Répteis: saiba os tipos e características
A lista de répteis abrange uma ampla variedade de formas, tamanhos e habitats. Entre as diversas espécies, destacam-se as tartarugas, cágados, jabutis, lagartos, serpentes, crocodilos, jacarés e tuataras.
Continue a leitura e conheça esse incrível universo.
Afinal, o que são répteis?
Existe uma grande variedade de formas e tamanhos de animais répteis. Sendo eles vertebrados, com características específicas, como escamas e/ou placas ósseas que os tornam impermeáveis e respiração completamente pulmonar.
Assim como os anfíbios, os répteis são ectotérmicos, o que significa que sua temperatura corporal varia conforme o ambiente em que estão.
Além disso, os répteis excretam ácido úrico, isso quer dizer que eles conseguem eliminar resíduos nitrogenados do corpo.
Ou seja, nos répteis, assim como em outros animais, a eliminação dos resíduos nitrogenados é essencial para evitar o acúmulo de substâncias tóxicas no organismo.
Outra característica importante é que eles possuem sexos separados, representados por macho e fêmea e sua fecundação é interna, onde o macho transfere os espermatozoides diretamente para o sistema reprodutivo da fêmea.
Quais são os répteis e suas classificações?
São divididos em 4 grupos de répteis, a saber:
1. Testudines ou quelônios (tartarugas, cágados e jabutis)
Nesse grupo, a característica mais marcante é a presença de um casco, formado pela fusão da coluna vertebral com as costelas.
O casco consiste em uma carapaça dorsal e um plastrão ventral, formando uma estrutura óssea rígida que protege esses animais. Além disso, os quelônios têm um bico córneo em vez de dentes.
Essa linhagem abrange diferentes tipos de tartarugas que vivem em ambiente marinho, no entanto, o termo também é usado para tartarugas de água doce, como a tigre-d’água.
Além disso, os cágados também fazem parte dessa linhagem, sendo animais de água doce e semiaquáticos. E, por sua vez, os jabutis, animais terrestres.
2. Squamata (lagartos e serpentes):
A linhagem Squamata abrange uma grande diversidade de lagartos e serpentes. Os lagartos têm quatro patas, cabeça distintiva e corpo alongado, podendo viver em uma ampla variedade de habitats terrestres.
Por outro lado, as serpentes não têm patas e seus corpos são alongados, adaptados para rastejar. Podendo ser venenosas ou não venenosas.
3. Crocodylia (crocodilos e jacarés):
Ocupando as regiões mais quentes do planeta, a linhagem Crocodylia engloba os crocodilos, jacarés, gaviais e caimões. São répteis semiaquáticos, encontrados em habitats de água doce.
Outra característica importante é o corpo alongado, podendo atingir até 8 metros, focinho em forma de V e dentes afiados. São excelentes predadores aquáticos, capazes de se movimentar rapidamente tanto na água quanto na terra.
4. Rhynchocephalia (tuatara):
Essa linhagem possui um representante, a tuatara, um réptil único e raro. Os tuataras são encontrados na Nova Zelândia e têm características semelhantes aos lagartos.
Além disso, possuem corpos escamosos e uma crista distintiva na parte de trás do pescoço. São fósseis vivos, pois são os únicos sobreviventes de uma linhagem antiga de répteis.
É possível ter répteis de estimação ?
A resposta é: sim! Entre os mais comuns do Brasil estão as iguanas, jabutis e jiboias.
No entanto, é necessário que o pet seja certificado pelo IBAMA, e proporcionar-lhes os cuidados adequados e um ambiente apropriado às necessidades do animal.
Agora que você sabe tudo sobre os répteis, conta pra gente nos comentários o que achou do conteúdo.