Play Bow – Vamos Brincar?

O Play Bow (posição de reverencia), é uma forma de linguagem corporal observada em cachorros e em outras espécies como coiotes, raposas, leões e lobos, é o jeito dos caninos de dizer: “Vamos Brincar?”.

Apesar do significado exato dessa postura ainda não ter sido completamente desvendado, estudos indicaram que a eficiência do Play Bow está diretamente ligada a conexão visual, ou seja, os gestos só são feitos quando um cão está dentro do campo visual de seu parceiro de jogo.

Esse gesto cria uma conexão que diz: “vamos brincar” ou “Hey, cara. Só queria te lembrar que isso é tudo brincadeira”.

Uma pesquisa indicou que que não havia mordidas antes ou depois do Play Bow entre cães adultos. No entanto mordidas ocorreram com frequência após Play Bows entre filhotes.

Algumas das hipóteses quanto a função do Play Bow são:

  1. Play Bow serve para esclarecer as intenções de brincadeira;
  2. Para reiniciar o jogo após uma pausa;
  3. Posicionar-se para brincadeiras de perseguição;
  4. Sincronizar comportamentos entre os cachorros que estão brincando.

Um estudo feito com cães adultos, filhotes e filhotes de lobo, para analisar a eficiência e as possibilidades de ocorrência do Play Bow indicou que nos filhotes de lobo a função é menos clara, também pode servir para recomeçar brincadeiras mas com menos chance de sucesso. E concluiu que o gesto é forma estratégica de atingir metas inclusive como por exemplo a retomada da brincadeira.

Você pode brincar de reverência a seu cão fazendo a mesma posição, esticando seus braços à sua frente, apoiar-se nos cotovelos mantendo os joelhos no chão (quase como a posição de yoga), o segredo é ser rápido e ágil em seus movimentos. Observe seu cão da próxima vez que fizer uma reverência e você notará movimentos bruscos, pequenos pulos e muita empolgação. Quanto melhor você imitar isso, mais clara ser a mensagem!

 

Comente com Facebook