Dia Mundial dos Animais: saiba tudo sobre a data
Em 04 de outubro é celebrado o Dia Mundial dos Animais. A data tem como objetivo celebrar a vida de todas as espécies e ressaltar a importância da preservação dos animais no meio ambiente.
Pensando na grande influência que os animais selvagens e domésticos têm na vida dos seres humanos e no ecossistema, preparamos um conteúdo completo sobre a origem do Dia dos Animais, e, o que nós, seres humanos, podemos fazer para contribuir para a preservação da vida animal.
Por que Dia 4 de outubro é dia dos animais?
O Dia dos Animais foi definido para ser celebrado no dia oficial de São Francisco de Assis, muito conhecido por ser o santo protetor dos animais.
A decisão foi tomada no dia 8 de maio de 1931, em Florença, na Itália, quando os órgãos de proteção aos animais se reuniram no International Protection Congress com o propósito de definir uma data específica para a celebração anual dos direitos e preservação dos bichinhos.
Assim, a data estabelecida para a comemoração do Dia Mundial dos Animais foi 04 de outubro.
Qual a importância do Dia Mundial dos Animais?
A fauna possui uma função de extrema importância no meio ambiente, uma vez que a existência de todas as espécies de animais contribui para o equilíbrio e manutenção da natureza.
Além dos inúmeros benefícios que geram a ambos. Isso porque, eles são responsáveis pela separação de sementes das árvores, controlam populações de espécies e até produzem remédios importantes para a cura de muitas doenças.
Por isso, o Dia Mundial dos Animais ressalta a importância da proteção, preservação e combate ao tráfico ilegal de animais silvestres.
Dessa maneira, a data tem como principal premissa a conscientização contra maus-tratos e a vulnerabilidade da vida de todas as espécies.
Como ajudar a preservar a vida animal?
Existem diversas maneiras de contribuir para a preservação da vida animal, confira a seguir como você pode participar desse movimento.
– Prefira adotar um animal em vez de comprá-lo;
– Não use produtos testados em animais;
– Não compre roupas feitas com pele ou pelos de animais;
– Denuncie maus-tratos aos animais;
– Seja voluntário em instituições com foco em proteger animais ou o meio ambiente;
– Evite apoiar setores que usam animais como entretenimento, como circos que incluem bichos nos espetáculos, por exemplo.
Maus-tratos aos animais: sabia como identificar
Conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605), maltratar animais é crime.
E, uma das principais maneiras de ajudar na preservção da vida animal, é a denúncia de maus-tratos.
Além disso, em setembro de 2020, houve o aumento de pena para quem praticar atos violentos contra animais, sendo assim, a reclusão passa a ser de dois a cinco anos, com multa e proibição de guarda. Confira a seguir o que é considerado maus-tratos:
– Abandonar animais domésticos nas ruas;
– Envenenar, mutilar ou ferir animais;
– Criar espécies silvestres;
– Forçar os bichinhos ao cansaço extremo;
– Não garantir comida e água ao animal doméstico;
– Não cuidar da higiene do animal;
– Expor o animal ao sol, frio ou chuva extrema;
– Negar assistência veterinária, caso seja preciso;
– Manter o animal em local muito pequeno e sem possibilidade de circulação.
Como denunciar maus-tratos aos animais
Contudo, se você presenciar alguma dessas situações citadas acima, não hesite, denuncie. Porque a vida de um animal pode estar em risco.
Então, para ajudá-lo, vá até uma delegacia ou denuncie por telefone ligando para a Polícia Militar (190). Se o animal for silvestre ou faz parte dos animais exóticos que não podem ser domesticados, o Ibama deve ser contatado (0800 061 8080).
Agora você já sabe tudo sobre o Dia Mundial dos Animais e como todas as espécies são importantes para a humanidade e meio ambiente. Lembre-se que as pequenas ações ajudam a preservar a vida animal e consequentemente a vida humana.