O tártaro em gatos é um problema bucal frequente e é ocasionado por causa dos resíduos de comida que se acumulam entre os dentes do felino.

Entretanto é necessário manter a higiene bucal dos gatos pois os dentes precisam estar sempre saudáveis para o pet brincar, comer e morder.

Para te ajudar a cuidar dos dentes do seu gato e mantê-los sempre saudáveis, longe dos tártaros, explicamos tudo sobre quais são as causas, tratamentos e tipos de prevenção para tártaro em gatos. Confira a seguir!

Felino em consulta com a médica-veterinária para conferir o tártaro em gatos

O que é tártaro em gatos?

O tártaro em gatos acontece quando há uma formação de placas bacterianas nos dentes do felino. Ou seja, esse cálculo dentário surge, aos poucos, com o acúmulo de resíduos alimentares entre os dentes do pet.

Além disso o tártaro se desenvolve com o passar do tempo quando não se tem uma higienização bucal adequada.

O que causa tártaro em gatos?

O tártaro dentário em gatos acontece quando se tem uma proliferação de bactérias decorrente de uma má higienização nos dentes do felino.

Gato bocejando

O que o tártaro pode causar no gato?

O excesso de bactérias acumuladas na boca do animal acarretar doenças sérias como periodontal e à gengivite. Além de causar dor e dificuldade de mastigação.

Quando se pensa nos grandes riscos que o tártaro pode gerar à saúde do gato, o médico-veterinário consultor Pet Anjo, Dr. Daniel Svevo afirma:

“Essas bactérias têm atração por tecido inflamado, ou seja, se o animal tiver alguma inflamação pelo seu corpo, as bactérias que estão na boca caem na corrente sanguínea e se direcionam para essa inflamação podendo agravar ainda mais o caso, por isso é muito importante manter a boca do seu gato saudável e livre de tártaro.”

Como saber se meu gato está com tártaro?

Um dos primeiros sintomas das placas bacterianas é o mau hálito em gatos. Além disso, ao observar os dentes do felino é possível notar alguns sintomas de tártaro:

– Dentes amarelados como se estivessem manchados;

– Sangramento da gengiva do animal;

– Inchaço na região da gengiva;

– Dificuldade em se alimentar;

– Em casos graves, os dentes podem cair.

Tutor brincando com o gato

Como evitar acúmulo de tártaro?

É muito importante que os tutores estejam atentos aos cuidados com a saúde dental dos gatos. Isso porque, seus dentes são parte importante dos cuidados com gatos para manter sua saúde e bem-estar.

Por isso, o tutor precisa criar alguns hábitos, para evitar o tártaro em gatos, sendo eles:

– Escove os dentes do gato todos os dias, ou pelo menos 3x na semana;

– Utilize creme dental indicado para gatos;

– Oferecer alimentação de qualidade e permitida para felinos;

– Prefira oferecer petiscos específicos para cuidar da saúde bucal, pois ajudam a retirar restos de alimentos entre os dentes;

– Fique atento a qualquer mudança na boca do pet;

– Leve-o ao médico-veterinário anualmente para um check-up.

Gato passando com consulta no médico-veterinário para verificar sua saúde bucal

Como tirar o tártaro dos dentes dos gatos?

Caso note qualquer mudança ou algum sintoma citado acima, seja na boca, na alimentação ou na rotina do felino, leve-o rapidamente ao médico-veterinário.

Isso porque, apenas o profissional consegue examinar a situação e indicar o melhor tratamento para o seu animal de estimação.

Além disso, a retirada do tártaro deve ser feita apenas por um profissional, de modo seguro e com equipamentos corretos, pois será necessário que o gato seja anestesiado para realizar o procedimento em segurança.

Contudo, é importante destacar que a visita ao médico-veterinário é primordial para a saúde e bem-estar do gato, seja de maneira preventiva ou para o tratamento.

Comente com Facebook