Pug – Tudo sobre a raça

O Pug certamente é um dos cães mais fofos e engraçados que você já viu, conheça um pouco mais sobre esse pequenino no post de hoje:

Origem do Pug

Os Pugs surgiram na China, mas foi na Europa que esses pequenos se tornaram mais populares. Quando foram levados para Holanda por volta dos anos 1500. De lá, chamaram a atenção de importantes personalidades da Europa, ganhando ainda mais espaço. Os Pugs foram registrados no American Kennel Club (AKC) em 1885 e hoje é considerada a 24 raça mais registrada na mesma.tudo sobre o pug

 


Clique aqui e veja a lista completa das raças mais populares neste infográfico exclusivo da Pet Anjo


Temperamento do Pug

Muitas pessoas se identificam com o Pug pela sua aparência, digamos que, não tão comum assim. Mas, essa peculiaridade é logo deixada em segundo plano quando se conhece sua personalidade engraçada e carinhosa.

Os Pugs, em geral, são cães de fácil treinamento – claro, que se treinados da maneira correta, tendo como base técnicas de reforço positivo – saiba o que é reforço positivo aqui. Uma vez que lhe é proporcionada uma boa qualidade de vida, com uma rotina que envolva exercícios que o estimulem física e mentalmente, será um um cachorro equilibrado, feliz e muito disposto, tentando sempre agradar seu tutor e sua família.

saúde do pug

Então os Pugs são cães perfeitos? Eles são ótimos cães, mas como qualquer outra raça, nem sempre é perfeito e tem lá seus defeitos. Qualquer cão, não importa o quão inteligente e educado for, pode desenvolver hábitos indesejados por nós, tutores. Como latidos em excesso  (Meu cachorro late muito, por que ele faz isso), escavação e ansiedade de separação (Saiba o que é Ansiedade de Separação). Que são hábitos comuns em cães que ficam entediados e sem gastar energia da maneira correta.


Encontre um Anjo para gastar energia do seu Pug AQUI


Por isso, começar a treiná-lo desde filhote, assim que ele chegar na sua casa, é o melhor que você pode fazer para ter um cão comportado quando adulto. Uma ótima dica para que ele seja um cão educado e obediente é socializá-lo, tanto com outros pets como com outros humanos, ainda quando filhote.

Características do Pug

O Pug é considerado um cão de pequeno porte, que não deve ultrapassar os 30cm de cernelha. É um cão que não exige muuuito estímulo físico – o que NÃO significa que não seja necessário exercitá-lo frequentemente – todo cão precisa gastar a energia que tem para evitar comportamentos destrutivos como forma de liberar essa energia acumulada.

características do pug

Por ser um cão tranquilo e de pequeno porte, é uma ótima companhia para quem mora em apartamentos e não dispõe de muito espaço físico em casa.

De acordo com a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia):

De grande charme, dignidade e inteligência. Equilibrado, feliz e muito disposto.

Decididamente quadrado e robusto, ele é “multum in parvo” (muito em pouco, ou seja, cão compacto e atarracado), como mostra sua forma compacta, suas bem ajustadas proporções e sua musculatura rija, mas nunca deve apresentar patas curtas nem ser magro e pernalta.

características pug

Saúde do Pug

Todo e qualquer cão pode vir a desenvolver problemas de saúde, assim como nós, humanos. Algumas doenças são mais comuns entre os Pugs. Entre elas a Síndrome Braquicéfala (causada pela dificuldade de respirar), obesidade, e até mesmo uma doença específica da raça chamada Pug Dog Encephalitis (PDE) – uma inflamação no cérebro que pode vir a levar o Pug à morte.

Obesidade no Pug

Um dos problemas mais comuns entre os Pugs, é a obesidade. O peso padrão da raça não deve exceder os 8,1Kg, mas não é difícil encontrarmos um Pug bem mais cheinho que isso. Por isso é preciso estar sempre atento a sua condição física e manter uma rotina de passeios que seja suficiente para gastar sua energia.

pug obesoA obesidade além de trazer diversos malefícios e limitações para seu peludo, ainda é um dos principais fatores que pode vir a causar doenças graves que podem levar seu “fofinho” a morte, como câncer, diabetes, doenças cardíacas, além de na maioria dos casos gerar várias limitações físicas. Nós fizemos uma série de 3 posts aqui no nosso Blog explicando tudo que você precisa saber sobre Obesidade Canina. Veja o primeiro post, que explica Porque seu Cachorro está Gordo aqui.

Curiosidades Sobre o Pug

Popularidade do Pug

Em 2000 chegou a ser a 15 raça mais popular do mundo. Hoje ocupa a 24 posição.

Evolução do Pug

captura-de-tela-2016-12-22-as-15-13-22

Assim como aconteceu com várias raças, o Pug infelizmente passou por diversas mudanças na sua estrutura. Como podemos ver na imagem acima, suas pernas foram encurtadas e passaram a ser muito mais compactos do que eram em sua origem.

Cores do Pug

São aceitos como padrão da raça Pugs com pelagem nas cores prata, fulvo, abricot e preto.Pug Preto

Raças parecidas com Pug

bulldog frances e pug

Bulldog Francês

pequines e pug

Pequinês

boston terrier e pug

Boston Terrier

spaniel tibetano e pug

Spaniel Tibetano

cta-pug

Comente com Facebook