O Border Collie é considerado um dos cães mais inteligentes, leais e brincalhões do mundo. Sendo o primeiro colocado no Ranking de Inteligência Canina de Stanley Cohen.

E por essa e outras boas características, a raça está conquistando cada vez mais coração dos tutores que buscam por cães que se adaptem a suas rotinas agitadas.

Isso porque, o Border Collie também é conhecido por seu excesso de energia e disposição para praticar atividade. Continue a leitura e descubra mais sobre a raça!

 Border Collie na cor marrom e branco correndo na grama com uma bolinha azul na boca

Origem da raça

Nativo da Grã-Bretanha, o cachorro Border Collie era muito benéfico aos fazendeiros, pois protegiam suas ovelhas.

Sendo capaz de andar facilmente por mais de 50 quilômetros em um único dia, e até mesmo em terrenos irregulares, o cão era muito reconhecido por sua alta resistência e independência.

Além disso, os cães da raça Border Collie se destacavam por não serem barulhentos ao realizarem o pastoreio. Então, sem latir ou mordiscar, eles apenas escoltavam agilmente o rebanho.

E, além do talento como pastoreiro, os cães da raça também fizeram muito sucesso em campeonatos de obediência.

 Border Collie marrom e branco

Border Collie: origem do nome

Antes de ter um nome definido e por conta do trabalho de pastoreio, a raça era chamada de Sheepdog.  

E apesar de existirem registros de sua existência no século de XVI, somente em 1975, na fronteira entre a Escócia e a Inglaterra, os cachorros receberam o nome de Border Collie como referência à região de Borders.

Características

Confira a seguir as principais características da raça.

Características do Border Collie

Cores

Além de todas as qualidades dessa raça, eles também não ficam atrás no quesito beleza. Há uma variedade enorme de cores quando se pensa no cão Border Collie.

Entre as cores estão:  preto, cinzento, castanho, vermelho, creme, azul, prata, branco, sable (um tom escuro e próximo ao preto), tigrado e com duas cores (normalmente preto e branco).

Além disso, um fato curioso é que é raro ou praticamente impossível encontrar um cãozinho da raça Border Collie totalmente branco.

Border Collie preto e branco

Temperamento

Sendo extremamente inteligentes e obedientes, os cães dessa raça são muito admirados pois também são independentes, amigáveis e fiéis a sua família.

Além disso, o Border Collie precisa de atividade física intensa diariamente, pois há um grande acúmulo de energia. Para este caso, o Dog Walker é muito recomendado.

Eles também estão sempre em alerta, por isso podem ficar arredios ao sinal de algum estranho se aproximando ou mesmo reagir a movimentos mais bruscos ou barulhos mais altos.

Contudo, é importante ressaltar que embora não seja uma raça agressiva, é necessário entender sua linguagem corporal para evitar eventuais problemas, assim como todas as outras raças.

Border Collie preto e branco

Adaptabilidade cm outros animais

Se acostumado desde filhote, o Border pode viver em harmonia com outros animais sem que insista em pastoreá-los (algo que pode acontecer quando não são socializados ou corrigidos corretamente).

Saúde

No geral, sua saúde é considerada muito estável e equilibrada, e ao receber boa alimentação, estímulos e todos os cuidados necessários que um cão precisa, a raça pode ter uma boa longevidade.

Entretanto, os Borders podem apresentar algumas anormalidades. Dentre as principais, é possível desenvolver as seguintes doenças:

Displasia coxofemoral (quando há encaixe errado dos ossos do quadril);

 Displasia de cotovelo;

 Osteocondrose.

E, também é possível ocorrer alguns distúrbios ligados aos olhos, como o CEA – Collie Eye Anomaly, doença genética que pode atrapalhar a visão do animal.

Border praticando exercício

Portanto, fique em alerta e leve o animal ao médico-veterinário periodicamente.

Tempo de vida

Quando bem cuidado e com uma rotina bem ativa, a expectativa de vida do cão é de 12 a 15 anos.

Cuidado com os pelos

A pelagem do animal precisa ser escovada de uma a duas vezes por semana. Isso porque, a queda de pelos é comum e essa escovação auxilia na retirada de pelos mortos e embaraçados.

Higiene

Por ser um cão independente, o Border Collie geralmente não requer tantos cuidados quando se trata de higiene.

Por isso, os banhos podem ser dados em um intervalo de quatro meses ou quando o cachorro estiver muito sujo.

E mesmo que não precise de tantos banhos, é importante manter a higiene básica em dia, assim como a casa e outros ambientes também precisam estar sempre limpos.

Cão da raça Border collie com a pelagem longa de cor branca e marrom

Qual é o preço de um Border Collie?

Se você deseja comprar um Border Collie o preço pode variar entre R$ 1.800 e R$ 4.000, pois é preciso levar em consideração o criadouro, a idade e outras características do animal.

Curiosidades

Por que o Border Collie é a raça mais inteligente?

A raça de cachorro Border Collie tem muita facilidade de comunicação com seu tutor, dessa forma, eles compreendem e aprendem diversos comandos rapidamente.

Sendo assim, a raça é considerada uma das mais inteligentes, pois além de sua aprendizagem rápida, possui grande facilidade de adaptação e alto nível de obediência.

Cão no colo do tutor

E aí, gostou do conteúdo?

Acompanhe o blog da Pet Anjo para mais posts como esse!

Comente com Facebook