Confira 7 benefícios da interação entre crianças e animais
Quem tem um pet em casa sabe a diferença que a presença dele faz no dia a dia, principalmente quando se tem uma relação entre crianças e animais.
Além disso, os animais de estimação estão tornando-se membro da família e são inúmeros os benefícios que trazem, principalmente no seu convívio com crianças.
Especialistas em educação e psicologia afirmam que os benefícios da convivência entre a criança e o animal de estimação ajudam o desenvolvimento cerebral, acentuado nos dois primeiros anos de vida.
Confira a seguir tudo sobre essa relação benéfica e como ela acontece.
Como os animais ajudam as crianças?
Algumas pesquisas da Universidade de Melbourne, na Austrália, apontaram que crianças que tiveram algum tipo de pet até os cinco anos de idade, tornaram-se mais resistentes a algumas doenças.
Enquanto isso, aquelas que não tiveram a experiência de ter um animal de estimação, estavam mais propensas a desenvolver alergia e infecções de ordem respiratória.
Outro estudo comprova que problemas respiratórios começam a se desenvolver na adolescência.
Por outro lado, o fato de respirar o pó de casinhas de cachorros e até pelos de gatos, demonstraram que o organismo humano desencadeia uma proteção natural conta o vírus RSV, responsável por diversas infecções e problemas respiratórios.
Há situações que tornam a presença de um animal de estimação ainda mais indicada. Como por exemplo, quando os pais trabalham e as crianças ficam muito sozinhas em casa. Dessa maneira, o pet faz companhia e estimula o desenvolvimento afetivo.
Assim, o animal de estimação também ocupa um lugar de destaque na casa onde há irmãos que brigam muito. Uma vez que o pet se torna o foco de atenção, as crianças diminuem as desavenças e passam a construir um relacionamento mais saudável entre irmãos.
Animais para crianças: qual a idade certa para ter o primeiro pet
No caso do cachorro, crianças de 3 e 4 anos podem tê-los, já que adquiriram certa autonomia. Nesta idade, as crianças possuem habilidades motoras.
Ou seja, são capazes de se defender e entender algumas regras básicas do que é permitido fazer ou não. Eles sabem, por exemplo, que não podem subir no cachorro ou puxar suas orelhas.
Em caso de pássaro de estimação não há restrição de idade e os pequenos podem ajudar nos cuidados com a limpeza e a alimentação.
Os gatos são indicados a partir dos 3 anos. Eles são bichos limpos, carinhosos e proporcionam tranquilidade.
Já os peixes de estimação também são próprios para crianças com idade a partir dos 3 anos e os roedores são recomendados para a faixa dos 4 anos.
Estes últimos são dóceis, tranquilos e exigem uma manutenção barata.
Qual a importância dos animais na vida das crianças?
Confira a seguir os inúmeros benefícios da relação entre animais e crianças.
Crianças e animais: diminui a ansiedade infantil
Um estudo realizado pela Universidade de Oklahoma, descobriu que crianças que convivem com cães de estimação têm menos probabilidade de sofrer de ansiedade infantil.
De acordo com terapeutas especializados em comportamento infantil, a relação com o animal estimula o afeto, o companheirismo, a organização e a paciência.
Para exemplificar, uma criança que tem tendência a desenvolver ansiedade costuma se preocupar muito com tudo, antecipando situações mentalmente.
Logo, a rotina de cuidados do bichinho acaba distraindo-a das preocupações com o que vai acontecer e ajuda a focar no momento presente.
Exercícios físicos
A rotina de brincadeiras com o pet torna a criança mais ativa e diminui os riscos de obesidade. E, de acordo com pesquisadores da Universidade St. George, em Londres, Reino Unido, crianças com cachorros têm, em média, 5 horas de atividades físicas por dia.
Fortalecimento do sistema imune
Segundo um estudo realizado na Suécia com mais de 1 milhão de crianças, o contato prolongado com cães pode diminuir em 15% o risco de apresentar asma. Além disso, crescer ao lado do pet influencia positivamente o desenvolvimento do sistema imunológico e reduz as chances de desenvolve de alergias.
Habilidades sociais
A convivência com animais de estimação também melhora a qualidade da relação das crianças com as pessoas ao redor. Uma vez que aquelas que têm vínculo forte com os pets ajudam mais aos outros, aprendem a dividir e interagem mais.
Controle de impulsos
A convivência com um animal de estimação por meia hora ao dia já é capaz de liberar ocitocina. Ela é uma espécie de calmante natural produzido pelo corpo, além de elevar nosso bem-estar, ajuda a combater a agressividade. Ou seja, esse contato ajuda a criança a controlar seus impulsos, deixando-a mais calma.
Crianças e animais: aumenta os estímulos do cérebro
Os primeiros dois anos de vida de uma criança são indispensáveis para o desenvolvimento do cérebro. Ou seja, quanto mais estímulos tiver, mais conexões são formadas entre os neurônios.
Além disso, a relação com os animais permite que as crianças experimentem a mesma atividade várias vezes, o que melhora as habilidades motoras.
Desenvolvimento emocional
As interações entre crianças e animais ensinam a interpretar os sentimentos e as necessidades de outra pessoa, o que ajuda a desenvolver a empatia, além de estimular a comunicação não verbal e o cuidado com os outros.
Contudo, é importante ressaltar que o que os animais despertam nas crianças vai além do amor, cuidado, diversão e carinho. Ou seja, o convívio entre animais de estimação e crianças impacta diretamente no desenvolvimento e emocional delas.
Agora que você já sabe todas as vantagens dessa relação, esteja atento também as todas as necessidades que um cão, gato, coelho e qualquer outro animal de estimação precisa.
E, não deixe de acompanhar o blog da Pet Anjo para conferir muitas dicas de cuidados com o seu pet.
Se precisar de ajuda profissional, conte conosco! No site da Pet Anjo você encontra serviços de Dog Walker, Hospedagem, Pet Sitter, Creche Pet e Adestramento.