Tudo que você precisa saber sobre o seu animal de estimação

Meu gato fugiu! E agora, o que faço?

Seu gato sumiu? saiba o que fazer

Meu gato fugiu! O que eu faço?

“Gato perdido” ou “Meu gato fugiu!” Nenhum dono de gato gosta de ouvir essas palavras.

Porém pode acontecer tão facilmente do seu gato fugir, um gato curioso pode se aproveitar de uma porta entreaberta, uma janela aberta de frente pra rua, buracos debaixo da cerca e fugir para explorar a vizinhança.

A vezes você até pode ver seu gato tentando fugir. E isso pode acontecer durante uma festa ou durante uma mudança, por exemplo, o entregador pode deixar alguma porta do armário aberta e seu gato entrar lá e depois fugir.

Ou também, você pode preparar o jantar dele com uma ração ou patê e ficar chamando por ele e ele não aparecer. Ai você começa a procurar pela casa toda, dentro e atrás dos móveis, dentro do armário, embaixo da cama, debaixo do sofá, no quintal e nada. No entanto, você conclui que seu gato fugiu, e agora, o que fazer?

12 dicas para tentar recuperar um gato perdido:

1- Refaça os passos

Pense como e por onde seu gato pode ter fugido. Se seu gato é um gato que vive só dentro de casa, tente procurar pelo lugar que ele possa ter fugido. Comece procurando pelas portas – incluindo a porta da garagem e janelas, se alguma delas estiver entreaberta, quase certeza de que foi por ai que seu gato fugiu.

A partir de encontrando o ponto pelo qual você acha que seu gato fugiu, você pode começar a procurar, geralmente gatos não vão muito longe, eles se escondem em lugares próximos ao de onde ele fugiu.

Se o seu gato não está acostumado em viver no exterior da casa, ele provavelmente irá correr para algum lugar onde ele possa se esconder e ficar quieto.

Já se o seu gato está acostumado a viver no exterior da casa, você precisa procurar entender o que aconteceu para que ele saísse de seu comportamento normal de voltar para casa sempre e fugir dessa vez.

Ele pode ter sido perseguido ou atraído por outro gato de rua, algum cachorro pode tê-lo perseguido,  ou alguém da carrocinha que também pega gatos, pode ter pego ele.

Também leve em consideração que gatos externos ficam mais a vontade quando estão nas ruas do que os gatos internos, então ele pode ter ido bem mais longe do que você imagina, então aumente sua área de procura!

Meu gato fugiu o que fazer: verifique as portas

2) Procure no quintal e principalmente na garagem

Assim que você notar que seu gato fugiu, comece a procurar imediatamente. Comece procurando na sua casa mesmo, todos os móveis e vá direto para o quintal.

Se tiver uma piscina, veja se o gato não caiu nela, procure pela área do quintal todo, debaixo e na copa das árvores, no meio dos arbustos.

Depois vá para a garagem, procure debaixo do seu carro, debaixo de algum móvel que tenha, no parapeito da janela e em qualquer lugar que pareça silencioso e escondido. Lembrando de verificar dentro de caixas e da lata de lixo.

Lembre-se que provavelmente seu gato estará assustado, você pode até chama por ele, mas ele não vai miar ou sair do seu esconderijo, uma boa ideia é andar e ficar chamando o seu gato com um petisco que ele goste muito.

Gato assustado ao fugir

 3) Procure nos seus vizinhos

Depois de procurar muito bem na sua casa, corra para conversar com seus vizinhos em um raio de três casas de distância. Mostre aos vizinhos uma foto e diga que seu gato fugiu. Pergunte se eles o viram, lembre-se de deixar seu nome e telefone e peça para que eles liguem para te avisar.

Mas não pare por ai, peça aos vizinhos permissão para procurar seu gato pela casa deles. Se ele concordarem, procure nos mesmo lugares que procurou na sua casa e peça para que eles se mantenham atentos para qualquer sinal de um gato na propriedade deles.

4) Atraia seu gato para fora do esconderijo com comida ou petisco

Se o seu gato é um gato interno e você acha que ele pode estar se escondendo nos arredores, tente fazer uns barulhos que você faria normalmente na hora de preparar a comida dele, bata os potinhos e pegue a ração.

Coloque o potinho de comida usual do seu gato no chão perto da porta nos horários do café da manhã e do jantar e deixe por um tempo.

Fique sempre de olho para que nenhum gato de rua ou outro animal coma a comida que você separou para atrair o seu gato.

5) Espalhe flyers

Assim que perceber que seu gato fugiu, também é uma boa ideia criar uma forma de chamar atenção para a causa. Crie um flyer, tire quantas cópias achar necessário – prefira usar papel neon, chama muito mais atenção de quem passa na rua.

No topo do flyer, coloque as palavras “GATO PERDIDO” em letras garrafais, abaixo coloque uma foto recente do seu gato, o local e a data que ele fugiu, a raça dele e as cores do pelo dele. Coloque também o seu telefone em letras grandes com destaque.

Se quiser, pode colocar uma recompensa, mas não especifique, diga “ofereço recompensa”, pois você pode acabar sendo vítima de algum espertinho querendo tirar vantagem da situação.

