Tudo que você precisa saber sobre o seu animal de estimação

Onde passear com o cachorro em Porto Alegre

Não seria legal se você pudesse deixar o maridão assando aquela costela de chão enquanto você vai passear com o cachorro em Porto Alegre? Realmente, passear com nosso cachorro é uma atividade essencial para eles e para nós e, para a sorte dos gaúchos, POA conta com parques, cachorródromos e praças incríveis para você e seu cachorro aproveitarem ao máximo e, o melhor de tudo: juntos.

Um erro enorme, que uma boa parte dos donos de cachorro comete, é acreditar que brincar durante 10 minutos sem parar – correndo pra lá e pra cá, subindo no sofá, correndo e voltando pelo corredor- vai deixar o cachorro relaxado, calmo ou menos destrutivo. Com essa brincadeira excessiva ao invés de o cachorro voltar para casa calmo após um bom passeio, ele só ficará cansado, ofegante, com muita vontade de brincar mais mais e mais e, mesmo assim, depois de correr a casa toda, ele continuará eufórico.

 

[info_box color=”blue” width=”100%” float=”left” text_align=”left”]

O ponto de vista do cachorro:

– Um passeio de 30 minutos diários não é o suficiente, os cachorros estariam caminhando quase 80% do dia se estivessem no seu habitat natural: a natureza.

– Um quintal grande do ponto de vista humano é um cubículo para um cachorro, que teria territórios de poucos milhares de metros quadrados.

– Passeios de final de semana não são diversão e exercício o suficiente, muito menos escape para sua energia.

– 10 brinquedos de squeacky não oferecem a diversidade, desafios e complexidade que a vida livre oferecia.

– Os mesmos 40 brinquedos que estão na cesta há 1 ano, não são mais estimulantes como eram há 1 ano.

Lembre-se: você deve brincar diariamente com seu cachorro, é relaxante e muito prazeroso, mas nunca tente substituir o passeio com uma brincadeira de correr pela casa.

[/info_box]

 

 

Mas então onde posso passear com o cachorro em Porto Alegre?

O povo gaúcho tem um leque cheio de opções de lugares divertidíssimos para passear com o cachorro em Porto Alegre,  praças, parques, cachorródromos…tudo muito legal né? Vamos ver então esses lugares:

 

Parques

Uma ótima opção para relaxar, aproveitar o verde, tirar várias fotos com o peludo (aproveitando a onda das selfies) e, o melhor: passear com seu filho cachorro! Mas, infelizmente, não são todos os parques que aceitam animais (como o Guaíba e o Gasômetro), mesmo que de pequeno porte. Mas não se preocupe! Separamos alguns dos que aceitam para você ter diversas opções para se divertir no final de semana com a família completa, sem deixar ninguém em casa!

Alguns parques que são ótimos para você passear com o cachorro em Porto Alegre:

Moinhos de Vento: 

O parque abriga praticantes de diversos esportes, muito verde…Quem frequenta com assiduidade comenta que gosta de parar para relaxar, andar de bike, tomar um chimarrão, levar o cachorro para passear e também, já que tem tudo a ver com parque, namorar no fim de tarde quando bate o pôr do sol.

Dica Pet Anjo: durante a noite, o parque Parcão tem o costume de sediar shows ao ar livre. Vale a pena deixar o cachorro em casa e voltar para aproveitar o parque e ouvir um bom som.

O parque Moinhos de Vento é um parque tranquilo e ótimo para passear com o cachorro em Porto Alegre

O parque Moinhos de Vento é um parque tranquilo e ótimo para passear com o cachorro em Porto Alegre

 

 

Farroupilha:

Enorme e muito bem arborizado, é uma boa pedida pra famílias, amigos, esportistas, crianças, idosos, até cachorros: lá tem espaço pra todos!
Sempre tem alguma programação durante o final de semana, como shows.

Dica Pet Anjo: leve uma toalha, umas frutas, um suco, água, um belo sanduíche natural e aproveite para, depois de passear com seu cachorro, fazer um piquenique com a família inteira.

O parque Redenção/Farroupilha é um parque para a família inteira!

O parque Redenção/Farroupilha é um parque para a família inteira!

 

 

Germânia:

É o primeiro parque cercado de Porto Alegre. Possui 3 áreas de preservação ambiental, um laguinho artificial, quadras poliesportivas, trilhas para caminhadas, pracinha infantil e UM CACHORRÓDROMO!!

É um dos parques mais bem cuidados de POA, dado um certo horário eles fecham os portões e limpam o parque, mantedo-o limpo e preservado de vandalismos a noite.

Dica Pet Anjo: se você morar na zona norte de Porto Alegre, preste bastante atenção para ir ao parque, pois ele não é muito bem sinalizado ou chamativo. Mas se for de carro, não se preocupe em parar na rua, o parque conta com seguranças que ficam na área externa do parque.

passear com o cachorro em porto alegre 3

O parque Germânia foi o primeiro a ter cachorródromo.

