As pessoas acreditam que tirar as unhas de seus gatos é uma “solução rápida”.

 
 

É acreditando erroneamente seus gatos deixaram de arranhar tudo, que os tutores/donos não percebem que retirando as unhas de seus gatos, podem fazer com que eles fiquem menos propensos a usar a caixa de areia ou mais agressivos, além também, de causar problemas físicos duradouros para o seu pet.

Arranhar é um comportamento normal e natural do gato. Não é um comportamento estimulado para destruir propositalmente uma cadeira favorita ou para se vingar de você! Gatos arranham para remover as cascas mortas suas unhas, marcar território, e esticar seus músculos.

Muitas vezes, as pessoas podem pensar que a retirada das garras do seu bichano, é somente uma cirurgia simples que é o equivalente a ter suas unhas aparadas. Infelizmente, isso está longe da realidade. Retirar as unhas, além de submeter seu pet a uma cirurgia, tradicionalmente, envolve a amputação do último osso de cada dedo das patinhas (seria como cortar o seu dedo mindinho fora).

Tutores atentos e cuidadosos podem facilmente treinar seus gatos para usar suas garras de uma forma que todos na casa possam viver juntos e felizes, sem a necessidade da retirada das unhas, mantendo o bem-estar do seu pet.


Alguns efeitos colaterais da retirada das unhas do seu gatinho:

  • Dor nas patas;
  • Infecção;
  • Necrose tecidual (morte do tecido);
  • Claudicação (comumente dor causada após esforço físico, pela má circulação do sangue que sai do coração e, através das artérias, vai em direção às pernas e aos braços);
  • Dor nas costas devido a mudança da forma como os gatinhos pisam no chão;
  • Danos nos nervos e  ainda pode haver um novo crescimento de garras indevidamente removidas;

DICA:

Se você está preocupado com o seu gato danificando sua casa inteira, ou quer evitar que ele comece a arranhar tudo, tente ao invés de arrancá-las, manter suas garras aparadas.

Forneça diferentes materiais como tapetes, sisal, madeira e papelão para atrair sua atenção para outra coisa. Você pode também, perguntar ao seu veterinário sobre as tampas de plástico macio que são colocadas nas unhas.


encontre-pet-sitter

Comente com Facebook