Cole seus flyer em postes, pontos de ônibus, peça para que os porteiros dos prédios ao redor peguem e colem na portaria, cole em orelhões, lojas, igrejas, escolas e centros comunitários.

Peça para que locais de comércio contribuam para sua busca, deixando flyers em restaurantes, cabeleireiros e pet shops.

 

flyer

 

6) Visite abrigos, centro de controle de animais e pet shops da região

Vá a todos os abrigos de animais em sua região para ver se alguém mandou seu gato para lá. Tente também ir para abrigos mais longe. As vezes alguém achou seu gato, mas não levou para o abrigo mais perto.

Procure em todos esses abrigos pelo menos uma vez por semana, já que animais entram e saem todos os dias.

Meu gato fugiu o que fazer: procure em abrigos para gatos

7) Ligue/entre em contato com veterinários locais

Se o seu gato fugiu e acabou sendo machucado, mordido ou atropelado, ele pode ter sido levado para um veterinário da sua região.

Ligue para as clínicas da sua região para ver se algum gato com as mesmas características do seu foi levado para lá. Caso eles não tenham nenhum gato com as descritas por você, deixe seu telefone para entrarem em contato caso algum apareça.

8) Use as redes sociais a seu favor

Coloque posts na sua página pessoal de suas redes sociais, nas páginas e grupos de animais perdidos. Você pode procurar pelos grupos, páginas, sites e blogs para ver se alguém achou seu gato e postou lá.

Uma vez cadastrado nos sites, vocês receberá notificações se alguém achar um gato que possa ser o seu.

9) Use os jornais também

Alguns jornais deixam as pessoas anunciarem seus animais de estimação perdidos. Muitas vezes vezes de graça, ou cobrando uma pequena quantia.

Vale a pena você colocar em um deles que sue gato fugiu, tente anunciar pelo período de uma semana ou mais, se você achar necessário. Coloque as mesmas informações que você colocou no flyer.

10) Fique atento na coluna de “animais encontrados”

Fique atento e responda a qualquer anúncio que você acha que possa ser o seu gato, outras pessoas podem achar seu pet e usar palavras diferentes das que você usaria, então olhos abertos.

Lembre-se também, que seu gato fugiu e ele pode ter passado por algum trauma, pode estar sujo, machucado ou com algo no pelo que não tinha antes, atente-se!

11) Arme uma armadilha

Se você acha que sei gato está por perto da sua casa em algum lugar, tente montar uma armadilha. Alguns pet shops ou até abrigos, têm uma jaula que você pode colocar uma isca dentro para fechar o gato.

Coloque um pouco de atum, sardinha ou frango cozido dentro da jaula, amarre o pedaço de comida que será usado como isca em um barbante, de forma que fique pendurado. Desta forma, o gato prestará menos atenção na armadilha se tiver algo para ele puxa ou brincar antes de comer.

Coloque essa jaula perto de onde você acha que seu gato está escondido. Lembre-se de também verificar se no local bate muito sol, assim se o seu gato cair na armadilha, ele não ficará exposto ao sol por muito tempo e lembre-se de checar a armadilha muitas vezes ao dia, pelo menos 4 vezes.

 

entenda o que fazer quando o seu gato sumir

12) Nunca perca a esperança

Não desista logo depois de um ou dois dias, continue procurando por uma semana ou mais. A maioria dos gatos se cansa de se esconder ou acabam ficando com fome e voltam depois de um bom tempo.

Vai chegar uma hora que, se ele estiver por perto, ele entrará pela porta de trás, pulará na janela ou, se você tem o costume de ficar chamando por ele na região, ele aparecerá.

Geralmente isso acontece depois de uma semana ou duas, portanto não desista. Mantenha sua mente positiva apesar da tristeza, mesmo que uma ou duas semanas tenham passado. Lembre-se que seu gato ainda pode ser encontrado.

Prevenir sempre!

Não há jeito de impedir que seu gato fuja, mas você pode prevenir que isso aconteça. Feche muito bem todas as portas, janelas e frestas quando for sair de casa, fique atenta com os móveis que entram e saem da sua casa.

Principalmente, não se esqueça de identificar o seu gato, uma coleira com pingente identificador é uma forma de prevenir que seu gato suma e seja irreconhecível.

preciso de alguem para cuidar do meu gato

Você vai gostar de ver também…

7 raças de gatos para você conhecer e se apaixonar

Há uma grande variedade de raças de gatos ao redor do mundo, sem esquecer, é claro, dos queridinhos SRD (Sem Raça Definida). Neste post, exploraremos todos os detalhes de 7

Guia completo para cuidar de gato idoso

Quer saber como cuidar do seu gato idoso? Veio ao lugar certo. Apesar de cada gato ter suas particularidades, rotina e temperamento, alguns cuidados são especiais e essenciais na fase

Bola de pelo em gatos: descubra como resolver

Será que as bolas de pelos são prejudiciais aos gatos? Esta é a dúvida de muitos tutores que se preocupam com a saúde de seus felinos. Descubra agora o que

    Permissão de Cookies

    Coletamos informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para melhorar o funcionamento das páginas, mensurar a audiência e oferecer uma melhor experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.