Parvovírus: saiba tudo sobre a doença altamente contagiosa
O parvovírus, ou comumente conhecido como parvovirose, é uma doença infecciosa grave que pode acometer os cães, além disso, a enfermidade pode levar o animal a óbito.
Por isso, o tutor deve estar sempre atento, pois o primeiro sintoma é a diarreia com sangue, e a busca pelo tratamento precisa ser imediata.
Continue a leitura e descubra tudo sobre a doença, incluindo sintomas, prevenção e tratamento.
O que é parvovirose?
Sendo um vírus altamente contagioso, o parvovírus afeta o tracto intestinal e é conhecido por sua resistência a qualquer tipo de objeto ou superfície, como móveis, roupas, pisos e sapatos.
Como o cachorro pega a parvovirose?
A parvovirose é transmitida pelo parvovírus. Quando o cão tem contato com fezes infectadas, ou até mesmo ao ter contato com objetos e animais contaminados, facilitando assim a entrada do vírus em seu organismo.
Além disso, os cães podem ser acometidos pela doença em qualquer idade, mas é comum vermos em cachorros com menos de 1 ano de idade. Afinal, eles são mais frágeis e têm um sistema imunológico ainda em desenvolvimento. E, os vetores que carregam o vírus e transmitem a doença são os insetos e roedores.
Parvovirose passa para humanos?
Por ser altamente contagiosa, muitos tutores ficam em dúvida se a parvovirose é zoonose, ou seja, doença transmitida de animais para seres humanos ou vice-versa.
A resposta é não, a parvovirose canina não infecta humanos. No entanto, é necessário ter cuidados pois os humanos podem acabar levando a doença até o pet. Já que é possível levar o vírus em diversos tipos de objetos.
Quais são os sintomas da doença?
O vírus que é altamente resistente em qualquer ambiente, e o período normal de incubação é de 7 a 14 dias antes do aparecimento dos sintomas.
Os diversos sintomas podem incluir:
• Fezes com sangue;
• Febre;
• Vômito;
• Apatia;
• Prostração;
• Falta de apetite;
• Perda de peso.
Contudo, se você identificar os sintomas acima no seu cachorro, leve-o imediatamente ao médico-veterinário.
Parvovírus: como é o tratamento?
Após o diagnóstico da doença, o cão será isolado e não poderá ter contato com outros animais.
Depois disso, o foco principal será combater o parvovírus é impedir a desidratação, e isso é feito por meio de fluidoterapia.
Para os casos de hipoglicemia, ou seja, alteração no nível de açúcar presente na circulação sanguínea, administra-se a dextrose, que é um tipo de açúcar produzido em laboratórios.
Além disso, outros medicamentos são muito importantes no tratamento, e devem ser prescritos e acompanhados por um profissional, como os antibióticos, por exemplo.
Como evitar a parvovirose?
Assim como em diversas outras doenças, o tipo de prevenção mais indicado é a vacinação canina.
E, embora existam vacinas para controlar a enfermidade, alguns cães, mesmo vacinados, não são totalmente imunes e podem contrair o parvovírus. O que quer dizer que a eficácia da vacina não é 100%.
Além disso, é muito importante que o cão seja levado em consultas de rotina, e que tenha uma ótima imunidade.
E ai, gostou de saber tudo sobre a parvovirose? Então continue nos acompanhando para saber tudo sobre o ecossistema pet.