Xixi e Cocô no Lugar certo: Ensinando seu Cachorro

Qualquer cachorro pode fazer xixi e cocô no lugar errado, seja filhote, adulto, idoso, um cachorro já treinado. Nós, médicos veterinários, chamamos esse problema de eliminação inadequada. E é claro que você, tutor, pai ou mãe de pets,se incomoda com a sujeira, o cheiro. Sem falar quando algum móvel, planta, tapete é acidentalmente atingido – e destruído rs!
No último Papo Pet, eu, falei um pouco mais sobre essa situação. Quando trazemos um novo pet para casa, filhote ou adulto e ele tem dificuldade de fazer xixi e cocô no lugar certo.

Assista o Papo Pet sobre Xixi e Cocô no Lugar certo:

Para que seu pequeno entenda onde ele deve fazer suas necessidades, você vai precisar de 3 ingredientes que irão te ajudar nessa missão.

  1. 1 – Fraldas Higiênicas (“Tapetinhos”)
  2. 2 – Petiscos beeem gostosos e diferentes
  3. 3 – O tripé para qualquer ensinamento para pets: paciência, persistência e consistência.

Quanto maior for seu comprometimento com cada um desses itens, mais rápido será o resultado! Ah, e vale sempre lembrar que é de extrema importância que todos membros da casa contribuam com o treinamento.

Crie uma rotina

Crie uma rotina para o seu dog. Eles são como crianças, precisam de hora para comer, hora para brincar e o momento do banheiro. Então, crie horário para as refeições. Leve-o para passear pelo menos 4 horas durante o dia (se for filhote, nas primeiras semanas leve a cada duas horas ou logo após a refeição) – você também pode contar com a ajuda de um de nossos Dog Walkers clicando aqui – Escolha um lugar diferente para colocar a caminha e alimento/água e para ser o cantinho do coco e xixi. Mesmo que você queira que seu cão faça as necessidades na rua, é importante que ele tenha um cantinho pra isso dentro de casa pra quando ele realmente precisar.

Depois, você vai ajudar ele a acertar! Queremos ajudar ele a só fazer xixi no lugar certo para podermos recompensar esse comportamento, fazendo com que ele aconteça mais vezes! Então, enquanto você estiver dentro de casa, o cão vai estar sempre supervisionado por alguém. Essa pessoa pode até ficar com o pet preso em uma guia longa presa na cintura, ou pode montar um cercadinho do lado de onde ele vai ficar pra ficar sempre de olho.

Antecipe-se

Se vir algum sinal de que ele vai fazer (raspar o chão, agachar, ficar inquieto, farejar o chão…), logo já leva o pet pro cantinho do xixi (sem puxar, só direcionando o pet pra lá) pra ele fazer. E quando ele fizer o xixi ou coco, ele vai ser super elogiado, ganhar carinho e até petisco logo em seguida!
Com filhotes, geralmente o xixi e coco vem 10 a 15 minutos depois da refeição, porque eles ainda não têm muito controle – por isso é extra importante a rotina. No caso dos filhotes é importante sair para passear ou levar para o cantinho escolhido logo depois da refeição. E claro, recompensar com elogios, carinho e petisquinho nos segundos seguintes ao xixi/coco.
E quando ninguém puder ficar supervisionando o cão nesse período inicial de treino (nas primeiras semanas), O ideal é contratar um Pet Sitter (babá de pets) para seguir o treino e supervisão enquanto você não estiver  – Encontre um Pet Sitter próximo a você aqui – ou manter o pet restrito em uma região menor da casa (com brinquedos e água, claro!).
Com o tempo, sempre que o pet fizer xixi ou coco no lugar certo, você pode falar uma palavra, como por exemplo xixi ou banheiro. Assim, no futuro, você vai poder falar essa palavra e o pet saberá que é hora de fazer xixi!

Punição não resolve

Você reparou que em momento algum falamos qualquer coisa sobre dar bronca nesse texto? E não é porque não esquecemos não rs! É porque a gente não precisa usar bronca nem qualquer outro método punitivo. A bronca, esfregar o focinho no xixi, gritar, bater… isso tudo NÃO ajuda o pet a entender o que está fazendo errado, não ensina qual é o lugar certo, não adianta nada! Ela só deixa ele mais nervoso e ensina que o pet não pode fazer na frente da pessoa (é aquele pet que começa a fazer escondido!).
Ao invés disso, a gente vai usar nossa inteligência pra ajudar o pet! Sempre que ele fizer no lugar errado – e isso vai acontecer mesmo durante o treino! – a gente vai ignorar completamente. E quando ele fizer no lugar certo, a gente vai fazer aquela festa, dar aquele petisco delicioso!

Comente com Facebook