 

 

Marinha do Brasil:

Contornado pelas avenidas Borges de Medeiros e Ipiranga, o Parque Marinha está localizado no bairro Praia de Belas.

Possui uma enorme área verde, quadras de futebol, tênis, vôlei, basquete, pistas de patinação, skate, atletismo e ciclismo. Os aparelhos para ginástica são dos mais variados, as pracinhas infantis têm brinquedos para deixar os filhos brincando tranquilos e ainda tem um espaço cívico com espelho d\’água.

Dica Pet Anjo: o parque Marinha não permite que você solte o seu cachorro da guia, mas para quem mora perto e quer passear rodeado de muito verde e ainda não se sente confortável para soltar o cão da guia, esse parque é ideal!

O parque Marinha é um parque ótimo para quem gosta de passear com o pet e ter tranquilidade.

O parque Marinha é um parque ótimo para quem gosta de passear com o pet e ter tranquilidade.

 

 

Praça

Ir à praça é uma opção muito boa para quem não quer enfrentar um mundaréu de gente nos parques maiores, ou para quem que não é acostumado a passear muito com seu cachorro. Se você quer evitar que ele comece a latir para todos os outros cachorros, bicicletas, pessoas, árvores, bancos, bolas de futebol, crianças, pipas…. Essa é uma boa pedida!

 

Praça da Encol:

Uma praça média e bem simpática.
Conta com quadras poliesportivas, muito verde, boa iluminação noturna e uma pista de corrida que sinaliza a distância percorrida.
Tem um lugar reservado para passear com o cachorro e treiná-lo, tem academia para idosos e vários banquinhos para tomar um chimarrão e aproveitar a brisa.

Dica Pet Anjo: ocaso você pretenda jogar um futebolzinho ou vôlei, chegue cedo! O parque lota aos finais de semana e fica praticamente impossível “ficar de próximo”

A praça Carlos Simão Arnt, a Encol, é muito boa para fazer caminhadas e levar o cachorro no cachorródromo.

A praça Carlos Simão Arnt, a Encol, é muito boa para fazer caminhadas e levar o cachorro no cachorródromo.

 

 

Cachorródromos

O cachorródromo é um lugar só para o seu pet.

Dentro do cachorródromo você pode brincar com o seu cachorro, praticar pistas de agillity, tirar a focinheira, tirar da guia, levar o filho, o sobrinho, a priminha, a filha da vizinha para todo mundo poder brincar junto! (só preste bastante atenção, esses lugares são feitos para cachorros de todos os pesos e portes. Os locais não se responsabilizam caso algum cachorro grande queira brincar com uma criança e acabar machucando-a).

Nos finais de semana e feriados a concentração de cachorros nos parques e praças é muito maior e, consequentemente, a movimentação também. É pata pra tudo quanto é lado!

Com a chegada desses cachorródromos a Porto Alegre, os espaços permitem que os cachorros possam interagir, socializar, exercitar e se divertir – independente do tamanho, raça, peso ou idade. Um ponto muito bacana, é que não são só os cachorros que fazem aumigos, seus donos também acabam conhecendo gente nova e formando grupos para fazer caminhadas com seus cachorros – as cãominhadas.

 

Cachorródromos para você passear com o cachorro em Porto Alegre:

 

Cachorródromo do Parque Germânia:

O espaço conta com portões duplos e controle de entrada e saída, para que os visitantes possam soltar os seus cachorros da guia com segurança.

Dentro do parque Germânia, a área fica localizada entre as quadras poliesportivas e a quadra especial de basquete. A área, que é cercada, conta com 2,2 mil metros quadrados, também disponibiliza 20 bancos, um bebedouro especial para animais de todos os portes e 10 brinquedos –  tubos, rampas, pneus e plataformas.

 

O Cachorródromo do Parque Germânia foi o primeiro em POA e é um lugar incrível para levar o seu pet.

O Cachorródromo do Parque Germânia foi o primeiro em POA e é um lugar incrível para levar o seu pet.

Cachorródromo da Praça Carlos Simãos Arnt (Encol):

O cachorródromo da Encol deixa os donos tranquilo para soltarem seus cachorros, pois a área é cercada. Além disso, os cães poderão utilizar os brinquedos projetados especialmente para eles – como tubos, rampas, pneus e plataformas.

Logo na sua inauguração, o local era bem criticado por não ter iluminação adequada, poucas lixeiras e ser desconfortável para os donos de pets, pois tinham poucos bancos disponíveis. Hoje, um bom tempo depois, a praça conta com mais de 25 bancos, 121 pontos novos de iluminação de led 15 novas lixeiras. Além de um projeto de quadra de futevôlei, deslocamento da parada de ônibus da Avenida Nilópolis para a praça, rampas para acessibilidade e um passeio de basalto.

A praça Encol dispõe um cachorródromo para quem gosta de brincar com o pet e ainda ficar tranquilo

A praça Encol dispõe um cachorródromo para quem gosta de brincar com o pet e ainda ficar tranquilo

Cachorródromo também tem regras!

