Dog Walker: como passear com cão que late para tudo?

Passear com um cão que late para tudo ou se atira quando está passeando com guia não é divertido, especialmente para um dog walker. Esse comportamento do cachorro é uma reação de defesa que pode significar muita coisa.

Quando um cão está se sentindo incomodado, desconfortável ou frustrado com algo, ele tende a latir ou parecer agressivo… É como se fosse um teatro: ele está atuando como um personagem! Os cães fazem isso na esperança de afastar a fonte de incômodo. Além disso, dessa maneira lidam com a frustração, já que não podem correr para longe dali. Inclusive quando estão em um ambiente diferente, como hospedado na casa de outra pessoa.

Um cão que não está preso à guia teria liberdade para manter distância daquilo que o deixa incomodado, mas um preso não pode. É por esse motivo que eles latem para o que encontram na rua, quando estão com a guia. Quando latir afasta o que o incomoda, o cão aprende que esse comportamento funciona, tem o efeito esperado.

dog walker cachorro latindo para tudo

Cães tendem a latir para afastar o que os incomodam

O latir do cachorro, porém, acaba por deixar o tutor ou dogwalker tensos e nervosos. Isso, por consequência, é transmitido através da guia. E acaba por transformar o passeio, que deveria ser divertido, em algo incômodo. Faz com que o animal e o humano fiquem presos num ciclo de tensão negativa.

Felizmente, há maneiras de ajudar um cão a parar de se comportar desse jeito. Um passeador de cães profissional, por exemplo, poderá ajudar. E é isso que veremos hoje neste artigo: maneiras de passear com um cão que late para tudo.

 

Dog walker: como treinar e passear

A primeira coisa que o dog walker fará para ajudar o seu cachorro é encontrar o que incomoda. Precisará fazer o cão perceber que aquilo não é motivo para deixá-lo desconfortável e ele não precisa se preocupar. Mostrará que aquilo não é mais um problema, pelo contrário: poderá se tornar algo bom.

Se o seu cão é sociável dentro de casa, mas se frustra com os estímulos da rua, o passeador de cães irá mostrar que comportamento mais agressivo e latir não vale a pena. E, claro, que o comportamento mais calmo deixará o passeio mais legal, e trará boas recompensas.

Caso o cão não se acalme, ou já esteja muito nervoso, não brigue, grite, puna (aliás, em nenhuma situação faça isso). Apenas afaste-o do caminho ao que o incomoda, e aguarde tentando distrai-lo do estímulo, até ele se acalmar. Se seu dogwalker algum dia comentou que você tem que ser o líder, gritar, dar algum puxão na guia, algum tipo de “toque”, etc: desconfie!

Passear com um cão que late para tudo pode não ser a tarefa fácil, mas nada melhor do que ver nosso cão feliz. E para isso precisamos ter cuidado com ele, não é mesmo?

dog walker encontre

Clique e encontre um dog walker

Dog walker bom não pune o cão

Muitos cães se comportam desse jeito, latindo e se atirando por causa de insegurança, então não devemos o punir por ter medo. Se um passeador de cachorros está caminhando com um cão que late para tudo, ele tem que ter cuidado extra com seus comportamentos.

É melhor você dar ao seu animalzinho algo a mais para fazer do que puni-lo. Por exemplo: pedir para ele sentar, olhar pra você, esperar… E então reforça-lo por fazer isso, esse comportamento. Assim o cão se sentirá mais confortável e não ficará com medo e frustrado.

dog walker cachorro que late para tudo

Punição nunca é a melhor solução

Sem falar que ao punir, o dog walker ou tutor não ensinará absolutamente nada ao cão. Apenas deixará o cão mais ansioso, nervoso e consequentemente, mais reativo aos estímulos ao redor. Mesmo punindo rapidamente, logo após o comportamento, não adiantará nada.

 

Dog walker: técnicas para melhorar o comportamento do cão

É possível usar técnicas modernas e científicas que podem mudar o modo  como seu cão olha para o mundo. Um dogwalker pode aplicar essas técnicas quando for passear com o cão, por exemplo. Mas também é importante tirar um tempinho para se dedicar ao seu amigo peludo, nos finais de semana, por exemplo.

Um dog-walker profissional poderá aplicar a seguinte técnica, por exemplo:

Quando um cão vê outro cão à certa distância: o que pode acontecer nesses momentos é o cão ficar curioso, às vezes frustrado por não conseguir ir até ele,  e acabar por latir. Nesses momentos o dogwalker irá atrair a atenção do cão para outra coisa, distrai-lo, e recompensa-lo logo em seguida. Com seu brinquedo favorito ou algum petisco bem gostoso. Assim, o cão perceberá que ver outro cão é algo que traz coisas boas. Desse jeito ele não latirá mais quando ver outro cão.

O treinamento envolve deixar o cão confortável. Sempre com uma distância, para que ele não se sinta incomodado com o outro cão. A medida que o seu cachorro for se sentindo mais calmo e menos agitado, o passeador de cachorros poderá se aproximar gradativamente do outro cão, assim, deixando o cão perceber que não há problema.

Lembre-se que punir o cão não mudará a forma como ele vê a situação. Já usar essas técnicas positivas podem realmente fazer o nosso cachorro não ficar mais desconfortável! Por esse motivo é importante a presença do passeador na vida de um cão. Ele saberá passear com o animal que late para tudo e aplicará as técnicas adequadas. Levando em conta, claro, que todo cão é diferente e precisa de atenção especial.

dog walker material educativo manual de enriquecimento ambiental

Clique e baixe o material “Manual de Enriquecimento Ambiental”

Quanto tempo demora um treinamento?

O treinamento pode demorar um pouco para funcionar, afinal é um processo de mudança comportamental. Mas a taxa de sucesso desse tipo de técnica é incrivelmente alta, sem falar que não tem consequências negativas para o cão. O importante é deixar o passeador de cães deixar o animal focado em outra coisa, até ele perceber que ter um cão perto dele não é nenhum problema.

Para lidar com essa questão, é necessário identificar primeiro a causa do desconforto. E isso por si só também demora algum tempo, até porque o dog walker irá criar um relacionamento de confiança com o cão no início. Só um profissional saberá a melhor forma de lidar com um cão agitado ou frustrado. Cada animalzinho merece um tempo e cuidado especial de treinamento, não é mesmo?

Viu como um dog walker pode ajudar a passear com um cão que late para tudo? Agora você já sabe como esse treinamento funciona e pode contratar profissionais para aplicar no seu amigo de quatro patas!

dog walker encontre um anjo

 

Comente com Facebook