Bola de Pelos – Como resolver

Se você divide seus momentos com um gatinho, já deve ter se deparado com uma bola de pelos vomitada no meio do corredor. E provavelmente deve ter ficado preocupado com seu pequeno, certo? Então vamos te explicar o que são essas bolas de pelo e o porquê nossos gatinhos as vomitam.

O que é a Bola de Pelos?

As bolas de pelo ocorrem como uma consequência dos hábitos de higiene dos nossos gatos. Todo gato se lambe para se manter limpo, e nesse processo, acabam engolindo pelos.

Normalmente o sistema digestivo dos nosso pequenos conseguem “passar” os pelos e mandar direto para as fezes. Porém, em alguns casos, além desses pelos serem eliminados nas fezes, eles também são eliminados quando via oral, quando nossos gatinhos vomitam as bolas de pelo.por que meu gato vomita bola de pelo

Escovar seu gato é, sem dúvida, a melhor coisa a se fazer para previnir que ele passe por essa situação desconfortável que é vomitar uma bolona de pelos! Uma escovação regular fará com que você mantenha-o limpo e retire, grande parte, dos pelos que ele engoliria fazendo esse trabalho sozinho.

Você pode pensar que se seu gato tiver pelos beeem curtinhos, que isso não vai acontecer com ele. Maaas, ledo engano, meu caro. Apesar de acontecer com mais frequência em gatos de pelos longos, também pode e acontece com gatos de pelagem mais curta.

Bola de Pelos – Tratamento

Existem alguns produtos no mercado que ajudam a controlar as bolas de pelo vomitadas pelos nossos gatinhos. A maioria destes remédios são compostos à base de petróleo. Ajudando a lubrificar as bolas de pelo que venham a se formar no processo digestivo, tornando a eliminação através das fezes mais fácil. Evitando assim que seu gato vomite as bolas de pelo.

Apesar desses produtos muitas vezes ajudarem, você não deve medicar seu gatinho com esses produtos sem antes consultar um médico veterinário de confiança! Além desses medicamentos, também existem algumas comidinhas para incluir na dieta do seu gato que podem ajudar e prevenir e controlar as bolas de pelo. Em geral, esses alimentos são ricos em fibra, ajudando a manter o funcionamento do sistema digestivo fluir normalmente.

como fazer gato para vomitar bola de pelos

Essas são algumas dicas que podem ajudar seu gato, mas assim como nós, gatos são indivíduos e cada um reage a um tratamento de uma maneira. Por isso, sempre consulte um médico veterinário antes de tomar qualquer decisão. Ele saberá qual a melhor solução para ajudar seu pequeno.

Recentemente, muitos veterinários (e donos de gatos) perceberam que dietas livres de grãos diminuem a frequência de vômitos com pelos. Se pararmos pra pensar, essa teoria faz todo sentido. Uma vez que gatos são animais que comem, naturalmente, alimentos ricos em proteínas e pouquíssimos alimentos com uma alta concentração de carboidrato. E alimentos à base de grãos, tendem a ter uma concentração maior de carboidrato. Provocando mudanças na flora intestinal dos nossos pequenos. Sendo, possivelmente, um dos motivos para ocorrer essas situações que envolvem vômitos com pelos.

 captura-de-tela-2016-11-28-as-17-08-45

Embora muitos gatos vomitem, ocasionalmente, bolas de pelo, isso não deveria ser algo comum. Se seu gatinho tem vomitado (com ou sem bolas de pelos) com frequência, talvez ele esteja com algum problema um pouco mais grave. Vômito frequente são sintomas comuns de algumas doenças, entre elas, linfoma intestinal (um tipo de câncer). Se você perceber que esse comportamento está se tornando rotineiro, avise seu veterinário para que ele possa ajudar seu gatinho.

bola de pelos o que fazer

 

Comente com Facebook