Ao contrário do que muitos tutores pensam, também é necessário realizar o procedimento de tosa higiênica em gatos pois isso faz parte dos cuidados essenciais que todo gato precisa.

Mas tudo vai depender do tamanho do pelo do gato assim como a frequência em que eles caem. Pois isso acaba atrapalhando a qualidade de vida do pet. Além disso, a ingestão de bolas de pelo podem prejudicar a saúde do felino.

Contudo, é importante saber que existem dois tipos de tosa para gatos. A tosa tradicional, que consiste em aparar o pelos do animal de modo que fiquem uniforme. E, a tosa higiênica, que é o assunto desse artigo. Saiba mais a seguir!

Profissional fazendo tosa higiênica em gatos

Gatos precisam ser tosados?

Há tutores que costumam cortar e escovar a pelagem do felino regularmente, mas em alguns casos, além dos cuidados de manutenção dos pelos, alguns gatos precisam ser tosados.

A tosa higiênica em gatos não é necessária para todas as raças. No entanto, os felinos que vivem em regiões mais quentes e possuem maior volume de pelo, costumam passar muito calor. Por isso, gatos com esse perfil precisam de tosa higiênica.

Como é feita a tosa em gatos?

Existe uma máquina específica para realizar a tosa higiênica em gatos, por isso, não é possível tosar o gato em casa, uma vez que é preciso ter experiência, conhecimento e muito cuidado. Além disso, o ato pode causar um acidente.

Por esse motivo, a tosa em gatos deve ser realizada por um profissional com a devida preparação para o manuseio e aplicação da máquina na pele do animal.

A tosa higiênica é feita em áreas que necessitam de higienização. Entre elas estão: barriga, área perianal, anal e almofadinhas e parte inferior das patas. Assim, a prática gera muitos benefícios ao animal.

Profissional realizando o procedimento de tosa no gato

Benefícios da tosa higiênica em gatos

Além de garantir a higiene do felino, a tosa tem um foco especial em partes específicas do corpo do animal, por serem áreas são mais suscetíveis a sujeiras, mau cheiro e muito acúmulo de pelo.

Feito isso, é possível diminuir o risco de acidentes relacionados a alta quantidade de pelo na parte inferior das patas, e reduzir a ingestão de bolas de pelo no organismo dos felinos.

Quais raças de gato precisam de tosa higiênica

Apesar de serem superexigentes quando o assunto é se manter limpos, há raças de gatos que também precisam de tosa higiênica.

Confira as principais raças de gatos que precisam da tosa higiênica:

– Angorá;

– Persa;

– Siberiano;

– Main Coon;

– Himalaio;

– Norueguês da Floresta.

Gato muito peludo que precisa de tosa higiênica

Onde realizar a tosa higiênica em gato

O local mais confiável e seguro para realizar a tosa higiênica em gatos, é no Pet Shop.

No entanto, a tosa higiênica para gato não é um hábito frequente, por isso, certifique-se de que o local realmente realiza este procedimento, bem como, a qualidade dos equipamentos, higienização do local e o atendimento do profissional.

Além disso, existem algumas maneiras de acalmar do seu felino para que a tosa seja feita de forma tranquila, entre elas estão:

– Não interfira em sua rotina de sono, leve-o para tosar quando ele estiver mais ativo;

– Deixe o felino conhecer o território;

– Mantenha o pet calmo;

– Ofereça bastante carinho para ele relaxar;

– Interaja com o profissional que vai realizar o procedimento.

Quais são os procedimentos da tosa higiênica em gatos

Ao verificar que o lugar atende todos os requisitos para realizar a higienização do seu felino, cerifique-se de como funciona o processo. Confira a seguir:

Pentear o gato antes da tosa: é importante que o profissional desembrace os pelos do animal, pois isso facilitará o processo e lhe dará uma visualização melhor.

Uso da tesoura e máquina: é comum que o 1º passo seja usar a tesoura para reduzir o tamanho do pelo e depois a maquininha para garantir um acabamento melhor.

Instrumentos gerais para a tosa em gatos: certifique-se de que os seguintes instrumentos vão ser usados: tesoura, máquina para aparar, toalha, escova de pentear e pano limpo.

Tosa higiênica em gatos: entenda por que é necessário

Agora que você já sabe quão necessária é a tosa higiênica para gatos, agende o horário para tosar o seu gato na unidade parceira mais próxima da sua casa e garanta a saúde, bem-estar e higiene do seu felino.

Comente com Facebook