Vira-lata: saiba tudo sobre eles, os mais amados do Brasil
O vira-lata é o cão mais populares do Brasil. De modo geral, são carinhosos, leais e companheiros, perfeitos para quem busca um amigo fiel. Encontrados em todos os tamanhos, cores e tipos, cada um possui sua própria personalidade única.
Neste post, você vai aprender tudo sobre os vira-latas: sua origem, características, personalidade, tipos, curiosidades e muito mais. Se você está pensando em adotar um cachorro, continue lendo!
História do vira-lata
Os vira-latas são os cães mais antigos do mundo, surgindo a partir de cruzamentos aleatórios de cães de várias raças ao longo de décadas.
Por isso, não possuem uma origem definida. Tudo o que se sabe é que sua árvore genealógica está ligada diretamente à evolução das raças, surgindo há cerca de 15 mil anos.
Afinal, vira-lata e SRD são a mesma coisa?
Vira-lata é uma expressão popular para cães ou gatos sem raça definida, com origem no Brasil, relacionada ao hábito de buscar alimento nas latas de lixo.
Hoje em dia, é usada de forma ampla para referir-se a qualquer pet sem raça definida, independentemente de viver nas ruas ou ter um lar.
Por sua vez, o SRD (Sem Raça Definida) é uma sigla técnica usada para identificar cães que não possuem pedigree ou raça oficialmente reconhecida por entidades especializadas. Ambos os termos se referem ao mesmo tipo de cão, mas têm abordagens e contextos de uso diferentes.
Características físicas
Sua variedade genética proporciona características físicas únicas. É possível afirmar que existem vira-latas pequenos, médios e grandes.
Além disso, as cores e formatos também variam muito, com orelhas eretas ou caídas, focinhos achatados ou alongados, e assim por diante.
No entanto, alguns padrões podem se repetir e com isso são conhecidos como os tipos de vira-latas mais comuns.
Personalidade
Por sua ampla mistura de raças, cada vira-lata possui uma personalidade única. No entanto, de modo geral, esses cãezinhos são conhecidos por sua personalidade alegre, dócil, disposta e são muito apegados aos tutores.
Além disso, são animais que possuem facilidade de aprendizagem. Com tantas qualidades, esses pets são a indicação perfeita para quem prefere adotar um companheiro.
Saúde
Justamente por sua condição genética, o Vira-Lata não tem a chamada predisposição para algumas doenças. Portanto, os cães sem raça definida tornam-se mais resistentes a alguns tipos de doenças.
No entanto, mesmo que o pet seja propenso a desenvolver determinadas doenças, é necessário ter os cuidados que todo cachorro precisa ter, ou seja, garantir alimentação de qualidade, vacinação, higiene, estímulo físico e mental e muito mais.
Pelagem
Sua pelagem costuma ser variada, ou seja, existem vira-latas de pelagem curta, longa, lisa, ondulada. Assim como suas cores, pois existem vira-latas pretos, brancos, marrons, malhados, vira-lata caramelo e muitos outros.
Tipos de vira-latas
Existem infinitos tipos de vira-latas, cada um único em suas características físicas. No entanto, alguns deles são conhecidos por apresentar semelhanças, como o:
- Vira-lata Caramelo
- Vira-lata preto
- Vira-lata Estopinha
- Vira-lata Mascarado
- Vira-lata Raposa
Higiene
Assim como qualquer outro animal de estimação, a higiene dos vira-latas é essencial para manter seu bem-estar e saúde em dia, pois faz parte dos cuidados básicos. Algumas práticas fundamentais são:
- Banhos regulares
- Escovação de pelos
- Higiene bucal
- Corte de unhas
- Limpeza das orelhas
- Ambiente limpo
Contudo, além dessas práticas, também é essencial incluir a administração regular de vermífugos e antipulgas para garantir a completa saúde e higienização dos vira-latas.
Alimentação
Após o desmamamento (geralmente entre 6 e 8 semanas), os filhotes devem receber ração seca ou úmida específica para suas necessidades, ou seja, porte e idade.
A quantidade recomendada na embalagem deve ser dividida em 4 ou 5 refeições para garantir que o pet tenha energia durante todo o dia, assim como prevenir crises de hipoglicemia, pois elas podem ocorrer quando há desequilíbrio no nível de glicose do sangue e podem gerar grandes riscos ao animal.
Lembre-se de oferecer petiscos com moderação, evite alimentos humanos e mantenha água limpa sempre disponível. Consulte um veterinário para orientações personalizadas.
Como adotar um cachorro Vira-lata?
Para adotar um cachorro, é necessário passar por um processo de adoção responsável, no qual o adotante é avaliado para garantir que poderá oferecer a qualidade de vida necessária ao pet. Contudo, existem algumas maneiras de como adotar o pet, confira a seguir!
- Pesquise abrigos e grupos de adoção em sua região.
- Visite os locais para conhecer os cães disponíveis.
- Escolha um vira-lata com o qual você se conecte.
- Preencha o formulário de adoção fornecendo suas informações.
- Se necessário, passe por uma entrevista e visita domiciliar.
Lembre-se de que a adoção é um compromisso responsável e gratificante. Cuide bem do seu novo companheiro de quatro patas!
Agora que você já sabe tudo sobre os vira-latas, conheça o Cobasi Cuida, pilar social da Cobasi.
Cobasi Cuida:
O Cobasi Cuida é o pilar social da Cobasi desde 1998, quando nasceu essa iniciativa pioneira em São Paulo dedicada à causa animal.
O Cobasi Cuida trabalha em colaboração com diversas ONGs, realizando ações de proteção animal em todo o país. Em toda sua trajetória, o pilar social da Cobasi atua na educação de tutores, promoção de adoção de animais, doações de alimentos, acessórios e campanhas de conscientização com ONGs parceiras.