Como Parar um cachorro solto que esteja atacando você

O que você pode fazer se o seu passeio com o cachorro na coleira está indo tudo bem e de repente um cachorro sem coleira corre pra cima de vocês? Como o seu cão se comporta nessa situação? Os nossos cachorros não se comportam tão bem nessas situações, e elas acontecem bem mais do que gostaríamos. O pior é que quando isso acontece, o dono do outro cachorro sempre grita “fica tranquilo! Ele é calmo”.

Veja, demora um tempo até que o seu cachorro se acostume com a presença do outro. Então, não importa o quão calmo o outro cachorro é, o seu cão provavelmente não vai gostar dessa situação. Pode ser até pior, o seu cachorro pode não agir de forma tão calma com o cachorro sem coleira.

Cachorro bravo

Quando um cachorro está na coleira, claramente ele se sente muito desconfortável quando um cachorro sem coleira corre e invade “seu espaço”. O estresse se dá pois o seu cachorro está preso a uma coleira e não há opção de evitar o contato com o outro cão, sendo eles calmos ou não. Como um dono responsável, você deve ser capaz de controlar essas situações para o seu cachorro. Esteja preparado para avaliar a situação rapidamente e usar umas das táticas que apresentamos a seguir:

 

Bloqueio

Se o cachorro que está sem coleira está vindo na direção do seu cão e não parece ser agressivo, fique na frente do seu cachorro e use o seu corpo de bloqueio. Fique com o corpo erguido, sério, estique a mão com um sinal de pare e fale de forma firme “Não” ou “Pare”.

 

Alarmar

 

Se você não tem certeza se um simples pacote de corpo funcionará, tente a técnica  bloquear-e-alarmar (“block-and-startle”). Carregue um guarda chuva quando você passear com seu cão e se outro cão se aproximar de você rapidamente, abra o guarda chuva em direção ao outro cão. Um guarda chuva é um bom dispositivo porque ele irá alarmar o cão que estiver se aproximando enquanto isto fornece uma barreira física e visual.

 

Spray

 

Se você se sentir que você e seu cachorro estão em perigo, você pode optar em usar um spray inofensivo de algum tipo. Eu ouvi falar que ar comprimido funciona bem nessas circunstâncias. Há também produtos com base em citronela feitos exatamente para essas situações. Qualquer tipo de spray que você usar, nunca use spray de pimenta. É desumano e perigoso. O vento pode assoprar na direção errada e você pode acabar com spray de pimenta nos olhos do seu cachorro ou nos seus. Spray de pimenta é uma má ideia.

 

Na maioria das cidades, há parques de cachorros ou praias que permitem cães que permitem que brinquem sem a coleira. Isto é ótimo para os cães que estão nestas condições. Mas há donos de pets que soltam a coleira em lugares onde não são permitidos tal prática porque isto é mais fácil para seus cães. Se pessoas não respeitarem as leis, no entanto, sempre é bom estar preparado.


Aprenda mais sobre comportamento canino aqui


9 dicas para se proteger de um ataque:

 

Cao bravo 

 

-Mantenha a calma

-Fique rígido e parado

-Não tente correr

_Distraia o cão com outro objeto

-Olhe para o cachorro e ordene “vá embora“

-Lute contra um cão que ataca

-Use seu peso a seu favor

-Proteja o rosto, o peito e a garganta

-Deixe o lugar lentamente e com cuidado.

Caso você ou seu filho seja mordido por um cachorro. O que fazer?

  1. Obtenha atendimento médico imediato.
  2. Fale com seu filho e monitore seu comportamento mesmo depois do incidente.
  3. Instruir outras pessoas e crianças permanecerem longe e quieto, se o cachorro que o atacou estiver por perto.
  4. Mordidas de animais podem facilmente infectar você caso o animal tenha alguma doença, uma visita ao médico é essencial caso a mordida tenha sido grave.
  5. Caso o dono do cachorro esteja no local, pergunte-o sobre as vacinas do animal, sua saúde ou a do seu filho são importantes.Curso dog walking academy
Comente com Facebook