Como tratar ansiedade de separação de cachorro

Cachorro com ansiedade de separação - Pet Anjo

Dois dos comportamentos que mais incomodam os tutores são destruição das coisas da casa, e xixi e coco fora do lugar. E o que mais incomoda os vizinhos são cachorros latindo quando o pet está sozinho não é mesmo?
Apesar desses problemas poderem ser relacionados à falta de educação básica, tédio, falta de exercício e outras questões, quando eles aparecem em conjunto, e apenas quando o pet está sozinho em casa, na maioria das vezes indicam a famosa síndrome da ansiedade de separação, que é cada vez mais comum nos cães.

Uma pesquisadora dos EUA chamada Debra Horwitz diz que de 20 a 40% dos atendimentos comportamentais são de casos de ansiedade de separação.

Quais são os sintomas da ansiedade de separação?

Os cães que sofrem de ansiedade de separação sofrem de estresse agudo quando têm que ficar sozinhos. Eles passam a apresentar comportamentos de estresse, ansiedade, medo ou até fobia quando percebem ou antecipam que vão ser deixados sozinhos. Veja alguns sintomas da ansiedade:
– Acompanham o tutor para todo lugar que vai,
– Ficam ofegantes,
– Babam muito,
– Não se alimentam e recusam o alimento,
– Andam no perímetro do local ou arranham sem parar o mesmo local ou objeto,



E quando o cachorro está sozinho ou o tutor não tá presente, eles:
– Vocalizam muito (latidos, choro, uivos),
– Urinam ou defecam dentro da casa (ou em local que não costuma fazer),
– Destroem objetos com cheiro forte do tutor, como roupas, sapatos, móveis de muito uso e controles remotos, ou pontos de saída da casa, como portas, cortinas, maçanetas, piso próximo a pontos de saída e portões,
– Movem os objetos da casa,
– Podem vomitar e ter diarréia,
– Ficam super inquietos, andando de um lado pro outro, ou paralisam totalmente, não se mexem, as vezes suam tanto que as patas ficam molhadas e você consegue até ver marcas de patas no chão

Como saber se meu cão sofre de ansiedade de separação?

Você deve estar se perguntando: como eu vou saber que se meu cão faz isso, se ele faz isso quando eu não to em casa? Sempre damos a mesma dica, que parece boba, mas funciona muito: utilize uma câmera!
Esses sinais podem facilmente ser avaliadas através de filmagens enquanto o cão está sozinho – monte uma câmera e deixa filmando enquanto você sai! Parece loucura, mas ansiedade de separação é uma questão séria, não uma “fase”, “frescura”, “coisa de cachorro mimado”, ou “cachorro humanizado” como já ouvimos falar. O animal que sofre com ansiedade de separação realmente sofre e precisa de ajuda – ele não sabe ficar sozinho e infelizmente muitas pessoas abandonam seu cão por causa disso.

Como identificar os sintomas e tratar a ansiedade de separação?

Como quase tudo na medicina veterinária e comportamento animal, existem casos e casos. Alguns cães apresentam apenas alguns dos sinais, bem leves, outros não. Alguns apresentam um quadro grave, avançado, com diversas complicações, um nível de estresse altíssimo e qualidade de vida super afetada.
Se seu cão mostra apenas alguns sinais isolados de desconforto, mas consegue ficar sozinho em casa sem grandes problemas, recomendo que você veja os exercícios do video abaixo, pois poderão  te ajudar a enriquecer o seu relacionamento com seu cão e a ensinar ele a ter mais independência:

Já, se seu cão com grande frequência destrói coisas em casa, tenta fugir, vocaliza, saliva muito, faz xixi ou coco pela casa toda quando está sozinho ou sem você, seu cão precisa muito mais do que esse video! Ele precisa do seu comprometimento, respeito e de um acompanhamento profissional (claro, de um profissional que não trabalhe com técnicas punitivas! Sem dor, sem puxões, sem enforcador, sem choque – com técnicas modernas e científicas).

Preparamos um material bem legal sobre como lidar com cachorro agitados, se você quiser entender melhor, baixe nosso ebook clicando aqui.

Comente com Facebook
0 Comments

Leave a Comment