Meu cachorro parou de comer. Será que é comportamental?
Muitos problemas médicos podem ser apontados como causas pelas quais o seu cachorro parou de comer ou diminuiu o seu apetite. Diversos problemas de saúde, como alterações no fígado, gastrointestinais ou dentais, por exemplo, podem ser associados à diminuição ou perda do apetite. Alguns medicamentos também podem diminuir o apetite. Mas será que seu cachorro pode ter parado de se alimentar por algum motivo comportamental? Tristeza, ansiedade… Têm alguma coisa a ver com isso?
Falta de apetite do cachorro pode ser um problema comportamental
Uma vez que o médico veterinário do seu cachorro verificou a ausência de algum problema de saúde através da avaliação física e exames como bioquímica sanguínea e exame de urina, vocês podem começar a pensar em problemas comportamentais como motivo pelo qual o seu gato ou cachorro parou de comer. Estresse emocional e ambiental também podem influenciar o apetite do seu cachorro e levá-lo à anorexia (a palavra anorexia se refere à diminuição de apetite, não apenas ao nome da doença humana, anorexia nervosa).
Mudanças comportamentais secundárias ao luto são também levadas como causas para a anorexia, por mais que não seja possível dizer, com certeza, quais emoções o nosso cachorro está sentindo naquele momento. Por mais que não saibamos com 100% de certeza o que nosso pet está sentindo, ansiedade e/ou depressão pode estar ligado com a mudança no apetite. Muitos cachorros apresentam fortes mudanças comportamentais logo após a perda de um tutor ou outro cachorro, aos quais ele era muito apegado. Essas mudanças comportamentais tão fortes podem incluir diminuição ou perda de apetite, desinteresse em brincadeiras e uma procura insistente pelo ente perdido (por exemplo, ficar na porta do quarto da pessoa ou na caminha do cachorro).
Por sorte, essa mudança por causa de emoção dura pouco, mas ainda pode acarretar problemas mais sérios e virar, até mesmo, uma ameaça para o cachorro.
As emoções do cachorro após a morte de um ente querido
Esses problemas comportamentais, causados pelas emoções, podem ser trabalhados por uma mudança no ambiente e nas atividades do cachorro – por exemplo, manter seu cachorro ocupado com passeios regulares. Um passeio mesmo, não um bate-volta até o prédio no fim da rua, mas um passeio longo com um dog walker capacitado pode ajudar o seu cachorro a passar por esse processo emocional. Se quiser conhecer mais sobre o dog walker e ajudar o seu cachorro a melhorar sua saúde e seu comportamento, você pode entrar no nosso site e ver o serviço de passeio da Pet Anjo.
Além do passeio de 1 hora com um passeador, você pode ajudar seu cachorro com atividades dentro de casa mesmo. Como brincadeiras de pegar, ensinar truques novos, brinquedos novos…. O que pode estar acontecendo, também, é que, assim como seu pet, você também está claramente triste pelo ocorrido e isso atrasa a recuperação e melhora do seu cachorro. Nesse caso, seria uma boa ideia ir a um psicólogo que você possa levar seu pet junto – óbvio que as consultas serão direcionadas a você, mas o seu cachorro te acompanhar pode ajudá-lo, tanto na questão de uma atividade nova quanto por você estar melhorando. Acredite, eles sentem tudo e muito mais!
Problemas de ansiedade
Uma das possíveis causas por que o seu cachorro parou de comer é a ansiedade. Alguns cachorros, por exemplo, não comem a não ser que seus tutores estejam em casa, ou no mesmo quarto. Isso pode ficar pior ainda quando o tutor vai viajar e precisa deixar seu cachorro em um hotelzinho ou com um serviço de hospedagem. Na volta da viagem, o tutor pode ver que seu cachorro perdeu bastante peso, independente do esforço dos trabalhadores do hotelzinho de fazê-lo comer.
Alguns cachorros podem não comer durante tempestades, fogos de artifício ou outros eventos que levem à ansiedade e medo. As vezes algo tão simples como o potinho de comida pode fazer algum barulho ou reflexo no chão, pode assustar o cachorro e faça-lo ficar com medo e parar de comer. Nesses casos é importante que o tutor identifique o causador do medo no pet e trate-o o mais rápido possível.
Conflitos sociais também podem ser um possível causador da anorexia. Em casos de mais de um pet em casa, um dos cachorros pode estar mantendo o outro longe do potinho de comida. Chamamos esses quadros de guarda de recursos. O animal mostra alguns sinais corporais para o outro indicando que ele não quer dividir aquele recurso: a comida. O cachorro pode encarar o outro, mostrar os dentes, rosnar, enrijecer o corpo e eriçar os pelos, etc. Para tratar esse problema, o tutor pode começar a por os potinhos dos cachorros em quartos diferentes ou alimentá-los em horários diferentes, e procurar por um profissional comportamentalista animal.
Ele pode ter aprendido errado.
Quando você vir que seu cachorro parou de comer, por mais saudável que ele seja, considere que ele pode ter aprendido a não comer para ganhar algum agrado seu ou petisco. Se, algum dia, o cachorro não quis comer (seja lá qual foi o motivo) e você deu carinho, o pegou no colo ou deu algum petisco, atenção, ele pode ter associado o fato de não ter comido a sua ração com ter ganho carinho ou comida gostosa. Esse ponto pode ser confirmado quando você levar seu pet ao veterinário e os exames mostrarem que ele não está com nenhum problema de saúde, mas com falta de vitaminas, devido à falha na alimentação.
Nesse caso, você precisa parar de dar os petiscos ou o carinho quando o seu cachorro se recusar a comer. Duas ou três vezes por dia, deixe o potinho de comida pra baixo para que seu cachorro desperte a vontade de comer, deixe por uns 30 minutos e depois retire (mesmo se o cachorro não tiver comido). Pode levar um tempo, mas, se o seu cachorro não tiver nenhum problema de saúde mesmo, ele voltará a comer a ração.
Importante: caso seu pet não volte a comer a ração depois de 2 ou 3 dias, leve-o para o veterinário para fazer exames para um diagnóstico do problema.
Prevenir é importante!
Promover uma dieta bem balanceada e variada é super importante para prevenir a anorexia, principalmente em pets com necessidades médicas. Se você mantiver seu pet sob uma dieta com a mesma ração sempre e um dia ele passar por algum problema de saúde e precisar restringir a dieta, por exemplo apenas com alimentação enlatada, talvez ele não queira comer algo diferente. Por isso, é importante que você ofereça a ração ou alimentação natural balanceada e acrescente novas rações ou comidinhas enlatas (sempre priorizando a qualidade) de vez em quando.
[wc_box color=”primary” text_align=”center” margin_top=”” margin_bottom=”” class=””]
Encontre um Dog Walker para seu cachorro
[/wc_box]