Todo cachorro gosta de retribuir o amor e carinho que recebe, mas é claro, além dos infinitos carinhos, os tutores precisam saber e garantir os cuidados com cães.

Isso porque, os cuidados com cães são uma forma de prevenção importante, uma vez que essas ações prezam pela saúde e bem-estar do animal.

Por isso, elaboramos uma lista com cuidados essenciais que todo cachorro precisa, entre eles estão:

1. Faça passeios diários e brincadeiras com o seu cachorro;

2. Crie uma rotina de alimentação e mantenha a água sempre fresca;

3. Reserve um tempo para o banho dele;

4. Realize a vacinação anual para cães adultos;

5. Mantenha a vermifugação em dia;

6. Garanta as antipulgas e remédio para carrapato em dia;

7. Realize as vacinações necessárias para os filhotes;

8. Leve o cão ao médico-veterinário regularmente.

Confira todos os detalhes da lista com cuidados essenciais que todo cachorro precisa

Como deve ser a rotina do cachorro?

Assim como os seres humanos, os cachorros também precisam de uma rotina para que não fiquem entediados, além disso os passeios trazem benefícios para a saúde do animal.

Ou seja, ter uma certa rotina diária de alimentação, passeios e brincadeiras, e separar um dia específico para os momentos de banho são muito importantes para que você consiga cuidar do seu pet de forma saudável.

Confira abaixo as melhores práticas para uma rotina que faça bem para o cão de maneira física assim como para a sua saúde.

Faça passeios diários e brincadeiras com o seu cachorro

Além de ser um hábito que os cães adoram, o passeio também é uma atividade física para o pet.

Pois levar o cão para passear envolve brincadeiras, entretenimento, socialização com outros cães e maior interação com o dono.

Além disso, os passeios diários geram inúmeros benéficos a saúde do cachorro, mas lembre-se, a duração do passeio vai depender da raça, porte e personalidade do cão.

Por isso, consulte um médico-veterinário para que ele leve em consideração as necessidades e particularidades do cachorro. E assim, possa indicar as melhores práticas e horários que não sejam prejudiciais à saúde do animal.

E caso você tenha uma rotina muito agitada, a melhor opção é contratar um Dog Walker para que o cão fique saudável, feliz e realize passeios educativos.

Como deve ser a rotina do cachorro?

Cuidados com cães: crie uma rotina de alimentação e hidratação

Além de fornecer uma alimentação saudável, ou até mesmo uma alimentação natural para o seu cão, acostume-o a comer sempre no mesmo horário.

Outro ponto importante é estar atento a quantidade de alimentação fornecida ao pet, para que não tenha exageros ou até mesmo uma pouca quantidade. Por isso, leve em consideração a raça, porte e as orientações de um profissional.

Também é muito importante manter o cão bem hidratado com água fresca, e o seu bebedouro deve sempre estar abastecido.

Reserve um tempo para banhá-lo

Manter a higienização também faz parte da saúde e bem-estar do cão. Por isso, mantenha o cachorro limpo e de preferência com banho a cada 15 dias.

Ah, e nas épocas mais frias do ano, o banho em cachorro ainda continua sendo necessário. Mas em todo caso, é preciso ter um cuidado especial ao dar banho em cachorro no frio ou no calor.

Cachorro tomando banho

Cuidados com cães: medidas preventivas anuais

Essa é a maneira mais segura de garantir a saúde e qualidade de vida do seu cachorro.

Por isso, esteja sempre com a carteira de vacinação do seu pet em dia, principalmente se o cão costuma visitar espaços públicos.

Confira abaixo quais são as vacinações anuais e essenciais para os cuidados com cães

Vacinação anual para cães adultos

Eles devem ser vacinados anualmente com as vacinas V10 ou V8.  Pois elas protegem o cão de doenças terríveis como, cinomose, parvovirose, leptospirose e outras enfermidades graves que podem levar o animal à óbito.

Assim como a vacinação contra raiva, por isso, o reforço deve ocorrer anualmente.

Cuidados com cães: mantenha a vacinação em dia

Mantenha a vermifugação em dia

A vermifugação do cachorro precisa ser feita periodicamente para evitar diversas doenças causadas por parasitas internos.

Uma vez que a transmissão pode acontecer durante os passeios na rua, com alimentos ou até mesmo o ato de comer ou lamber algo no chão.

Por isso, mantenha a vermifugação em dia pois esses remédios eliminam os vermes. No entanto, os vermífugos possuem posologias diferentes que variam de acordo com o peso do cachorro.

Então, procure um médico-veterinário para definir qual o período, a dosagem e o vermífugo ideal para seu cão de estimação.

Antipulgas e remédio para carrapato

Esses medicamentos são responsáveis por deixar seu cachorro livre de pulgas, carrapatos, piolhos e mosquitos, com isso, evitando diversas doenças.

Além disso, os métodos preventivos para evitar esses parasitas estão disponíveis em diversos formatos, como coleiras, pipetas, sprays e até medicamentos orais.

No entanto, as antipulgas possuem períodos de atuação diferentes. Por isso, converse com seu médico-veterinário e defina o que funciona melhor para seu cão.

Cuidados com cães: medidas preventivas para cães filhotes

Cuidados com cães: medidas preventivas para cães filhotes

Os filhotes precisam de alguns cuidados especiais e diferentes dos cachorros adultos. Além disso, quando se trata de filhotes, as vacinas precisam ser aplicadas no momento certo. As primeiras vacinas de cachorros filhotes são as vacinas múltiplas e antirrábica.

Portanto, os filhotes devem tomar a vacina V10 ou V8, também conhecidas como múltiplas. E a vacinação antirrábica deve ser aplicada para evitar a doença da raiva, pois é considera uma doença muito grave e que pode ser transmitida para os seres humanos.

E, após completar 1 ano de idade as vacinas V10/V8 e Antirrábica devem ser repetidas anualmente. Por fim, de maneira geral, os cães devem ser levados em consultas rotineiras com um médico-veterinário para garantir a saúde e felicidade do seu animal de estimação.

Comente com Facebook