Cuidados com coelho que todo tutor precisa saber
Assim como todo animal, existem cuidados com coelho que são considerados indispensáveis para garantir a saúde e bem-estar do animal.
Coelhos são animais inteligentes e sociáveis, que precisam de afeição, e podem se tornar uma ótima companhia se tiverem a chance de interagir com os familiares humanos.
Pensando em todos os cuidados que um coelho necessita, montamos uma lista de como cuidar de coelhos. Lembrando que estes não substituem a visita a um médico-veterinário para a avaliação clínica do seu animal.
Quais os cuidados necessários para criar um coelho?
Para a criação de um coelho saudável e sem comportamentos rebeldes, é preciso lhe dar espaço, água, alimentação adequada, banheiro, brinquedos e muito companheirismo ao animal.
O ideal é que machos e fêmeas devidamente castrados convivam e cresçam juntos em seu seu novo lar. Confira a seguir os cuidados com coelho de estimação.
Cuidados com coelho: alimentação
Assim como nós, os coelhos apreciam uma boa refeição, sua alimentação deve ser bem variada e balanceada.
É comum vermos imagens de coelhos comendo cenouras, este é um alimento rico em cálcio e por isso deve ser ofertado com moderação.
Além disso, o crescimento dos dentes dos coelhos ocorre de forma contínua durante toda sua vida.
Para evitar que os dentes fiquem muito grandes e dificultem a alimentação do bichinho ofereça sempre alimentos que o coelho possa roer, ricos em fibras. Isso porque, A alimentação dos coelhos também serve para desgastar seus dentes.
No Brasil existe uma grande diversidade de folhas e vegetais que podem ser ofertadas junto com a ração própria para coelhos. Desta forma é possível garantir as vitaminas e nutrientes necessários para a vida de seu coelho.
Fique sempre atento aos dentes de seu roedor. Além disso, deve sempre haver água limpa e fresca ao alcance de seu amigo.
Como cuidar da higiene de um coelho?
De forma geral, os coelhos fazem muito xixi e coco. Ao adotar um pet é preciso estar ciente de que haverá muito manejo de dejetos.
Deixe uma caixa de areia no canto em que ele costumar fazer necessidades para que ele possa aprender o lugar certo de faze-las.
Quando se trata de banho em coelho, dificilmente o animal precisará tomar um.
Isso porque, eles cuidam da própria limpeza, da mesma maneira como os gatos faze. Portanto, uma ótima opção é levá-lo para a tosa higiênica com o profissional adequado, evitando assim, o acúmulo de sujeiras em regiões sensíveis
Cuidados com coelho: ambiente
Para garantir o bem estar de seu coelho, permita que ele tenha um tempo de passeio pela casa. Garanta que ele tenha uma gaiola grande o suficiente para proporcionar bem estar nos momentos em que ele estiver enclausurado.
Separe um espaço adequado pois esses peludos costumam roer móveis, tapetes, cortinas e, o mais perigoso de todos: fios elétricos. Portanto, deve-se ter um cuidado maior para que esses objetos sejam tirados do alcance do bichinho.
Socialização
Coelhos também precisam de momentos de socialização e enriquecimento ambiental adequado. Por isso, não deixe de dar carinho e proporcionar objetos e situações que estimulem o animal.
Dê bastante atenção ao seu coelho, oferte objetos mastigáveis e brinquedos para que ele se distraia e não pense em mastigar o que não deve.
Uma caixa de papelão com capim dentro (ou outra verdura) é uma forma barata de entreter seu amigo.
Assim como filhotes de outras espécies, coelhos jovens (com menos de um ano) costumam ser mais travessos e precisam de mais atenção e confinamento do que um coelho mais velho.
Saúde do Coelho
Assim como com qualquer outro animal, é preciso estar sempre atento aos sinais de saúde de seu bichinho para buscar ajuda quando necessário.
Os problemas de saúde de coelhos mais comuns são: Obstrução intestinal e desequilíbrio no balanço de bactérias do aparelho digestivo e infecções por bactéria.
Se você adotou um coelho, procure um veterinário especializado em quem você confie antes de haver uma emergência. Não são todos os veterinários que cuidam de coelhos, sendo interessante já possuir um contato antes de haver um problema ou emergência.
Castração de coelho
Embora a maioria dos coelhos possa aprender a usar a caixa de areia, os hormônios podem influenciar animais não castrados a marcar território.
Castrando seu coelho, é comum ocorrer a diminuição do hábito de mastigar objetos, facilitar o uso da caixa de areia, amenizar a agressividade por espaço e proporcionar uma vida longa e feliz. Consulte um veterinário especializado.
Coelhos e outros animais
Coelhos que frequentam a casa podem conviver bem com gatos, assim como com cães bem educados.
O cão deve ser treinado e responder comandos antes de ser exposto à um coelho livre. Supervisão é necessária para garantir o controle dos impulsos brincalhões do cachorro.
Agora que você já sabe todos os cuidados com coelhos, que tal acessar o site ou aplicativo da Pet Anjo e contratar um Pet Sitter para coelhos especialista em cuidados?
O profissional parceiro vai até a sua casa para garantir todos os cuidados com o coelho. Sendo eles a alimentação, limpeza, carinho e diversão enquanto você estiver fora.