Labrador – Tudo sobre a raça

Tudo sobre a raça Labrador Retriever

Labrador – Tudo sobre a raça

Origem do Labrador

Os Labradores Retrievers surgiram na ilha de Terra Nova, na costa leste do Canadá. O primeiro nome da raça foi “St. John’s Dogs” e sua principal função, além de companhia, era ajudar os pescadores locais recuperando os peixes que escapassem das redes e linhas. Muitas pessoas acreditam que o Labrador surgiu do cruzamento de cães da raça Terra Nova com outros cães menores da região. Porém não existem fatos que provem isso.

labrador e terra nova raças

Labrador e Terra Nova

Por volta de 1830 turistas ingleses se encantaram com o porte, disposição e habilidade dos Labradores e levaram alguns exemplares da raça para a terra da Rainha. Onde desenvolveram ainda mais as habilidades de caça. A raça que até então era conhecida como”St. John’s Dogs” logo chamou a atenção do Conde de Malmesbury que adquiriu alguns exemplares para viver em suas propriedades. Foi então que seu filho “rebatizou” a raça com o nome Labrador Retriever, nome oficial da raça até hoje.

Os Labradores, que hoje são os cães de raça mais populares do mundo, foram classificados como uma raça oficial apenas em 1903 pelo England Kennel Club. Em 1917 o American Kennel Club seguindo os passos dos britânicos, oficializaram os famosos “Labs” como uma raça oficial, onde alguns anos mais tarde foi-se estabelecido o padrão da raça.

A popularidade da raça teve seu boom após a Segunda Guerra Mundial, e em 1991, já era a raça mais popular nos Estados Unidos. E hoje é a raça mais popular não só nos EUA, como em vários outros países. Aqui no Brasil é considerada a 5ª raça mais popular, ficando atrás apenas dos SRD’s, Yorkshire, Poodle e Maltês.


Clique aqui e veja a lista completa das raças mais populares neste infográfico exclusivo da Pet Anjo


Temperamento do Labrador

Em qualquer lugar do mundo o Labrador é conhecido por ser uma das raças mais dóceis, sociáveis e FOFAS do mundo. Além dessa personalidade encantadora, o Labrador é uma raça inteligentíssima, que adora agradar sua família, e que se adapta relativamente fácil a qualquer ambiente, tornando-o um cão de fácil treinamento e excelente convivência.

temperamento do Labrador

Porém, é muito importante que ele seja treinado desde filhote. É uma raça com muita energia e disposição. O Labrador é um cão que precisa de ser estimulado física e mentalmente diariamente para ser saudável, feliz e para não trazer nenhuma dor de cabeça pra você rs. E não pense que uma caminhada de 20 minutinhos é o suficiente para gastar as energias dele. É preciso manter uma boa frequência de passeios bem conduzidos e brincadeiras pensando sempre na sua qualidade de vida dele.


Encontre um Anjo para gastar energia do seu Labrador AQUI


O Labrador desde sua origem sempre foi um cão de trabalho, ou seja, um cão ativo e com muita energia. Mesmo sendo um cão extremamente inteligente, ele certamente desenvolverá comportamentos indesejados caso não seja estimulado física e mentalmente com frequência adequada. Toda essa inteligência e vontade de agradar, se não for colocada para trabalhar de maneira construtiva, encontrará alternativas destruidoras. Passeios e brincadeiras sem dúvida te ajudarão a ter um cão mais saudável e obediente dentro de casa.

Embora essas sejam as principais características comportamentais de um Labrador, é sempre importante conversar com mais de um criador e explicar o que você procura no seu futuro peludo, caso você pretenda ter a companhia desse cão tão dócil e inteligente.

Características do Labrador

O Labrador é considerado um cão de médio/grande porte, muito ágil e ativo, com excelente comportamento. Podendo chegar aos 57cm de cernelha e até 37kg sem excesso de massa gorda. Apesar de não ser um cão pequeno, ele pode sim viver em um ambiente como um apartamento e ser feliz e saudável. Nãoo necessariamente ele precisa de um casa grande com um quintal enorme. Claro que quanto mais espaço para ele brincar e gastar energia, melhor. Porém, com uma boa rotina de passeios ele com certeza ficará bem no espaço que você tiver na sua casa!

De acordo com a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia):

O Labrador é um cão de bom temperamento; muito ágil; excelente faro; cuidadoso ao recolher a caça (boca macia); apaixonado por água. Capaz de se adaptar em qualquer lugar; companheiro fiel. Inteligente, vivo e obediente, com muita vontade de agradar. De natureza amigável, sem nenhum traço de agressividade ou de timidez.

Fortemente constituído, curto, muito ativo; (o que se opõe a excesso de peso ou substância) crânio largo; peito e costelas largos e profundos; lombo e posteriores largos e fortes.

características labrador

Saúde do Labrador

O Labrador, em geral é um cão muito saudável e disposto, porém qualquer cão pode ter problemas genéticos relacionados à sua saúde. E com os Labradores a situação não é diferente. Algumas doenças são mais comuns em determinadas raças, nos labradores uma das principais doenças é a obesidade.

Obesidade no Labrador

Como o Labrador é um cão com muita energia e muito ativo, ele precisa de exercícios físicos (e mentais) na sua rotina para se manter saudável. Hoje em dia, infelizmente, é cada vez mais comum encontrarmos cães acima do peso. Atualmente estima-se que mais de 15 Milhões de cães estejam acima do peso no Brasil, isso significa mais de 30% da população total de cães! E o Labrador, infelizmente, é uma das raças que mais contribui para essas estatísticas. Por isso é importante manter uma dieta saudável e uma rotina cheia de estímulos físicos e mentais.

