Jack Russell Terrier – Tudo sobre a raça

O Jack Russell Terrier ou simplesmente Jack Russell, como é mais conhecido, é uma raça que vem ganhando cada vez mais espaço nas casas das famílias brasileiras. Seu temperamento alegre e carinhoso conquista qualquer um que conhece esse pequenino.  – Nós fizemos um infográfico bem bacana com as raças preferidas dos paulistas, descubra em que posição o Jack Russell está clicando no botão aqui embaixo:

Origem do Jack Russell

A raça surgiu quando um estudante da Universidade de Oxford (Inglaterra) chamado Jack Russell conheceu um terrier chamado Trump e se apaixonou pelas suas características. Ali nascia a raça que levou o nome de seu criador. Além de ser um apaixonado por cães, Russell usava seu tempo livre caçando raposas, ele percebeu que Trump poderia ajudá-lo em suas caçadas.

Old White English Terrier e jack russell terrier

Old White English Terrier, uma das raças que deu origem ao Jack Russel Terrier

E a partir dele, desenvolveu uma raça diferente das existentes na época, apaixonada por perseguir raposas. Por ser compacto, comprido e ágil era o cão perfeito para entrar em buracos e tocas para caçar raposas.

Acredita-se que existem algumas raças que deram origem ao Jack Russell Terrier. A principal teria sido o já extinto Old White English Terrier.

Temperamento do Jack Russell Terrier

Se você pretende ter a companhia de um Jack Russell, saiba que seus dias serão muito mais felizes, mas você também precisará ter bastante paciência. Esse pequeno é super ativo, adora uma brincadeira e é bastante afetivo. Suas brincadeiras preferidas sempre envolvem corrida e perseguição. Por ser um cão com bastante energia, a convivência com ele pode ser desafiadora. Principalmente se você não tiver muito tempo disponível para passear com ele e gastar sua energia.

temperamento jack russell

Ser estimulado fisicamente é importantíssimo para qualquer cachorro, independente de raça. Mas quando falamos dos JRT, passeios diários são essenciais para se ter uma boa convivência. Se sua rotina for muito corrida e você não tiver tempo para fazer passeios com a frequência e intensidade necessárias, fique tranquilo. Conte com a ajuda de um dos Dog Walkers Profissionais (Sinais que você encontrou o Dog Walker perfeito) da Pet Anjo e garanta a melhor qualidade de vida do seu Jack Russell e para você também.

Gatos ou outros pets pequenos podem ser um problema. Como os Jack Russells foram desenvolvidos para caça, eles podem ver animais pequenos como presas. O que não significa que a convivência com esses pets seja impossível. Se você socializá-los com cuidado, preferencialmente, desde filhotes eles com certeza viverão em harmonia sem grandes problemas. Os Jack Russells são independentes e muito inteligentes. Ele não se importará em fazer algumas atividades sozinho e da sua própria maneira.

Jack Russell late muito?

Qualquer cachorro, independente de tamanho ou raça, pode desenvolver o hábito de latir demais quando não são estimulados. Então, estimule-o desde filhote para que ele aprenda que latir não o levar a nada. Não espere ele chegar aos 10 meses para começar. Comece no dia que ele chegar na sua casa. Assim você vai evitar uma dor de cabeça no futuro.

Se você perdeu esse timing, ainda tem solução! Nós falamos um pouco mais sobre cães que latem muito nesse post aqui

jack russell late muito


Encontre um Anjo para gastar energia do seu Jack Russell AQUI


Características do Jack Russell Terrier

O Jack Russell Terrier é considerado um cão de porte pequeno, bastante ativo e saudável. Não deve passar dos 30cm de cernelha e 6kg. Por ser um cão de pequeno porte, ele não terá problemas com espaço. Se você mora em um apartamento e quer a companhia de um dog, o JRT é uma ótima opção. Claro, desde que você ofereça uma rotina de exercícios adequada. Entenda porque um Dog Walker sabe como fazer isso e veja como ele pode te ajudar aqui.

De acordo com a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia):

O Jack Russell Terrier é um cão forte, ágil e flexível. Um Terrier cheio de vida, alerta, ativo e com uma expressão aguçada e inteligente.

Ao mesmo tempo corajoso, destemido, amigável mas de uma tranquila confiança.

jack russell caracteristicas

Saúde do Jack Russell Terrier

Todo e qualquer cachorro pode desenvolver uma doença ou problemas relacionados à sua saúde. Assim como nós humanos. Por isso, você deve escolher MUITO bem o criador antes de tomar qualquer decisão. Um criador sério e de confiança vai ser honesto e te dizer quais doenças são mais comuns à raça e lhe mostrará sua linhagem.

Os JRTs, em geral, são cães muito saudáveis e fortes. Entretanto alguns problemas são mais comuns à raça. Os problemas de saúde que mais atingem os JRT são aqueles mais comuns em cães pequenos. Como lesões oculares e problemas na patela.
temperamento JRT

Para evitar qualquer um desses problemas, é importante manter uma rotina saudável. Repleta de exercícios que o estimulem física e mentalmente. Assim ele vai ser mais feliz, ter um comportamento mais educado e você vai ter muito menos dor de cabeça 😉

Curiosidades Sobre o Jack Russell Terrier

Cores do Jack Russell Terrier

O Jack Russell deve ter sempre o branco como cor predominante. Manchas pretas e/ou castanhas também são permitidas de acordo com o padrão da raça.

Pelagem do Jack Russell Terrier

Existem 3 variedades na pelagem dos JRT. São elas lisa, quebrada ou duro (áspero).

Popularidade do Jak Russell

A raça passou a ter visibilidade mundial depois que protagonizou, ao lado de Jim Carrey o filme “O Mascara”.

Raças parecidas com Jack Russell

Beagle

beagle e jack russell

Dachshund de Pelo Duro
Dachshund e jack russell

Yorkshire TerrierTudo sobre a raça Yorkshire

Comente com Facebook