Diarreia em Cães – O que fazer

dog-poop-dna-test-2-e1428333853403

Diarreia em Cães – O que fazer?

Alguns podem achar estranho ou até mesmo nojento, mas, analisar as fezes do seu cachorro é um ótimo hábito e que deve ser comum a todo tutor de um peludo. As necessidades dos nossos pequenos dizem muito sobre a saúde deles.  Em geral, as fezes devem ser da mesma cor, tamanho e consistência em todas as situações.

Alguns fatores podem causar variações nestes pontos. Alguns desses principais fatores são:

  • – Alteração da Dieta
  • – Estresse
  • – Infecções

Alguns casos de diarreia podem ser um pouco mais sérios e precisam de uma atenção maior. Esses casos, geralmente, acontecem quando o cão se recusa a comer e/ou beber água, vomita ou fica tentando vomitar com certa frequência. Caso seu pequeno apresente algum desses comportamentos, não pense duas vezes antes de levá-lo ao veterinário.

Se o veterinário concluir que seu pequeno realmente está com algum problema que deve ser tratado, ele certamente pedirá uma amostra das fezes do seu dog. Lembre-se sempre de que quanto mais “frescas” estiverem as fezes, melhores e mais precisos serão os resultados.

meu cachorro está com diarreia

Apesar de as fezes dos nossos peludos sejam, normalmente, em tons de marrom, algumas variações nas cores e consistência podem indicar um problema.

Alguns casos que merecem atenção:

1 – Fezes com Sangue ou Muco:

Geralmente esses casos são causados por inflamação no intestino groso, onde as mucosas são secretadas para proteger o revestimento intestinal. Mas, não precisa ficar desesperado! Esses sinais, não necessariamente indicam algum problema sério ou emergência. Mas, é válido ficar atento para garantir que você ficará sabendo caso hajam mudanças mais pra frente.

2 – Fezes Moles ou Líquidas:

Como no caso anterior, esses sinais podem não indicar nenhum problema mais grave. Caso você não tenha percebido nenhuma alteração no comportamento do seu pet, não precisa se preocupar. Se as fezes continuarem com essa consistência pelas 48 horas seguintes, consulte um médico veterinário para garantir que ele realmente esteja bem.

meu cachorro está com diarreia

3 – Fezes Muito Sangue:

Caso seu pequeno esteja fazendo suas fezes com um volume de sangue considerável, leve-o imediatamente ao veterinário. Não espere ele fazer suas necessidades de novo para ver se voltará ao normal. Especialmente se seu cachorro for de pequeno porte. Isso pode ser sinal de uma condição comum chamada gastroenterite hemorrágica.

4 – Fezes Muito Escuras:

Se as fezes do seu cachorro estiverem muito escuras, ela pode estar indicando que existe algum sangramento acima do aparelho gastrointestinal. Se você perceber que o cocô do seu cachorrinho estiver com essas características, leve-o ao veterinário de imediato. Esses casos são muito comuns em cães que, acidentalmente, comeram veneno para ratos. Para garantir que seu pequeno fique bem, consulte um veterinário o quanto antes.

5 – Fezes Amarelas ou Laranja:

Fezes amarelas ou laranjas podem indicar o desenvolvimento de alguma doença hepática ou biliar. Uma visita ao veterinário também é bem vinda.

6 – Fezes Cinzas:

Um possível indicador de digestão inadequada e má absorção dos nutrientes do intestino delgado. Esse tipo de fezes é típico de insuficiência renal exócrina – uma doença onde o pâncreas não exerce suas funções como deveria. Fazendo com que o corpo não absorva todos os nutrientes dos alimentos.

Como saber se meu cachorro está com diarreia

7 – Fezes Verdes:

Apesar de serem casos raros, fezes esverdeadas também podem ser um sinal de que seu pequeno pode ter comido algum veneno para outro animal. Não pense duas vezes antes de levá-lo ao veterinário.

 

 

8 – Fezes com Vermes:

Na maior parte das vezes, você não vai ver vermes nas fezes do seu pequeno. Geralmente esses vermes (principalmente seus ovos) são encontrados quando as fezes são analisadas com microscópios. Podendo identificar qual o tipo de parasita pelo formato dos ovos. Apesar de não ser tão comum, em alguns casos, você poderá ver um spaghetti nas fezes do seu peludo. Esses casos apesar de não serem muito comuns, acontecem mais com filhotes. Mesmo podendo assustar alguns tutores, esse tipo de fezes não necessariamente indicam alguma emergência.

Estes são os principais tipos de fezes que você pode encontrar e achar que algo não está indo bem com a saúde do seu cãozinho. É sempre importante lembrar que na dúvida, é melhor pecar pelo excesso de cuidado e levá-lo ao veterinário do que pela falta de cuidado.

cachorro com diarreia - ajuda

Comente com Facebook
0 Comments

Leave a Comment