É permitido dar calmante para cachorro? Descubra agora!
Por mais que a relação diária com o seu pet seja tranquila, existem situações que podem deixar o animal estressado, como barulhos em excessos, fogos de artificio, ansiedade de separação e até mesmo novas pessoas no ambiente, e para acalmar os ânimos, será que é permitido dar calmante para cachorro? Continue a leitura e descubra.
Existe calmante para cachorro?
Se você tem essa dúvida, saiba que sim, existe calmante natural para cachorro, assim como os fármacos.
No entanto, o uso do medicamento deve ser feito com a prescrição e supervisão de um médico- veterinário, pois o manuseio inadequado pode ser fatal.
Quando pode ser recomendado?
Antes de oferecer qualquer medição ao cão é necessário buscar entender os motivos por trás de seu comportamento. Pois por muitas vezes um cachorro agitado pode se acalmar sem o uso de medicação, ou seja, apenas com passeios e brincadeiras.
E, a contratação de um Adestrador ou um profissional Dog Walker pode ser uma ótima opção para acalmar o pet.
Mas, em algumas situações, o veterinário poderá avaliar a necessidade e prescrever um calmante ao animal.
De acordo com o médico-veterinário consultor da Pet Anjo, Dr. Daniel Svevo:
“Os calmantes para cachorro são indicados para usos pontuais, nos quais os animais precisam passar por alguma situação estressante.”
O calmante para cães oferece algum perigo para a saúde animal?
Assim como qualquer medicamento, ao ministrar calmante para o cachorro a supervisão do profissional se faz necessária.
Pois uma dose errada pode dopar o pet e gerar sérios problemas de saúde podendo até lavá-lo a óbito.
Além disso, é necessário realizar alguns exames para saber se o animal tem alguma doença pré-existente. Pois ajudará na escolha do medicamento mais indicado para o caso do cachorro.
O que posso dar para meu cachorro dormir?
A acepromazina é muito recomendada por profissionais, porque se trata de um fármaco com propriedades sedativas que inibem o sistema nervoso provocando sono no animal.
E, sua dosagem precisa ser pensada de maneira individual, pois o manuseio errado pode gerar taquicardia reflexa, hipotensão, hipotermia e diminuição na frequência respiratória.
Dramin para cachorro dormir
O Dramin para cachorro é muito utilizado e pode ser ministrado em casos de náusea e vômitos.
No entanto, embora alguns medicamentos humanos possam ser usados em animais, eles devem ser oferecidos somente com a orientação de um profissional. Uma vez que é necessário realizar uma análise individual do pet para que a dosagem ideal seja indicada.
O que fazer para o cachorro ficar mais calmo?
A melhor maneira de acalmar um cachorro agitado é sem dúvidas a atividade física, pois faz parte dos cuidados essenciais que todo cão necessita.
Então, sim, as atividades e brincadeiras com o cachorro trazem inúmeros benefícios que vão além de queimar calorias e gastar de energia.