Linguagem Corporal dos Gatos

Linguagem Corporal dos Gatos

Como os gatos se comunicam: linguagem corporal dos gatos

Todo tutor de gato sabe que coisas simples como um movimento pra trás das orelhas do gato, os olhos piscando lentamente, uma roçada na sua perna quando você chega em casa… tudo isso pode nos dar muitas informações sobre as intenções e emoções dos gatinhos!
Apesar de nossos gatinhos não falarem a nossa língua, eles se comunicam – e muito bem! Para os gatos, as principais formas de comunicação são o olfato, a visão e a audição, todas elas juntas e misturadas. No post de hoje vamos falar mais sobre a visão – a linguagem corporal dos gatinhos!

Gato com Intenção Amigável

Um gato com intenção amigável, que está explorando o ambiente, querendo interagir, vai estar provavelmente com a cauda levantada, orelhas atentas, levantadas e bigode relaxado (porque a boca vai estar relaxada também).

Gato com Atento ou com Medo

Aquele gato que está com a cauda pro lado, balançando bem devagarzinho de um lado pro outro do lado do corpo, pode estar “ligado”, atento ao que pode acontecer, e até um pouco excitado em geral (não no sentido sexual rs). Ele pode estar com medo, e até pode estar se preparando para se defender se for preciso. Tudo depende do contexto geral e do que o outro gato ou pessoa que está interagindo com esse gato vai fazer.

entendendo linguagem dos gatos

“Gato Halloween”

O “gato Halloween”, aquele com o rabo todo estufado, as costas arqueadas e os pelos das costas todos eriçados, (fecha o olho, ta vendo esse gato, né??) ele provavelmente está com medo, ele se faz grande, faz o corpo parecer ainda maior quase que para pedir espaço, pedir distância porque está com medo do que está acontecendo. E olha, esse é um mito bem comum… Todo mundo acha que o “gato Halloween” é um gato agressivo! Ele só vai atacar se precisar se depender – se a pessoa ou outro gato for embora, ele não vai fazer nada porque ele está com medo!
Ah, o gato que tá com a cauda no meio das patinhas de trás, o rabo quase enfiado entre as patas mesmo, provavelmente ta com medo e bastante estressado, nervoso.

Quando o gatinho coloca as orelhas todas pra trás, que parece que ele nem tem orelha, ta grudada na cabeça rs, tá com a pupila toda dilatada (a parte preta do olho bem grandona), com certeza está com bastante medo e tentando de proteger. Se alguém ou outro gato tentar se aproximar desse gato com medo, ele provavelmente vai ter que atacar pra se proteger. Então se vir um gato assim, dê espaço pra ele se adaptar!

Gato Relaxado

Já um sinal de relaxamento, contentamento, bem estar…. Quase o sinal de amor dos gatos… é aquele olhar bem relaxado com piscadinhas lentas dos olhos, o olho abrindo bem devagarzinho, as vezes com pequenas tremidinhas da boca, aquele miado todo tremidinho rs…

gato relaxado

E aquele gatinho que ta com a barrida pra cima, mostrando toda a barriga? Que a gente logo liga aquele interruptor de Felícia? Rs Esse gatinnho pode estar dando um sinal de bem estar, relaxamento, confiança ou pode estar pedido de espaço, distância. Ou seja, não é pra você mecher no gatinho, Felícia! Dá um jeito de desligar aí o interruptor Felícia porque se você for mecher nessa barriguinha peluda você vai ver todas as armas do seu gato arranhando sua pele quando ele começar uma brincadeira de guerrinha exagerada!
E então? Já vai conseguir entender o que o seu gato tá tentando te falar, humano? Com esses conhecimentos você vai conseguir oferecer uma melhor qualidade de vida pro seu gatinho, diminuir o estresse dele, e até evitar alguns arranhões no seu braço!

Nos acompanhe aqui no Blog e em nossas redes sociais, se inscreva em nosso canal do Youtube e não perca nenhuma novidade 😉

meu gato bravo o que fazer?

Comente com Facebook
0 Comments

Leave a Comment