Quais os tipos de areia para gatos?

A caixa de areia para gatos ajuda a convivência entre gatos e donos a ser mais limpa e revolucionou o jeito como gatos fazem suas necessidades. Pode parecer besteira, mas a areia tem tudo a ver com a saúde, higiene e o comportamento do seu gato.
Hoje em dia existe uma enorme variedade de areia para gatos, entender, comparar e estudar essas opções, como elas impactam o gato, a casa, o dono e, também, o meio ambiente.
Saber qual areia para gatos comprar, como disponibilizar, onde colocar, como descartar…todas essas informações são importantes para a saúde do gato, do seu dono e do ambiente em que eles vivem.
Explicando o mundo da areia para gatos!
Aqui explicamos as principais categorias de areias para gatos no mercado, algumas biodegradáveis, renováveis e a base de plantas.
Trigo: feita de trigo processado e não comestível, essa areia feita de trigo é bem leve e tem a mesma textura da areia feita de argila. É uma opção para gatos e donos com alergia a pó, já que sua consistência não é porosa e não solta tanto pó assim.
Além disso, as enzimas produzidas naturalmente no trigo, ajudam a mascarar o cheiro das necessidades do gato.
Milho: feita de fibra de milho reciclada, essa areia tem textura muito leve e, assim como a feita de trigo, solta pouco pó – e ainda por cima é biodegradável. Assim como todas as areias para gatos a base de plantas, essa é uma opção muito recomendada para gatos e donos que têm alergias a pó.
Pinho: feita de serragem de pinho, está disponível para compra em duas opções: uma que empelota quando o sue gato faz as necessidades, outra que as serragens se desfazem.
Além de ser muito boa para gatos e donos que têm alergia a pó, a areia para gatos feita de serragem de pinho inibe os odores das fezes e da urina do gato.
Cedro: também feito de material reciclado, essa areia para gatos vem em duas formas: pedacinhos “chips” ou fórmulas misturadas com pinho e milho. A maioria das outras areias usam um pouco de cedro na sua fórmula para inibir odores das necessidades dos gatos, portanto a areia de cedro puro é uma areia de quase nenhum odor.
Jornal reciclado: feita de jornal reciclado e outros produtos de papel, essa areia não empelota quando o gato faz suas necessidades e não solta quase nenhum pó. É vendida em pedaços, muito bom para gatos e donos que são alérgicos a pó – além de ser biodegradável.
Casca de noz: feita de cascas das nozes deixadas nas fábricas, essa areia é anualmente renovável e biodegradável. Esse tipo de areia para gatos forma pouca poeira, neutraliza odores e forma pelotinhas pequenas e duras nas necessidades do gato. Apesar de todos os benefícios, é uma areia de cor muito escura, então acaba deixando resíduos nas patinhas dos gato, que por sua vez levam essas patinhas pela casa toda.
Linho: é uma nova linha de areia para gatos, a areia de linho é muito fácil de ser recolhida, possui odor zero, não produz poeira e, além disso, é renovável e biodegradável. Essa areia de linho se decompõe duas vezes mais rápido que as outras e é vendida em pelotas absorventes.
Você tem algum problema com a caixa de areia para gatos?
Se você está tendo dificuldade em convencer o seu gato a usar a caixa de areia, tente fazer com que ele se interesse, faça desenhos na areia usando um palito…
A maioria dos gatos são tranquilos para usar a areia, já que o seu instinto é enterrar sua urina e fezes. Mas quando o seu instinto de enterrar atinge o cesto de roupa suja, os cobertores na cama ou o tapete da sala, você tem um problema.
Há sempre uma razão pela qual os gatos param de usar a areia, dê uma olhada de perto no que pode estar acontecendo no mundo de seu gato. Você deve ser capaz de descobrir a fonte (ou fontes) do problema que o está incomodando e fazer com que ele se sinta bem e confortável novamente.
E quando há mais de um gato em casa?
