Linguagem Corporal dos Gatos
Como os gatos se comunicam: linguagem corporal dos gatos
Todo tutor sabe existe uma linguagem corporal dos gatos, e que coisas simples como um movimento pra trás das orelhas do gato, os olhos piscando lentamente, uma encostada na sua perna quando você chega em casa, tudo isso pode nos dar muitas informações sobre as intenções e emoções dos gatinhos!
Apesar de nossos gatinhos não falarem a nossa língua, eles se comunicam – e muito bem! Para os gatos, as principais formas de comunicação são o olfato, a visão e a audição, todas elas juntas e misturadas.
Assista aqui algumas dicas da médica-veterinária, Carolina Rocha, mestre em comportamento animal pela USP para compreender a linguagem corporal dos gatos, assim como os sinais que são feitos pelo seu pet durante alguma situação.
Linguagem Corporal dos Gatos: animal com Intenção Amigável
Um gato com intenção amigável, que está explorando o ambiente, querendo interagir, vai estar provavelmente com a cauda levantada, orelhas atentas, levantadas e bigode relaxado (porque a boca vai estar relaxada também).
Gato com Atento ou com Medo
Aquele gato que está com a cauda pro lado, balançando bem devagarzinho de um lado pro outro do lado do corpo, pode estar “ligado”, atento ao que pode acontecer.
Além disso, ele pode estar com medo, e até pode estar se preparando para se defender se for preciso. Tudo depende do contexto geral e do que o outro gato ou pessoa que está interagindo com esse gato vai fazer.
Linguagem Corporal dos Gatos: “Gato Halloween”
O “gato Halloween”, aquele com o rabo todo estufado, as costas arqueadas e os pelos das costas todos eriçados, ele provavelmente está com medo, e se faz grande para parecer ainda maior.
Essa linguagem corporal é usada para pedir espaço e distância, porque o gato está com medo do que está acontecendo.
Todo mundo acha que o “gato Halloween” é um gato agressivo, mas ele só vai atacar se precisar se defende. Se a pessoa ou outro gato for embora, ele não vai fazer nada porque ele está com medo.
Ah, o gato que tá com a cauda no meio das patinhas de trás, o rabo quase enfiado entre as patas mesmo, provavelmente esta com medo, bastante estressado e nervoso.
Quando o gatinho coloca as orelhas todas pra trás, que parece que ele nem tem orelha, ta grudada na cabeça rs, tá com a pupila toda dilatada (a parte preta do olho bem grandona), com certeza está com bastante medo e tentando de proteger.
Se alguém ou outro gato tentar se aproximar desse gato com medo, ele provavelmente vai ter que atacar pra se proteger. Então se vir um gato assim, dê espaço pra ele se adaptar!
Se o seu gato está constantemente assustado, veja como ajudá-lo: 5 passos para ajudar animais medrosos e ansiosos
Gato Relaxado
Já um sinal de relaxamento, contentamento e bem estar, alias, um sinal de amor dos gatos, é aquele olhar bem relaxado com piscadinhas lentas dos olhos, o olho abrindo bem devagarzinho, as vezes com pequenas tremidinhas da boca, aquele miado todo tremidinho.
E aquele gatinho que esta com a barrida para cima, mostrando toda a barriga, e muitas vezes os tutores acham que ele está pedindo carinho.
Esse gato pode estar dando um sinal de bem estar, relaxamento, confiança ou pode estar pedido de espaço, distância. Ou seja, ele não quer carinho naquele momento. Dá um jeito de desligar aí o interruptor Felícia porque se você for fazer carinho nessa barriguinha peluda você vai ver todas as armas do seu gato arranhando sua pele quando ele começar uma brincadeira de guerrinha exagerada.
E então? Já vai conseguir entender o que o seu gato tá tentando te falar, humano? Com esses conhecimentos você vai conseguir oferecer uma melhor qualidade de vida pro seu gatinho, diminuir o estresse dele, e até evitar alguns arranhões no seu braço!
Nos acompanhe aqui no Blog e em nossas redes sociais, se inscreva em nosso canal do Youtube e não perca nenhuma novidade 😉