Obesidade em labrador

A obesidade além de trazer diversos malefícios e limitações para seu peludo, ainda é um dos principais fatores que pode vir a causar doenças graves que podem levar seu “fofinho” a morte, como câncer, diabetes, doenças cardíacas, além de na maioria dos casos gerar várias limitações físicas. Nós fizemos uma série de 3 posts aqui no nosso Blog explicando tudo que você precisa saber sobre Obesidade Canina. Veja o primeiro post, que explica Porque seu Cachorro está Gordo aqui.

Outras doença que atingem os Labradores são a Displasia do Quadril (doença que ocorre a partir do desenvolvimento anormal da articulação do quadril), Displasia do Cotovelo (doença que ocorre a partir do crescimento anormal dos 3 ossos que compõem o cotovelo do cão causando debilidade da articulação) entre outras.

Como várias outras raças de porte médio/grande os Labradores também podem sofrer de doenças que atingem o coração. Exames anuais para checar a saúde do seu peludo sempre irá previnir qualquer susto. Por serem cães de porte médio/grande, a expectativa de vida, em média, dos Labradores é de 11-12 anos.

Curiosidades Sobre o Labrador

Cores do Labrador

cores labrador

Todo Labrador deve ser necessariamente “monocolor” preto, amarelo ou fígado/chocolate. O amarelo vai do creme claro ao vermelho da raposa. Pequena mancha branca no peito é permitida.

Popularidade do Labrador

O Labrador, hoje, é a raça mais popular dos EUA além de ser o preferido em diversos outros países.

Filmes com Labrador

Por serem cães extremamente populares em todo mundo, os Labradores já protagonizaram algumas produções de Hollywood. Como “A Incrível Jornada” e o famoso filme que faz qualquer pet lover ir aos prantos, “Marley & Eu”.

Labrador e água

labrador e água

Os Labradores são exímios nadadores! Como você viu no começo deste artigo, os labradores, desde sua origem AMAM água. Sua cauda grossa é muito semelhante com a cauda de uma Lontra, o que o ajuda a nadar com mais agilidade e com menos esforço.

Labrador como Cão Guia

labrador como cão guia

Por ser um cão extremamente inteligente (considerada a sétima raça mais inteligente entre os cães) e fiel os labradores são muito utilizados como cão guia para ajudar deficientes visuais a serem mais independentes.

Dorado, o Labrador herói do 11 de Setembro

Dorado era um labrador cão-guia de 4 anos de Omar Rivera, um deficiente visual que trabalhava no World Trade Center. Na manhã de 11 de Setembro de 2001 Dorado estava deitado em baixo da mesa de seu tutor que trabalhava no septuagésimo primeiro (71°) andar da torre norte. O primeiro avião se chocou 25 andares acima do andar que Rivera e Dorado se encontravam.

dorado cachorro labrador salvou cego 11 de setembro world trade center

Rivera e Dorado

No meio do caos, Rivera temendo que sua limitação impedisse que ele conseguisse sair do edifício, chamou Dorado, fez um último carinho em sua cabeça e soltou sua guia para que o cachorro pudesse fugir. Assim que Rivera libertou Dorado, ele saiu correndo.

“Eu estava resignado a morrer e decidi soltar Dorado e dar-lhe uma chance de escapar. Não era justo que nós dois morrêssemos naquele inferno.” Afirma Rivera.

Mas Dorado tinha outras intenções. Alguns minutos depois, ele voltou para onde havia se despedido de Rivera e começou a empurrá-lo em direção a uma escada que estava cheio de funcionários. Nessa escada, Dorado e Rivera encontraram o seu chefe que desceram, juntos, 71 andares em uma caminhada de 1 hora. “Ele estava preparado para morrer na esperança de que pudesse salvar minha vida. Devo minha vida a Dorado – meu companheiro e melhor amigo.”

A quase extinção dos Labradores

Em 1880, pouco mais de 50 anos depois que a raça teve sua origem “não oficial” a raça quase foi extinta. Isso pois foram definidas novas leis de restrição e altos impostos para controlar a população canina em Terra Nova (onde a raça surgiu e onde haviam mais exemplares até então). Sendo permitido ter apenas um cachorro por família e eram incididas altas taxas sobre as fêmeas, e parte dos filhotes fêmeas deviam ser abatidos afim de controlar a população.

Labradores e seus trabalhos

labrador salva vidas         labrador cachorro de busca

Hoje em dia os Labradores trabalham procurando drogas e explosivos, resgate de pessoas, terapia e para caças. Além de estarem sempre presentes em esportes de competição canina, como obediência, agility, etc.

Raças parecidas com Labrador

Curly-Coated Retriever

Curly Coated Retriever Brasil

Curly-Coated Retriever

Curly-Coated Retriever

Flat-Coated Retriever Brasil

Flat-Coated Retriever

Golden Retriever

Golden Retriever e labrador

Golden Retriever

Braco Alemão de Pelo Curto

Braco Alemão de Pelo Curto no Brasil

Braco Alemão de Pelo Curto

Weimaraner

Weimaraner

Weimaraner

Terra Nova

Terra Nova no Brasil

Terra Nova: Uma das raças que originou o Labrador

eeac61

Comente com Facebook
0 Comments

Leave a Comment