Uma dica importante! Muitas pessoas pensam que os animais só brincam quando são filhotes – infelizmente como a maioria de nós, humanos, que deixamos de brincar quando viramos “adultos”. Isto, porém, é muito ruim para os animais!

Os animais precisam brincar durante toda a vida, é uma maneira de enriquecer suas vidas, estimula-los! Afinal, na vida selvagem todas as espécies efetuam diversas atividades durante o período em que estão acordados.

Cães selvagens, por exemplo, passam cerca de 80% de suas horas acordadas caçando ou varrendo por alimento. Ao lado dos homens estes animais foram selecionados para caçar, pastorear, auxiliar em atividades de fazenda, proteção e etc – ou seja, muitas atividades! Assim, ao passarem os seus dias em casa, sozinhos, sem atividades, os animais domésticos sofrem muito!

Podemos escolher os brinquedos pensando:
– nos desafios que ele vai proporcionar ao animal (brinquedos desafiadores são sempre muito estimulantes!)
– nas opções de escolha e controle sobre o ambiente que estamos dando ao animal (o simples fato de deixar os brinquedos disponíveis para o animal escolher qual quer brincar já dá uma oportunidade de escolha e controle a ele!)
– nas mudanças na rotina (como rotacionar brinquedos com amigos, guardar os brinquedos por um tempo em casa, trazer novos brinquedos para casa, etc…)

Ah, e não precisa ser um super brinquedo caro, afinal a criatividade não tem limites! Garrafas pet, rolos de papel higiênico e de papel toalha, caixas de papelão, gelo, potes de iogurte, cordas, bolinhas de sabão, bichinhos de pelúcia velhos, sino, vaso de flores baixinho, lençóis, tapetes de diferentes materiais, prateleiras, espelho, tv, laser, cheiros diferentes, troncos de árvores, mangueira de água, penas, cenoura, música, bola de tênis, tubo de pvc, forma de gelo, forma de cupcake, caixa de ovos, bola de esporte, caixa de lenço de papel, rodelinhas de plástico de garrafas pet, meias e outras roupas velhas, pneus velhos….uuufa! Aiai, mas tem muito mais!

Vamos usar nossa criatividade? O que mais podemos usar para fazer brinquedos para nossos peludos, penudos, escamudos…?

Gostou? Compartilha com seus amigos!

Artigo escrito pela Dra. Carolina Rocha – Especialista em Comportamento Animal
www.carolinarocha.com.br

encontre-anjo


Comente com Facebook