Como Evitar a Depressão nos Cães

Depressão de cães - Pet Anjo

Como Evitar a Depressão nos Cães

Assim como acontece com os seres humanos, problemas psicológicos também podem se manifestar em animais. Aliás, a depressão em cães é cada vez mais comum no mundo pet. O estado depressivo de cachorros pode ser desencadeado por uma série de motivos diferentes, incluindo desde ficar muito tempo sem o que fazer e sem sozinho, até a perda de um outro morador da casa.

Quais são os sinais?

Normalmente, os sintomas são:

Inatividade

Pouca vontade de comer

Mudança nos hábitos de sono

Além disso, é notável que eles não se sentem felizes em atividades que antes se sentiam entusiasmados. Mas devemos tomar cuidado pois esses sinais podem estar, na verdade, indicando outros problemas de saúde. Artrite, infecções e dores podem apresentar também esses sinais.

Quais são as causas?

A depressão canina normalmente é causada por uma grande perda (por exemplo de uma companhia ou distanciamento do tutor) ou grandes mudanças em um curto período de tempo. A depressão pode encadear uma série de problemas, como crises de ansiedade e outras mudanças de comportamento.

depressão canina

Como saber se meu cão tem depressão?

Ao mesmo tempo que pode ser difícil saber quando nossos cachorrinhos estão deprimidos pelo fato de não conseguirmos falar com eles, podemos identificar através de mudanças em seu comportamento. Após o veterinário retirar suspeitas de problemas físicos. O melhor neste cenário é procurar um veterinário comportamentalista ou profissional da area do comportamento o mais rápido possível para ter a orientação de um profissional especialista no assunto.

Como evitar a depressão canina?

Os tutores devem, sempre, evitar mudanças muito súbitas e/ou radicais demais. Buscando sempre manter uma rotina constante em relação a passeios, brincadeiras, ambientes e companhias. Além disso, dar carinho e atenção aos pets proporciona um ótimo sentimento de conexão e amor entre você e seu pet.

Outro fator que ajuda muito a evitar a doença é tentar deixar seu cãozinho o mínimo de tempo possível sozinho. É comprovado que cães que ficam longos períodos longe de seus donos podem acabar desenvolvendo a doença. Para isso, existem os serviços de Pet Sitter, que são contratados como babás de animais em sua casa e de Hospedagem Familiar, que basicamente funciona como um hotel enquanto você viaja, mas com o conforto e carinho de uma família de verdade.

cachorro tem depressão?

Qual é o tratamento para a depressão?

É sempre importante ressaltar que o auto diagnóstico e auto medicação nunca será a maneira correta de lidar com essa ou qualquer doença. Por isso procure um profissional que trabalha com técnicas modernas e científicas para ter um diagnóstico completo e orientação profissional.

Normalmente diferentes tipos de atividades e medicamentos são receitados pelos veterinários, e entre eles existem os remédios homeopáticos (remédios naturais que funcionam como calmante e anti anciolíticos) e sessões terapêuticas como atividades em grupo com o cãozinho, passeios regulares e muito carinho e amor.

Tratamento depressão cachorro

Já sabemos que essa condição de saúde é muito perigosa para nosso animalzinho, então fique sempre atento ao comportamento de seu peludo e qualquer alteração procure a ajuda de um profissional.


Agora que você já sabe o que é, quais são as causas e como evitar a depressão nos cães, fique atento aos sinais que seu pequeno pode estar mostrando.

Nossos Anjos (saiba Quem são os Anjos) estão sempre à disposição para te ajudar a evitar estes problemas.

Encontre o Anjo mais próximo a você clicando aqui

Quer receber mais informações como esse post? Se inscreva no nosso mini curso gratuito por email neste link

Comente com Facebook
0 Comments

Leave a Comment