Apesar de ser um lugar descontraído e muito divertido, é importante que os donos se conscientizem de alguns cuidados básicos:

Regra 1: Recolha SEMPRE as fezes do seu cachorro!!! Nós, amantes de pets, sabemos que nem sempre dá vontade de parar de brincar para recolher o cocô fedido do nosso amigo, né. Mas nada de preguiça, recolher as fezes é OBRIGAÇÃO!

Regra 2: Também é necessário lembrar que: se o seu cachorro ainda não está socializado com outros animais, mantenha os olhos nele e só tente introduzí-lo quando estiver confiante e aos poucos, passinhos de formiguinha.

Regra 3: Se for um pet agressivo ou de alguma das raças para as quais a focinheira é exigida por lei, a mesma não pode ser dispensada.

Regra 4: Dentro dos parques, há lanchonetes, mas essas são longe e você não pode levar o seu pet até elas (e também não vai largar o cachorro sozinho). Portanto, traga água para hidratar o seu animal.

Seguindo essas regrinhas, você garante a segurança e a saúde do seu cachorro e dos demais donos amantes de cachorros que estiverem dentro do cachoródromo. Também ajuda na preservação do espaço para que ele continue proporcionando momentos agradáveis aos nossos animais de estimação.

Uma lei que ajuda a todos:

Uma lei prega que as praças e parques de Porto Alegre com área superior a 10 mil metros quadrados, deverão destinar 10% de seu espaço para cães que circularem sem guia, coleira ou focinheira (leve em consideração a agressividade dos eu pet antes de tirá-lo da focinheira – vide regra 3).

A Lei Nº 11.220/12, de autoria do vereador Dr. Raul Torelly, foi sancionada pelo prefeito José Fortunati no dia 15 de fevereiro e diz que: praças e parques de Porto Alegre com área superior a 10 mil metros quadrados, deverão destinar 10% de seu espaço para cães que circularem sem guia, coleira ou focinheira

“Existem pessoas que se sentem incomodadas com a presença de cães em praças e parques. Portanto, é fundamental respeitar esse direito criando um espaço exclusivo para eles” – disse o vereador Torelly.

Segundo a lei, os espaços deverão ter cercamento de tela com altura mínima de 1,5m, bebedouros especiais para todos os portes de cachorros e lixeiras específicas para recolhimento de fezes. E os locais aos quais a lei for aplicável, devem ter segurança das 18h às 19h (hora que os parques fecham no inverno).

 

A nova lei tonar realidade a necessidade dos morados de POA que têm cachorros: um lugar só para seus pets.

A nova lei tonar realidade a necessidade dos morados de POA que têm cachorros: um lugar só para seus pets.

Posso passear mesmo que minha cadela esteja no cio?

De preferência, NÃO! Nada de rua, praça, parque ou trilha, mas se ela tiver que sair a qualquer custo, opte por sair só no jardim ou preste MUITA atenção na rua!

Se você não quer que sua cadelinha se torne um ímã para todos os cachorros machos do bairro, você vai ter que mantê-la em casa durante a duração do cio da cadela. Caso seja extremamente necessário passear na rua tenha muito cuidado para mantê-la em segurança: use a guia curta, sob controle e longe de machos.

Castrar pode ajudar!

O principal objetivo de castrar o seu cachorro é, obviamente, prevenir que ele tenha filhotinhos e, para isso, o procedimento é extremamente efetivo. A cirurgia de castração começou a ser usada nos EUA nos anos 70 e desde então só vem diminuindo a quantidade de filhotinhos abandonados na rua ou em abrigos – alguns até fazem campanhas de castração de filhotes.

Aqui neste post te dizemos algumas das milhares vantagens de castrar a sua cachorrinha!

[wc_box color=”primary” text_align=”center” margin_top=”” margin_bottom=”” class=””]

Encontre um Dog Walker para seu cachorro

[/wc_box]

Você vai gostar de ver também…

Vaginite canina: entenda tudo sobre a inflamação em cadelas

A vaginite canina, uma inflamação na mucosa vaginal, pode afetar animais de qualquer raça, idade ou estado reprodutivo, tanto em cadelas castradas quanto nas não castradas, e requer uma análise

Comum e perigoso: saiba tudo sobre cachorro com verme

Encontrar um cachorro com verme não é tão incomum, mas é necessário acender o sinal de alerta para a situação.   Uma vez que, os vermes podem se alojar em diferentes

Raça Poodle: saiba tudo sobre o pet

Cães da raça Poodle são companheiros, leais e diversificados. Entre as muitas qualidades, o pet também se destaca por sua elegância, alegria, inteligência e personalidade encantadora.  O Poodle conquistou o

    Permissão de Cookies

    Coletamos informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para melhorar o funcionamento das páginas, mensurar a audiência e oferecer uma melhor experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.