser alguns dos gatilhos.
Por isso, é necessário prestar atenção os sinais que indicam a depressão canina. Conheça alguns dos principais sintomas.
Sintomas: como saber se seu cachorro tem depressão?
Os sintomas de cachorro com depressão podem variar e muito! Por isso, é importante conhecê-los e atentar-se aos sinais para saber a hora de buscar ajuda veterinária para a saúde psicológica e física do seu pet.
Os sinais podem aparecer tanto com mudanças comportamentais como com consequências físicas.
Fique atento às principais:
-Prostração, ou seja, debilitado ou fraco;
-Falta de apetite;
-Perda de peso;
-Mudança nos hábitos de sono;
-Agressividade;
-Pouca afetividade;
-Lambedura excessiva;
-Coceira compulsiva;
Além disso, é possível notar que eles não se sentem felizes em atividades que antes se sentiam entusiasmados.
No entanto, devemos tomar cuidado pois esses sinais podem estar, na verdade, indicando outros problemas de saúde, como por exemplo, artrite, infecções e dores podem apresentar também esses sinais. Todos esses fatores tornam fundamental a visita ao médico-veterinário.
Depressão canina pode matar?
Pela forte mudança comportamental e física do animal, é possível afirmar que depressão canina é um problema gravíssimo. Afinal, é a partir da depressão que vários outros problemas psicológicos e físicos podem ser encadeados.
A depressão em cachorro pode matar, já que é responsável por diversos impactos na saúde. Entre os mais graves está o emagrecimento, a falta de alimentação e atividade física.
Cachorro com depressão: o que fazer?
É sempre importante ressaltar que o diagnóstico e o tratamento para cachorro com depressão só devem ser realizados por um médico-veterinário. O tutor não possui a formação técnica e a experiência necessária para realizar a avaliação clínica, os exames laboratoriais e nem indicar um tratamento adequado, seguro e eficaz.
Tratar doenças em animais por conta própria gera diversos riscos e normalmente não promove resultados positivos.
Outro cuidado de extrema importância é não exagerar na atenção que será dada ao animal em momentos de tristeza. Assim, evita-se que ele entenda que está sendo recompensado por tal comportamento.
Perceba que o tratamento da depressão em cachorro pode incluir medicação e mudanças na rotina, nos cuidados e no treinamento do animal. Por isso, procure um adestrador profissional que trabalhe com técnicas modernas e científicas para ter um tratamento completo e eficaz.
Cachorro com depressão: medicamentos
Normalmente diferentes tipos de atividades e medicamentos são associados pelos veterinários. Desde remédios alopáticos, até medicamentos homeopáticos. Além disso, são comuns mudanças no ambiente e na rotina, passeios regulares e muito carinho e amor.
Os medicamentos são responsáveis por equilibrar as funções químicas naturais do cérebro. O médico-veterinário pode concluir que isso seja necessário. O enriquecimento ambiental é uma técnica que muitas vezes complementa o tratamento ou até é feita de forma isolada.
isso porque, ele consiste em realizar melhorias no local onde o animal fica, como colocar brinquedos estimulantes. Também faz parte do tratamento para cachorro com depressão a inclusão de atividades, como passeios, brincadeiras com o tutor e até idas na creche para cachorro.
Os Dog Walkers da Pet Anjo são grandes aliados para a melhoria física e comportamental de cães diagnosticados com depressão. Esses profissionais acrescentam exercícios, interação e qualidade de vida na rotina dos nossos bichinhos.
Quanto tempo dura a depressão de um cachorro?
Há uma grande diferença entre seres humanos e os animais quando o assunto é comportamento e respostas às intervenções. Isso quer dizer que, dificilmente a depressão canina dura períodos muito longo
Aliás, a maioria dos animais se recupera rapidamente. Mas claro, sempre com a orientação de um profissional.
Afinal, como evitar a depressão canina?
Há muitas maneiras de prevenir a depressão canina. A primeira ação que você pode fazer é manter sempre a rotina de passeios, brincadeiras e interações com humanos e outros animais. Assim como o tédio pode ser bastante danoso para nós, ele também é muito prejudicial aos cães.
Os cães que mantêm uma rotina saudável têm menos chances de desenvolver a depressão. Caso você não tenha tempo de passear diariamente, procure os serviços de um Dog Walker de confiança. Outra solução que os cães adoram é passar o dia em uma Creche Pet ou com um cuidador.
A quantidade de passeios e interação depende muito da sua rotina e do perfil comportamental do animal. Um veterinário ou um adestrador podem ajudá-lo a definir qual o roteiro ideal de atividades do seu cãozinho.
Como evitar a depressão canina: não deixe o pet sozinho
Outro fator que ajuda muito a evitar a doença é não deixar o cachorro muito tempo sozinho ou, se isso for imprescindível, saiba quanto tempo o seu cachorro pode ficar sozinho e invista no enriquecimento ambiental.
Você trabalha o dia todo e não tem como dar a atenção que seu pet precisa e merece? Hoje existem vários serviços para dar suporte aos tutores mais atarefados.
Os profissionais que atuam como Pet Sitter, por exemplo, podem ajudar muito. Além de dar o conforto e o carinho de uma família de verdade, seu pet terá atenção durante todo o dia, pode ir passear, andar em parques e brincar muito!
Agora você já sabe que a depressão canina é muito perigosa, mas também conhece os principais sinais de alerta de que é hora de procurar ajuda especializada. Conte com a Pet Anjo para manter seu cachorro sempre feliz e saudável.