Xixi e Cocô no Lugar certo: Ensinando seu Cachorro

Xixi e Cocô no Lugar Certo - Ensinando seu Dog

Xixi e Cocô no Lugar certo: Ensinando seu Cachorro

Qualquer cachorro pode fazer xixi e cocô no lugar errado, seja filhote, adulto, idoso, um cachorro já treinado. Nós, médicos veterinários, chamamos esse problema de eliminação inadequada. E é claro que você, tutor, pai ou mãe de pets,se incomoda com a sujeira, o cheiro…– sem falar quando algum móvel, planta, tapete é acidentalmente atingido – e destruído rs!
No último Papo Pet, A Dra. Carol Rocha, nossa fundadora, falou um pouco mais sobre essa situação. Quando trazemos um novo pet para casa, seja um cachorro filhote ou adulto e ele tem dificuldade em aprender o lugar certo de se fazer xixi e cocô.

Assista o Papo Pet sobre Xixi e Cocô no Lugar certo:

Para que seu pequeno entenda onde ele deve fazer suas necessidades, você vai precisar de 3 ingredientes que irão te ajudar nessa missão.

1 – Fraldas Higiênicas (“Tapetinhos”)

2 – Petiscos beeem gostosos e diferentes

3 – O tripé para qualquer ensinamento para pets: paciência, persistência e consistência.

Quanto maior for seu comprometimento com cada um desses itens, mais rápido será o resultado! Ah, e vale sempre lembrar que é de extrema importância que todos membros da casa contribuam com o treinamento.

Crie uma rotina

Crie uma rotina para o seu dog. Eles são como crianças, precisam de hora para comer, hora para brincar e o momento do banheiro. Então, crie horário para as refeições. Leve-o para passear pelo menos 4 horas durante o dia (se for filhote, nas primeiras semanas leve a cada duas horas ou logo após a refeição) – você também pode contar com a ajuda de um de nossos Dog Walkers clicando aqui – Escolha um lugar diferente para colocar a caminha e alimento/água e para ser o cantinho do coco e xixi. Mesmo que você queira que seu cão faça as necessidades na rua, é importante que ele tenha um cantinho pra isso dentro de casa pra quando ele realmente precisar.

Depois, você vai ajudar ele a acertar! Queremos ajudar ele a só fazer xixi no lugar certo para podermos recompensar esse comportamento, fazendo com que ele aconteça mais vezes! Então, enquanto você estiver dentro de casa, o cão vai estar sempre supervisionado por alguém. Essa pessoa pode até ficar com o pet preso em uma guia longa presa na cintura, ou pode montar um cercadinho do lado de onde ele vai ficar pra ficar sempre de olho.


Manual Definitivo de Como Ensinar seu Dog a Fazer Xixi e Cocô no Lugar Certo – Baixe Aqui


Se vir algum sinal de que ele vai fazer (raspar o chão, agachar, ficar inquieto, farejar o chão…), logo já leva o pet pro cantinho do xixi (sem puxar, só direcionando o pet pra lá) pra ele fazer. E quando ele fizer o xixi ou coco, ele vai ser super elogiado, ganhar carinho e até petisco logo em seguida!
Com filhotes, geralmente o xixi e coco vem 10 a 15 minutos depois da refeição, porque eles ainda não têm muito controle – por isso é extra importante a rotina. No caso dos filhotes é importante sair para passear ou levar para o cantinho escolhido logo depois da refeição. E claro, recompensar com elogios, carinho e petisquinho nos segundos seguintes ao xixi/coco.
E quando ninguém puder ficar supervisionando o cão nesse período inicial de treino (nas primeiras semanas), O ideal é contratar um Pet Sitter (babá de pets) para seguir o treino e supervisão enquanto você não estiver  – Encontre um Pet Sitter próximo a você aqui – ou manter o pet restrito em uma região menor da casa (com brinquedos e água, claro!).
Com o tempo, sempre que o pet fizer xixi ou coco no lugar certo, você pode falar uma palavra, como por exemplo xixi ou banheiro. Assim, no futuro, você vai poder falar essa palavra e o pet saberá que é hora de fazer xixi!

Você reparou que em momento algum falamos qualquer coisa sobre dar bronca nesse texto? E não é porque não esquecemos não rs! É porque a gente não precisa usar bronca nem qualquer outro método punitivo. A bronca, esfregar o focinho no xixi, gritar, bater… isso tudo NÃO ajuda o pet a entender o que está fazendo errado, não ensina qual é o lugar certo, não adianta nada! Ela só deixa ele mais nervoso e ensina que o pet não pode fazer na frente da pessoa (é aquele pet que começa a fazer escondido!).
Ao invés disso, a gente vai usar nossa inteligência pra ajudar o pet! Sempre que ele fizer no lugar errado – e isso vai acontecer mesmo durante o treino! – a gente vai ignorar completamente. E quando ele fizer no lugar certo, a gente vai fazer aquela festa, dar aquele petisco delicioso!

Quer saber mais dicas pra ensinar seu dog a fazer xixi e coco só no lugar certo?

Então nos acompanhe em nossas redes sociais e se inscreva no canal da Pet Anjo no Youtube.

Assim você não perderá nenhuma novidade nossa 😉


Temos uma equipe pronta para te ajudar, nos conte mais sobre o seu pet 🐶🐱

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone

 Dog Walker (Passeio) Pet Sitter (Visita) Hospedagem familiar

Nos conte mais sobre seu peludo

Comente com Facebook
0 Comments

Leave a Comment