Se você só tem um gato e ele faz suas necessidades fora do lugar, talvez ele esteja com algum problema, como descrito acima. Mas se você tem mais de um, você precisa descobrir quem está fazendo xixi e coco fora do lugar e tratar. É um processo de eliminação, o que significa que você vai precisar isolar um gato por um tempo para ver se ele vai até a caixa de areia quando está sozinho, ou se o problema é a presença de outro gato. Este método não é infalível, pois se o comportamento do gato é induzido por estresse, pode não ajudar mantê-lo longe dos outros gatos, também é preciso mantê-lo longe do que o estressa!
Para os casos mais difíceis, alguns veterinários aconselham colocar um corante comestível fluorescente na comida dos gatos e isolá-los. Quando o gato fizer as necessidades, ela vai brilhar e você saberá qual gato está com algum problema em ir até a caixa de areia.
Por que o gato para de usar a caixa de areia?
A maioria dos gatos não liga para ter que usar a caixa de areia, nem com as fezes deixadas nela, mas há aqueles que são mais exigentes.
Gatos têm suas inúmeras razões (que só eles entendem) para decidir se a caixa de areia é o lugar certo ou não para “ir ao banheiro” e nós listamos algumas para te ajudar:
- A areia não é limpa o suficiente;
- Ele não gosta da caixa: é muito grande, muito pequena, muito alta, muito baixa, tem capa, não tem capa, é muito difícil de entrar, é muito difícil de sair…;
- Ele não gosta de areia;
- Ele não gosta da localização da caixa de areia: é a céu aberto, muito difícil de chegar, ao lado de um aparelho barulhento, no porão, na sala de estar…;
- Ele se assustou com algo ou alguém ou encarado por um outro gato ou cachorro, enquanto estava na caixa.
- Não há caixas suficientes para o número de gatos que você tem e eles são obrigados a dividi-las.
- Algo em seu ambiente ou rotina mudou.
- Ele está ansioso e está marcando seu território para tranquilizar ou afirmar-se.
- Ele associa a caixa com a punição: por exemplo, alguém puniu-o por fazer xixi fora da caixa, e, em seguida, colocou-o na caixa.
As vezes, o motivo do seu gato não usar a caixa de areia está em algum trauma ou continuidade. Por exemplo, ele pode ter parado de usar a caixa de areia por causa de uma infecção do trato urinário, a infecção foi curada, mas agora ele prefere ir no tapete ou no armário do quarto. Se for esse o caso, considere chamar um especialista em comportamento animal.
Podemos te ajudar!
Se você passa o dia todo fora ou vai viajar por um pequeno período e se preocupa com o seu gato sozinho ou se a caixa de areia dele ficará suja, conte conosco!
Nós temos o serviço de Pet Sitter, conhecido como babá de pets, que pode ajudar diversos tutores e diversas situações: tutores que passam muito tempo fora de casa, que se sentem mal deixando os pets sozinhos por muito tempo sem nada para fazer e gostariam de proporcionar bem estar aos seus pets enquanto não estão em casa; tutores de pets idosos, pets com alguma enfermidade ou que necessitam de cuidados especiais, que sofrem por nunca terem alguém para ajudar nos cuidados com os animais; tutores de gatos, aves, coelhos, pequenos roedores, répteis e anfíbios, que precisam viajar e sabem que retirar o animal de sua casa é muito estressante para o pet; tutores que fazem viagens a trabalho por curtos períodos e não querem deixar os pets em hotelzinho ou creche.
A Pet Anjo indica profissionais capacitados para cuidar do seu pet. O serviço de visita (pet sitter) oferecido pelos Anjos tem duração de uma hora e inclui:
- alimentação;
- limpeza e troca de água;
- limpeza do cantinho de xixi e coco, caixa de areia, gaiola ou terrário;
- brincadeiras e enriquecimento ambiental;
- passeio de 15 a 20 minutos para cães;
- escovação dos pelos;
- administração de medicamentos se necessário;
- E ainda cuidados extras além do seu pet, como regar as plantas, retirar o correio, retirar o lixo…[wc_box color=”primary” text_align=”center” margin_top=”” margin_bottom=”” class=””]
Encontre um Dog Walker para seu cachorro
[/wc_box]