É frustrante e pode ser muito perigoso se o seu cachorro não obedece e não vai até você quando você o chama. Dentro de casa ele pode não ir até você por ter medo de você o machucar ou tirar alguma coisa da boca dele. Fora de casa, ele pode pensar que vai para casa, que o passeio vai acabar ou ele também pode pensar que você quer tirar algo dele. Não importa o motivo, você TEM que fazê-lo querer ir até você. E, para isso, aqui vão 5 dicas simples e fáceis:

 

Pare de chamá-lo tanto

Se você já chamou seu cachorro 10 vezes, chamar mais 10 não vai fazê-lo levantar num passe de mágica. “Vem, vem, vem Brutus, vem, vem…”. Na verdade, se você já o chamou 200 vezes e em nenhuma delas ele levantou, você pode acabar até aumentando o tom de voz ou se estressando, o que faz com que ele não levante MESMO. Então desencane, vá fazer outra coisa e só volte a chamá-lo depois de um bom tempo. E nas próximas vezes repita o pedido apenas uma vez. Quanto mais vezes você repete a palavra, o pedido, menor valor ele tem.

 

Se você já tentou 400 vezes e o seu cachorro não te obedece de jeito nenhum. Vá fazer outra coisa e tente mais tarde!

Se você já tentou 400 vezes e o seu cachorro não te obedece de jeito nenhum. Vá fazer outra coisa e tente mais tarde!

Use um gatilho diferente

cachorro morde as visitas 8Seu cachorro adora brincadeiras? Ótimo! Diga que vai fazer carinho nele e estenda a mão, espere ele ir até sua mão para ganhar o tão sonhado carinho.

E se ele gostar de procurar? Esconda petiscos atrás de você e peça para procurar os petiscos. Ou então… ele obedece o pedido “deita”? Fale o pedido e assim que ele se deitar, vá até ele com muitos petiscos gostosos. E se a ideia dele pra diversão é um passeio de carro? Diga a ele que vai passear de carro (ou se você morar em casa, vá até a garagem e abra a porta do carro). Ah, e se ele ficar animado, você vai ter que cumprir com o trato e passear de carro com ele, nada de trair a confiança do seu cachorro!

Você pode tentar também dizer “O passeador está chegando!” para quando o passeador do seu cachorro estiver chegando. Espera um minutinho, seu cachorro não tem um passeador? Você sabia que um passeador de cães ajuda muito a melhorar problemas de comportamento e de saúde dos cachorros? Pois é! Se você quiser saber mais, clique aqui!

 

Convide o seu cachorro pra brincar

Pegue aquela bolinha de tênis que ele adora e espere que ele te peça para brincar. Mostre o brinquedo favorito dele e se ofereça para brincar de esconder com ele. Aperte um daqueles brinquedinhos de squeaky. Balance uma corda e provoque-o. Role no chão com ele. Faça bolhas de sabão (sempre com segurança). Pegue o quebra cabeças favorito dele e convide-o para jogar.

Chame a atenção do seu cachorro com os brinquedos favoritos dele!

Chame a atenção do seu cachorro com os brinquedos favoritos dele!

Ah, se você tem mais de um cachorro, tente brincar com um deles para despertar o interesse do irmão.

 

Corra para o lado oposto

Ao invés de correr atrás do seu cachorro, tente correr dele. Ele terá o incentivo do "pega" só que dessa vez, com algo muito mais legal: você.

Ao invés de correr atrás do seu cachorro, tente correr dele. Ele terá o incentivo do “pega” só que dessa vez, com algo muito mais legal: você.

 

 

Cachorros amam correr atrás de coisas que se mexem. Experimente correr para o lado oposto, ou tente correr dele ao invés de atrás dele. Você pode gritar um “Ei Spark!” e, assim que ele te der atenção, sair correndo o mais rápido possível. Esse truque funciona ai melhor se você já implementa  corridas no treinamento do seu pet.

 

 

É permitido apelar

Você já deve ter um gatilho de emergência e não deve nem saber. Apelação de emergência é uma palavra ou gatilho que tem 100% de garantia com o seu cachorro.

"Dar uma enganadinha" está permitido! Use o petisco para conseguir a atenção do seu cachorro e depois levá-lo para uma brincadeira super gostosa a dois.

“Dar uma enganadinha” está permitido! Use o petisco para conseguir a atenção do seu cachorro e depois levá-lo para uma brincadeira super gostosa a dois.

Talvez um “jantar!” ou “vamos ganhar um biscoito!”. Pare e pense: tem alguma palavra que você já deixa o seu cachorro super animado só de falar? Se sim, você pode usá-la nessa dica, mas sempre com cautela.

Vale a pena lembrar que se você usar o apelo de emergência e fizer algo que assuste o seu cachorro, ele perderá a confiança nesse gatilho. Se você não criou um ainda, vale a pena começar hoje mesmo. Diga umas palavras bem legais e siga-as com petiscos deliciosos e brincadeiras – sempre sempre sempre reforce a importância da palavra com petiscos, seu cachorro aprende dessa maneira!

 

Bom, temos certeza que nenhum de vocês maltrata o seu pet, mas é sempre importante lembrar: NUNCA puna o seu cachorro! Nada de puxões, tapas, gritos… Faça a melhor cara, dê o melhor sorriso e use a voz mais doce que puder. Se você o machucar ou assustar quando ele, finalmente, for até você, será cada vez mais e mais difícil fazer com que o seu cachorro te obedeça.

[wc_box color=”primary” text_align=”center” margin_top=”” margin_bottom=”” class=””]

Encontre um Dog Walker para seu cachorro

[/wc_box]

Comente com Facebook